Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como fazer o cachorro parar de latir?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro usando seresto


O latido é uma das formas de comunicação dos cães, no entanto, alguns animais podem ser bem barulhentos e até causar problemas aos seus tutores. Por isso, preparamos um material exclusivo para você aprender como fazer o cachorro parar de latir em excesso. 

É muito comum que o cachorro lata em algumas situações, contudo, se o animal está latindo mais do que o comum é possível que alguma coisa não esteja adequada com ele

Carência, solidão, fome e simplesmente agitação são alguns motivos pelos quais os cachorros podem latir. No entanto, se os latidos são demais e estão incomodando, é importante verificar a razão. Pode ser que o animal apenas queira a atenção de seus tutores, latidos em acesso também podem ser um indicativo de que o animal esteja com algum problema de saúde.

Alguns cães também tem o hábito de latir muito. Digamos que são comunicativos. Apesar de não ser um problema para o animal, seus vizinhos podem não achar o mesmo.

Para fazer o cachorro parar de latir, existem alguns treinamentos que vamos compartilhar a seguir.

Dicas de como fazer o cachorro parar de latir

Primeiro é importante saber que latir não é um problema. Os cães fazem isso e os tutores devem saber lidar. O problema está em latir intermitentemente ou para situações desnecessárias.

Verifique as causas e resolva

A melhor forma de evitar que o cachorro lata muito é descobrir o motivo de tantos barulhos. É fundamental atuar diretamente no que está causando este comportamento. Verifique se ele está com fome, com sede, com medo ou com dor

Enriquecimento ambiental

Outra causa comum de latidos excessivos é a solidão! Isso mesmo! Quando os donos saem e o cachorro se sente solitário e entediado. Fazer companhia para seu pet é sempre a opção mais divertida, mas os tutores precisam trabalhar e sair, e o cachorro deve conseguir lidar com isso.

Uma das maneiras mais eficazes de amenizar a solidão é o enriquecimento ambiental. Transforme sua casa em um ambiente produtivo e interessante para o cãozinho. Além de potinhos abastecidos e uma caminha confortável, os brinquedos são indispensáveis para tornar o lugar e a rotina melhores.

Bolinhas, pelúcias e ossos são excelentes opção, mas os brinquedos interativos são perfeitos para os momentos em que o pet está sozinho. Eles entretêm o pet por bastante tempo, estimulam a prática de exercício físico e o aprendizado. Tudo isso por meio de deliciosos petiscos!

O método é muito eficaz e existem algumas alternativas para complementar o enriquecimento ambiental e encher a barriguinha.

Fracione a alimentação

Uma ótima alternativa para cães que passam o dia inteiro sozinhos, ou aqueles que não lidam bem mesmo com pequenos períodos, é fracionar a comida. Ao invés de dividir a porção diária em duas refeições, esconda a ração nos brinquedos interativos e até pela casa.

O dia do seu cãozinho será uma verdadeira caça ao tesouro repleta de aventura e diversão. Depois da refeição, ele poderá tirar uma bela soneca e o tempo passará muito mais rápido.

Entretê-lo é uma ótima alternativa de como fazer o cachorro parar de latir.

Passeios são sempre indicados

Leve o cão para passear e praticar atividades físicas. Muitas vezes o cachorro late porque possui o temperamento muito agitado. Sendo assim, o pet precisa gastar a energia! Após um passeio agradável, é comum que o pet se sinta cansado e descanse, evitando latidos no resto do dia.

Para quem trabalha fora a dica é fazer um passeio intenso pela manhã para cansar o animal. Quanto mais agitado, mais intenso e longo deve ser o passeio.

Saiba como fazer o cachorro parar de latir

Alguns cachorros latem muito para pessoas ou visitas. Normalmente isso acontece em cães com temperamento protetor. Além disso, é possível que o cachorro também lata por sentir medo. 

A melhor forma de fazer o cachorro parar de latir por proteção ou medo é através da socialização.

Promova o contato do cachorro com pessoas de diferentes idades e aparências, assim, ele se acostumará e o comportamento diminuirá. Isso pode ser feito através de passeios ou brincadeiras.

O ideal é iniciar a socialização do pet ainda filhote. Antes mesmo de poder andar na rua, leve-o para passear no colo e tenha cuidado para ele não ter nenhum contato com outros animais. Deixe-o ver pessoas e também receba visitas em casa. Tudo isso vai ajudar.

Apesar de ser indicado iniciar a socialização quando filhote. Cães adultos ou idosos podem ser igualmente socializados. Um dica é usar o petisco favorito do seu pet para reforçar situações de interação como positivas.

Combate aos motivos e não aos latidos

O segredo é combater os motivos que causam o latido. Por exemplo, caso o animal sinta medo em determinadas situações, como acontece no caso de tempestades, chuvas fortes ou fogos de artifício, faça companhia e a associação positiva.

Se ele late muito quando chegam visitas, procure mostrar que não existe problema naquela situação. Uma dica complementar é apresentar o visitante do lado de fora da casa, território do cãozinho. Se conhecendo em território neutro, ele se sentirá menos defensivo diante do visitante.

Agora que você já sabe como fazer o cachorro parar de latir, que tal colocar as dicas em prática e nos contar o resultado? Lembramos que tudo o que envolve aprendizagem de cães exige repetição e muita paciência.

Gostou dessas dicas? Leia mais sobre cachorros em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Sandra Benedett disse:

    Meu cão late a noite com a presença de gatos são até 4 vezes durante a madrugada. O que fazer? Está encomodando

    • Cobasi disse:

      Olá, Sandra! Recomendamos que contrate um adestrador para adaptá-lo aos gatos. Ou dica é deixar ele em um cômodo em que os gatos não tenham acesso.

Deixe o seu comentário