Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como fazer o cachorro parar de morder: conheça 9 dicas úteis

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como fazer o cachorro parar de morder

Uma mordida aqui, outra ali, pode não significar muito. No entanto, quando isso se torna algo cotidiano, o tutor deve se preocupar e procurar opções para melhorar o comportamento de seu cão. E então, você sabe como fazer o cachorro parar de morder? Elencamos algumas dicas para te ajudar a resolver esse problema. Continue com a gente!

Afinal, como fazer o cachorro parar de morder?

O seu amigo anda te mordendo muito? Saiba que isso é possível de se corrigir para melhorar a relação com o seu animal de estimação. Nem sempre uma mordida representa um sinal de agressividade, porém, o hábito não deve ser estimulado pelo tutor. 

Então, para te ajudar, listamos nove dicas para você saber como fazer o cão parar de morder. Confira!

Seja enfático ao dizer “não”

No instante em que o pet começar a morder, responda um firme “não” seguido pelo nome dele. Essa atitude deve ser um método educativo de como ensinar o cachorro a não morder. Nesse cenário, não é necessário agredir nem xingar, somente falar de maneira dura. Ao fazer isso repetidamente, o animal vai associar que o estará repreendendo e vai evitar a longo prazo.

Evite tirar as mãos

É comum que, ao notar que o cachorro está mordendo, nós façamos o movimento natural de retirar as mãos. No entanto, tenha atenção! Não tire a mão rapidamente, pois isso pode transmitir a mensagem como um jogo divertido ao animal. Deixe a sua mão parada e volte a repetir um “não” incisivo. Dessa forma você demonstra que a mordida não seria um ato adequado. Então espere ele parar e, posteriormente, dê uma recompensa.

Não incentive as mordidas

Sabe aquelas brincadeiras em que o tutor estimula as mordidinhas do cachorro? Pois bem, evite ao máximo fazer isso. Não contribua para o cão rosnar, mostrar os dentes e não elogie durante essas ações. Se você permitir tal comportamento, cria um hábito dele morder, ele pode achar legal e ficar bravo a ponto de querer atacar o tutor ou outros objetos. 

Ignore, pare de brincar

Uma das maneiras mais eficazes de como fazer o cachorro parar de morder é ignorá-lo. Isso mesmo! Caso esteja brincando e ele começou a morder, pare. Simplesmente, não continue a falar e desvie o seu olhar do animal. Assim, o cão entende que a mordida não é aceitável e que a diversão será interrompida quando isso acontecer. 

como fazer o cachorro parar de morder

Afaste-se do cachorro

Não é segredo que o cachorro adora a companhia do tutor, certo? Se ele não parar de morder, uma alternativa seria separar-se dele. Saia do local (vá para outro ambiente) e deixe o animal sozinho por alguns minutos. Ao fazer isso logo após as mordidas, passa a mensagem de que não ficará com o cão quando ele morder, contrariando a vontade do pet. 

Como fazer o cachorro parar de morder: mostre que está doendo

Essa é uma estratégia que pode ser aplicada também para saber como fazer cachorro filhote parar
de morder
. O tutor pode fazer uma expressão de dor e dizer algo que transmita estar machucado, como gritar um “Ai!”.

Dessa forma, o seu amigo não vai gostar de perceber que o tutor está ferido. Lembre-se que os cachorros costumam ser muito apegados e, assim, se sensibilizam com o tutor. Isso pode funcionar para impedir uma repetição da mordida. 

Se ele não morder, elogie o comportamento

Quer saber como ensinar o cachorro a não morder? Faça um elogio quando houver uma brincadeira que não tenha mordidas. Esse carinho serve para o animal compreender o que estaria correto, conseguindo assimilar como uma atitude positiva. É um gesto que pode ser frequente, sobretudo quando o pet brincar e não morder. 

Ofereça brinquedos e mordedores

Como forma de desviar a atenção do animal de estimação, adquira vários brinquedos, mordedores adequados e não esqueça do enriquecimento ambiental. São ações que aliviam a vontade de morder e deixam o cão feliz. Isso pode ser considerado como um reforço positivo, uma maneira saudável para recompensar o comportamento do pet. 

Como fazer o cachorro parar de morder: faça-o gastar energia

Cachorro mordendo a pata pode ser um sinal de ansiedade ou tédio, simbolizando que estão com muita energia acumulada e buscam chamar atenção. Para isso, uma maneira de fazer seu cachorro parar de morder seria levá-lo para passear diariamente e socializar com outras pessoas e pets. Cansado, o animal vai preferir descansar a morder. 

Gostou de saber mais sobre o que fazer para o cachorro parar de morder? Essa é uma ação educativa que precisa ser aplicada rotineiramente, que pode auxiliar a evitar alguns comportamentos inadequados do seu pet.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

24 Comentários

  1. Sandra disse:

    Preciso de ajuda minha cachorrinha tem 8 meses toda fez q fica sozinha dentro de casa quando eu chego ela estragou alguma coisa não sei mais o que fazer

  2. Esther disse:

    Essas dicas foram úteis meu cachorro parece estar melhorando o comportamento,obrigada!

  3. Adriana dos Santos Boaventura disse:

    Eu amei funcionou
    Muito obgd pela dica ♡♡

  4. Anna Maria Augusto disse:

    Minha cachorrinha tem 8 meses e me morde muito nos pés e tornozelos. Ela dorme comigo , agrado muito mas, ela veio do canil com esse vicio e me machuca muito

  5. Fernando Augusto disse:

    Minha cachorra tem 3 meses não adianta eu fazer nada que ela não para de morder .
    É o dia inteiro mordendo, ninguém consegue andar em casa pq ela não para de morder os pés.
    Não sei oq fazer mais .

  6. Isabel disse:

    Meu pincher tem 2 anos morder todo mundo o que fazer?

  7. Inês Helena disse:

    Olá, boa noite!
    Tenho uma cadela (SRD), ela tá com 11 meses. E de uns meses pra cá ela vem ficando um pouco agressiva do nada.
    Tipo: Ela chega perto da gente, pedindo carinho e nos avança do nada…
    Ela é super carinhosa e em segundos, nos atacado e fica rosnando…
    Nós dê uma dica, por favor.
    Desde já agradeço!

    • Cobasi disse:

      Olá, Inês! tudo bem?

      A agressividade é um problema de comportamento e não uma característica do animal. Por mais que algumas raças tenham personalidade dominante, não significa que sejam bravos por natureza.
      Seja um ato recorrente ou não, é fundamental procurar ajuda, porque atitudes do tipo não são comuns. Procure veterinários especializados em comportamento.

      aproveite para conferir um conteúdo completo sobre o tema: https://blog.cobasi.com.br/o-que-fazer-quando-o-cachorro-avanca-no-dono/

  8. Inês Helena disse:

    Continuação ⤴️⤴️⤴️
    Ela é muito bem cuidada e amada.
    Tem todas as vacinas em dia.
    Tem rotina pra passear, correr, tem brinquedos que ela gosta, socializar com cachorros de amigos…

  9. Jennifer disse:

    Eu tenho uma cachorrinha de um ano que é muito dócil e ama outros cachorros, nunca tive nenhum problema. Eu comprei um filhote que tem apenas dois meses mas e de uma raça maior, então mesmo sendo filhote já esta maior que o meu cachorro mais velho, mas o filhote nas brincadeiras de mordidas acaba mordendo a minha cachorrinha e ela ficou com medo já que isso nunca tinha acontecido antes, como eu faço pro filhote parar de morder minha cachorra?

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      Cães filhotes tem muita energia e podem ter brincadeiras pesadas, principalmente quando há diferença de tamanho. Por isso é necessário saber os métodos de introdução do filhote na família.
      Além disso, o novo integrante precisa ter seu próprio espaço, sendo longe e isolado do território do mais velho. Nesse ambiente, invista em enriquecimento ambiental e realize a socialização de ambos de forma gradual e controlada.

  10. Rayanna Moreira disse:

    Tenho uma cachorra SRD de três meses, ainda não castrada né.. que morde muito.. se nos afastamos ela segue a gente ou aperta ainda mais.
    Gostaria de uma dica do que fazer
    Agradeço desde já.
    Boa Noite

  11. Mariana disse:

    Meu pincher já adulto deixa colocar roupinha no frio mas não deixa tirar, mordendo, rosnando e ficando estressado só de chegarmoa perto quando está de roupa, o que faço? Não quero deixá-lo com frio por que dorme em canil.

  12. Silvana Caron disse:

    Tenho uma shitzu , tem 1 ano e meio. Dócil comigo e com os de casa, porém late ,avança e morde visitas. Passo vergonha. O que fazer??
    Preciso de muita ajuda.
    É muito amada, cheia de carinho. Mas agressiva com estranhos a ela.
    Obrigada.
    Favor responder no e-mail.
    Silvana

    • Cobasi disse:

      Olá Silvana, Tudo bem? Entendemos a preocupação com o comportamento agressivo da sua Shih-tzu. Recomendamos buscar a orientação de um adestrador de cães ou um especialista em comportamento animal. E, claro, se necessário, um veterinário pode avaliar se há questões de saúde contribuindo para o comportamento.

  13. Mariana disse:

    Obrigada! Segui as dicas da casinha, coloquei além de uma cortina no telheiro que fica a casinha dele, coloquei com a porta de frente pra parede e coloquei bastante tecido alcolchoado e espuma. Ele nos dias frios não sai, só pra comer, parece que gostou. Grata pela dica.

  14. paulo sergio cavallini disse:

    muito bom estou muito feliz pois me ajudou muito parabens

  15. George disse:

    Nada disso adianta com meu lhasa…tenho duas unhas defeituosas, várias cicatrizes na mão, por causa das mordidas inesperadas… ele não olha nos meus olhos qdo está de perto, só olha na cara para pedir comida, simplesmente ignora os donos, carinho não adianta, ele não se sente feliz, para ele tanto faz… E o tratamos bem desde sempre, está com 12 anos, mas morde desde os 3 meses. Bicho ruim!

    • Cobasi disse:

      George sentimos muito pelo desafio que está enfrentando com seu Lhasa. Comportamentos agressivos podem ser complexos de lidar e requerem paciência e persistência. Além de seguir as dicas do post, recomendamos buscar a ajuda de um especialista em comportamento animal. Eles podem oferecer orientações específicas e estratégias para lidar com a agressividade do seu cão de forma segura e eficaz. Não desista de buscar soluções para melhorar o relacionamento com seu companheiro peludo. Estamos aqui para ajudar! 🐾

  16. Isablle disse:

    Minha cachorra tem 4 messes e ela morde muito ela acha q é brincadeira mas doi muito ela tbm é muito estressada.

Deixe o seu comentário