Como fazer o cachorro parar de morder?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:
Mordida de cachorro

Os filhotes adoram “brincar” com mordidas, por isso muitos tutores incentivam o hábito, mas logo perdem o controle e começam a procurar formas de como fazer o cachorro parar de morder.

Isso acontece porque apesar de ser um comportamento considerado errado, os filhotes ainda não sabem e não entendem que as mordidas não são apenas brincadeiras. Em contrapartida, os tutores acham fofinho e engraçado, o que faz com que eles acabem permitindo esse comportamento por mais tempo. 

E o grande problema das mordidas, é que os animais podem entender que o comportamento está certo, afinal, seus tutores não estão falando nada a respeito.

O que pode acabar gerando a destruição nos móveis, objetos e muita bagunça pela casa, além, é claro, de uma certa agressividade comportamental. Por isso, o desespero de muitos tutores sobre como fazer seu cachorro parar de morder.

Porque os cachorros tem o hábito de morder?

De modo geral, morder faz parte do instinto natural dos cachorros. Como já sabemos, eles são animais que evoluíram a partir dos lobos e com isso, muitos hábitos antigos acabaram se mantendo vivos. 

Por isso, existem vários motivos pelos quais os cachorros possuem o hábito de morder, sejam eles para limpar os dentes após as refeições, para algum tipo de defesa, ou até porque morder é divertido.

Quando a mordida do cachorro não é agressividade?

É muito comum que as pessoas possam associar o hábito de morder a agressividade, no entanto, é importante ressaltar que uma coisa não tem nada a ver com a outra necessariamente.

Em algumas situações, os filhotes mordem porque este ato o ajuda a amenizar o desconforto dos dentes. Assim como os humanos, os animais também fazem a troca de dentição, o que pode causar dores e coceiras. 

Se o filhote tem entre 3 e 6 meses de vida, e adora mordiscar tudo que ele vê pela frente, é normal. Provavelmente ele está passando pela troca de dentes. Nesse caso, uma ótima forma de ajudar o cachorro a superar esse momento é oferecendo a ele mordedores

Agora, se o filhote prefere morder a sua mão, tá tudo bem também, mas é importante saber controlar esse comportamento e não permitir que o cão morda de forma agressiva.

Os cachorros são caçadores natos, por isso eles gostam de brincar com coisas que se movimentam e causem estímulos e interação: a sua mão. Quando o pet morder o tutor, imediatamente ele deve se afastar, tirar as mãos, conversar e interagir com o pet. Isso é o interessante para eles.

O que pode ajudar o cachorro a parar de morder?

Uma boa solução para isso, são o uso de brinquedos interativos para cachorro, existem alguns tipos de mordedores que podem ser recheados, causando mais mobilidade de diversão para o filhote.

Mas é claro que não podemos esquecer de citar que em muitos casos, o cachorro mordisca apenas para chamar a atenção do tutor, ou seja, quando ele quer dizer “Hey humano, me faz um carinho”. 

É bem comum que isso aconteça com tutores que passam a maior parte do dia fora de casa, ao chegar, seus cachorros de estimação querem carinho e atenção, afinal, eles também sentem saudades. 

Nesses casos, os brinquedos interativos podem ser boas opções para promover maior distração ao pet, pelo menos durante o dia. O ideal é que o tutor dê muito amor, carinho e atenção para o filhote. 

cachorro mordendo

Como fazer o cachorro parar de morder?

Embora alguns tutores possam ficar bravos devido a algum comportamento dos cachorros, é importante lembrar que brigar com o animal nunca é uma boa opção para ele aprender o que está fazendo de errado.

Como ensinar o cachorro a não morder?

A melhor forma de ensinar algo ao cachorro, é mostrando que determinada coisa não é correta e ensinando como deve ser feito. Ou seja, se ele estiver mordendo pessoas ou as coisas da casa, é preciso ensiná-lo que aquilo não é o certo.

No entanto, vale ressaltar que os cachorros não são como nós humanos, eles não aprendem as coisas de uma hora para outra, por isso, também será necessário paciência com o seu pet, ainda mais quando filhotes.

Se você notou que seu cachorro anda mordendo demais, os móveis, os objetos, suas mãos, talvez seja hora de tentar fazê-lo parar. A melhor maneira de fazer isso, em primeiro momento, é reprimindo o cachorro. 

Mas lembre-se que reprimir não é brigar. Fale alto e forte que “não”. Se as mordidas persistirem, passe a ignorar o cachorro. Provavelmente ele estará fazendo isso para chamar a atenção e ignorando você irá mostrar que está não é forma correta de consegui-la. 

Faça isso toda vez que perceber que o pet começa a morder alguma coisa. O cachorro irá aprender de forma gradual que esta atitude é errada. 

Como identificar o tipo de mordida do cachorro?

Se o animal estiver mordendo devido aos problemas de dentição, a dica é oferecer a ele novos brinquedos, mordedores macios ou mordedores interativos que irão prender a atenção do animal ao mesmo tempo em que ajudam ele a amenizar o desconforto dos dentinhos. 

No entanto, se mesmo com estas dicas o problema persistir, talvez seja necessário procurar a ajudada de um adestrador profissional. Ele irá ajudar sobre como educar cachorro filhote que morde ou até mesmo quando o pet já estiver adulto.

Gostou dessas dicas? Leia mais sobre cachorros em nosso blog:

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário