Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O que deixa o cachorro nervoso?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro nervoso

É comum vermos as pessoas associarem um comportamento de cachorro nervoso a quadros de agressividade ou a determinadas raças. No entanto, uma coisa não tem nada a ver com a outra e vamos te explicar por quê. 

Pode até existir algumas raças nas quais o cachorro tem a tendência à agressividade, como quando os cães foram criados para serem utilizados em brigas, por exemplo. Isso acontece porque o cachorro acaba carregando consigo alguns hábitos ancestrais

Além disso, alguns cachorros podem ser mais antissociais do que outros, no entanto, esses problemas podem ser solucionados com sucesso a partir de um treinamento e socialização do cachorro desde filhote. 

Existem ainda outros fatores que podem deixar um cachorro nervoso, irritado ou estressado e alguns deles podem ser mais simples do que imaginamos

Conheça motivos que podem deixar o cachorro nervoso

Os animais são muito sensíveis a mudanças de rotina. Até mesmo um simples banho pode deixar o cachorro nervoso. Por isso separamos alguns motivos que deixam os cachorros estressados para te ajudar entender como esses pets se sentem.

Dor ou incômodo

Os cachorros podem ficar nervosos em casos de dor ou incômodos. Portanto, sempre que notar o cachorro agitado demais sem motivo aparente, procure ajuda de um veterinário. 

Movimentação de pessoas ou crianças

A movimentação de muita gente em casa pode deixar o cachorro agitado ou nervoso, caso ele não esteja acostumado com esse tipo de rotina. Por isso, é fundamental garantir ao pet um local próprio, com sua caminha e seus objetos pessoais para servir de refúgio. 

Banhos

Há cachorros que amam tomar banho e brincar na água, no entanto, para alguns pets a hora do banho pode ser uma tortura, deixando o cachorro bravo e incomodado. Por isso, na hora do banho é fundamental fazer o cachorro se sentir o mais confortável possível.  

Solidão

Os cachorros que ficam muito tempo sozinhos em casa podem desenvolver casos de estresse e ansiedade. Isso pode deixar o cachorro bravo, agressivo e muito estressado. Portanto, garanta que ele tenha ao menos uma companhia. Caso não seja possível, busque fazer um enriquecimento ambiental para ajudar o pet a lidar com a solidão

Barulhos altos ou de fogos

Muitos cachorros têm medo de fogos, e os barulhos altos podem assustar o pet, afinal, sua audição é mais sensível do que a nossa. No entanto, algumas vezes não podemos evitar que esses sons ocorram, por isso é importante garantir ao pet um local confortável para ele se sentir seguro no caso de medo e estar sempre próximo a ele nesses momentos. No nosso texto sobre cachorro com medo de fogos damos mais dicas de como ajudar o pet a passar por essa situação. 

Quais os sintomas de estresse em cachorro?

cachorro nervoso

Quando o cachorro está nervoso ou estressado, é fácil identificar. Assim como nós, seu organismo é capaz de promover sintomas muito semelhantes aos dos humanos. Veja alguns sintomas de estresse em cachorro:

  • agitação ou inquietação;
  • latidos em excesso;
  • hiperventilação;
  • lambedura das patas;
  • queda de pelos;
  • falta de apetite;
  • insônia;
  • falta de interesse em brincadeiras e no tutor;
  • fugas.

O estresse canino pode reduzir o bem estar do pet, causando a ele outros problemas relacionados ao nervosismo, como cardiopatias, imunidade baixa, aumento da pressão e até levando a desenvolver quadros de agressividade

Portanto, é fundamental estar sempre atento aos sintomas que o pet apresenta e consultar um veterinário sempre que surgir dúvidas

Gostou deste texto? Acesse nosso blog e leia mais sobre cachorros:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário