Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro brigando: o que fazer e como prevenir?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro brigando: o que fazer e como prevenir

Quem já viu de perto cachorro brigando sabe como pode ser uma situação tensa e imprevisível. Sejam os seus próprios pets ou os de outra pessoa, é preciso saber muito bem como separar briga de cachorro para não sair machucado ou piorar ainda mais a situação.

Nesse artigo vamos falar sobre briga de cachorro, suas principais causas e o que você pode fazer caso presencie uma delas.

Fique com a gente até o final da leitura para descobrir mais sobre esse assunto.

O que fazer para evitar cachorro brigando

O que fazer para evitar cachorro brigando

Se você tem mais de um peludo e vira e mexe encontra os seus cães brigando, precisa saber o que fazer diante dessa situação. 

Nesse caso, é preciso entender que há duas questões envolvidas: o que provoca a briga de fato, que pode ser um desentendimento momentâneo, ou problemas recorrentes de comportamento por parte de um ou mais cachorros.

Os cachorros não começam a brigar sem nenhum motivo. Além disso, eles dão sinais de quando algo está incomodando a ponto de fazê-los atacar. Dentre esses sinais, podemos citar:

  • latidos e rosnados;
  • pelos das costas arrepiados;
  • isolamento;
  • encarar fixamente outro cachorro.

Se um dos seus cachorros estiver dando esses sinais, tire-o imediatamente do ambiente onde estiver e mantenha-o calmo. Não espere a briga começar para agir!

Veja mais nesse artigo sobre O que deixa o cachorro nervoso?.

Como parar briga de cachorro

Se você fez tudo o que podia para evitar, mas ainda assim os cachorros começaram a brigar, existem algumas coisas que você pode fazer para separá-los.

Mantenha a calma e seja firme, mas não grite e muito menos utilize seu próprio corpo para ficar entre eles. Em vez disso, faça o seguinte:

  • se houver um balde com água ou uma mangueira por perto, jogue sobre os cães. O susto deve fazer com que eles parem de brigar.
  • coloque um objeto entre os dois cachorros brigando, como uma vassoura, uma cadeira, ou o que mais você conseguir alcançar com rapidez.
  • faça um barulho bem alto, batendo palmas ou até mesmo panelas.
  • levante a parte traseira do corpo do cachorro pelo rabo, tirando seu corpo do chão. O desconforto da posição pode fazer com que o cão pare de morder e atacar.

Prevenir é melhor do que remediar

Prevenir é melhor do que remediar

Agora que você já sabe como separar briga de cães, precisa entender as situações que podem estar provocando essas brigas, especialmente se elas forem recorrentes.

Alguns cachorros preferem ficar sozinhos durante as refeições. Deixar comedouros e bebedouros de mais de um cão próximos, e colocar a ração para eles no mesmo horário, pode estar provocando essas brigas.

O mesmo vale para brinquedos, cobertores, roupinhas e outros objetos de uso pessoal dos pets. Muitos cachorros não se incomodam em compartilhar, mas alguns não gostam mesmo, especialmente se têm algum brinquedo preferido, por exemplo.

Todos esses comportamentos podem ser resolvidos com uma socialização adequada e um adestramento bem feito. Você pode utilizar técnicas de reforço positivo com os seus cachorros, ou partir para a contratação de um adestrador profissional, especialmente no caso dos cães mais agressivos.

Inclua passeios e brincadeiras na rotina dos seus cães para que eles tenham oportunidades positivas de gastar toda sua energia.

Não esqueça, também, que é fundamental visitar o médico veterinário depois das brigas para ter certeza de que não há nenhum ferimento oculto que possa se agravar.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário