Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Mordida de cachorro: descubra o que fazer!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
mordida de cachorro filhote brincando
Seja de brincadeira ou não, a mordida de cachorro merece atenção do tutor

Nem sempre é possível evitar uma mordida de cachorro, seja ela na hora de brincar com o seu pet ou ao cruzar com um animal desconhecido.

Por isso, é muito importante saber o que fazer após a mordida de cachorro para preservar o seu bem-estar e do animal de estimação. Confira o que fazer caso você seja mordido por um cão.

Tipos de mordida de cachorro

O primeiro passo é saber identificar o tipo de lesão causada pela mordida do cão. A força e a intensidade variam de acordo com a raça e porte do animal. Os três níveis de lesão são:

Machucado leve

Um machucado é considerado leve quando ele causa apenas alguns arranhões na pele, porém sem a ocorrência de sangramento.

Lesões intermediárias

São consideradas lesões intermediárias qualquer tipo de perfuração, seja ela superficial ou profunda. O determina a gravidade é indigência de sangue no ferimento e a possibilidade de infecção da região.

Lesões graves

Se enquadram como lesões graves situações em que a mordida do cachorro causa esmagamento ou dilaceração da pele.

Elas podem causar infecções, lesões internas e até fraturas do osso. Normalmente, esse tipo de ferimento é causado por cães de grande porte, pois eles possuem mais força na mandíbula.

Por que a mordida de cachorro é perigosa?

cachorro filhote mordendo
Um mordida de cachorro pode causar infecções ou até a transmissão da raiva

A mordida de cachorro é perigosa por que ela pode ser a porta de entrada para algumas doenças. Entre elas, a mais conhecida é a raiva canina, que é grave e pode levar tutores e cães a óbito.

Outro fator que torna a mordida de um cachorro perigosa é o risco de infeção. Seja um animal desconhecido ou de estimação, o cão possui mais de 50 tipos de bactérias na boca. E que podem causar problemas ao entrar em contato com nosso organismo.

Por isso, ao ser mordido por um cão, o humano fica suscetível a contrair infecções bacterianas. Em virtude disso, é essencial saber o que fazer após sofrer uma mordida do seu pet. 

Mordida de cachorro: o que fazer?

Ao ser mordido por um cachorro, o primeiro passo é fazer a higienização do local com sabão e água corrente, por, pelo menos, 5 minutos. 

Assim você evita que, mesmo arranhões e feridas leves se tornem a porta de entrada para bactérias. 

Em situações em que houver sangramento, faça uma compressa usando uma toalha limpa ou gaze. Evite o algodão, pois ele pode ficar preso no ferimento.  

Em seguida, procure a unidade médica mais próxima. Só um profissional poderá fazer a higienização completa do machucado e indicar o medicamento correto como a vacina antirrábica.  

O que fazer após mordida de um cachorro desconhecido

Ser mordido por seu animal de estimação durante uma brincadeira é doloroso, porém é possível saber os riscos. Afinal, você conhece as condições de saúde do pet.

O mesmo não acontece quando a mordida é feita por um cachorro desconhecido, em situação de rua. Nessas situações, o ideal é seguir algumas recomendações para preservar a sua saúde e a do animal.

O indicado é imobilizar o animal e levá-lo até o médico-veterinário mais próximo. Lá, ele poderá ser avaliado para definir a sua condição de saúde e entender o que pode ser feito pelo bem-estar do cão. 

Se você sofreu uma mordida de cachorro desconhecido, não se esqueça de procurar a unidade de saúde mais próxima. Com alguns exames é possível identificar focos de infecção e iniciar o tratamento preventivo.   

Como evitar mordida de cachorro

cachorro mordendo mão do tutor
Para prevenir a mordida de cachorro, evite brincadeiras de morder e provocar o pet

A melhor maneira de evitar machucados e infecções em virtude da mordida de cachorro é investir na prevenção. Com algumas pequenas atitudes, você consegue se precaver contra o ataque do animal, seja ele de estimação ou não. Conheça algumas sugestões. 

  • se você tem um cão filhote, evite estimular brincadeiras de morder. Reforçar esse comportamento torna muito difícil interrompê-lo quando o pet for adulto;
  • o seu cachorro é introspectivo e prefere ficar sozinho durante as refeições? Então, respeite esse momento para que o pet não tenha reações bruscas;
  • antes de interagir com um cachorro desconhecido, converse com o tutor e peça permissão. É preciso saber se o pet está acostumado a interagir com estranhos;
  • em situações em que não há tutor e, o ideal é evitar movimentos bruscos. Pois, caso contrário, o cão poderá se sentir ameaçado e atacar.

Mordida de cachorro: será que pet é violento?

A resposta é não. Pois uma mordida de cachorro pode acontecer por diversos fatores, como por exemplo, uma brincadeira.

Caçar e morder é um instinto natural do pet e, se o tutor estimulou essa brincadeira com as mãos, é possível que o pet associe a sua mão com uma presa.  

Por isso, para prevenir feridas e comportamentos inadequados do animal, não crie brincadeiras com a mão. Opte sempre por oferecer opções seguras como pelúcias, bolinhas e brinquedos interativos para cães.

Agora que você já sabe o que fazer após uma mordida de cachorro, conte para gente: o que você tem feito para que o seu pet não brinque de mordidinhas? 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário