Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Chupeta para cachorro: saudável, inofensivo ou prejudicial?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
chupeta para cachorro

Chupeta para cachorro está entre as coisas mais fofas e divertidas que você já deve ter visto. Virou uma brincadeira muito comum, principalmente quando os pets ainda são filhotes.

Porém, será que dar chupeta para cachorro é um hábito saudável, inofensivo ou prejudicial? O uso do acessório pode atrapalhar o desenvolvimento do cão? Quais os riscos? Essas são algumas das dúvidas que vamos responder neste artigo, veja só o que nós descobrimos!

Ah, não é só isso. Sabemos como os brinquedos para cachorros são importantes para deixar o nosso amigo feliz e brincalhão no dia a dia, não é mesmo? Por isso, separamos dicas sobre os tipos de acessórios que influenciam o bem-estar dos bichinhos e que não podem faltar nos ambientes em que o seu amigo vive. 

Pode dar chupeta para cachorro?

Com certeza você já deve ter visto um cachorro com chupeta, como o meme “cachorro chupetão” que virou febre nas redes sociais, por dar conselhos sérios de uma forma fofa, ao melhor estilo Mestre Yoda.

Mas a verdade é que essa brincadeira pode ser ruim para os hábitos e a saúde dos cães. É comum tutores tratarem seus cães como filhos, e, de certa forma, eles são, mas é preciso ter muita cautela na humanização (para o bem do pet).

O problema é que não pode dar bico para cachorro, esses acessórios foram criados para um bebê humano, ou seja, o seu formato e suas características não são adaptados para um cachorro filhote ou adulto.

Em outras palavras, a chupeta para humanos não atende à anatomia canina, podendo causar problemas no desenvolvimento da arcada dentária, por exemplo. Então, você quer saber se chupeta para cachorro pode ou não pode? A resposta é: o acessório é desaconselhável para cães. 

Quais os principais riscos de dar a chupeta para cachorro?

chupeta para cachorro
Chupeta para cachorro pode causar danos físicos e psicológicos à saúde animal

Chupeta para cachorro pode causar danos físicos e psicológicos à saúde animal. Assim como mencionamos no parágrafo acima, além de ser prejudicial para os dentes do cachorro, a chupeta é um acessório que pode apresentar malefícios ao desenvolvimento dos bichinhos.

Não dê chupeta para o seu cachorro, ele pode engolir

Um dos riscos envolvidos nessa prática é o cachorro engolir a chupeta. Conforme o cãozinho vai mastigando o acessório, as chances de engolir pedaços são grandes, bem como a possibilidade de causar graves problemas ao sistema digestivo, como a obstrução intestinal. Por isso, é ruim dar chupeta para cachorro. Esse é um acessório que não se encaixa na boca dos pets.

Para filhotes de cachorro o risco é iminente. Os pequenos cãezinhos ainda estão em fase de crescimento, com isso o diâmetro de seus órgãos tubulares ainda não está completamente desenvolvido. Sendo assim, se um filhote engolir uma chupeta pode ser fatal, pois pode obstruir parcialmente ou totalmente o intestino, sendo necessário recorrer ao atendimento veterinário ou até mesmo a uma ação cirúrgica. 

Problemas comportamentais e questões psicológicas

Outro ponto de atenção sobre cachorro de chupeta é o lado psicológico. Por mais divertido e fofo que o uso da chupeta pareça, é um hábito que pode tornar os cães dependentes do acessório, além do lado comportamental e do bem-estar.

Além disso, as alterações no comportamento podem apresentar sintomas, como falta de interesse por outros brinquedos ou até o animal ficar irritado com os próprios tutores quando tentam tirar a chupeta deles.

Lembra que mencionamos sobre humanização dos cães? Então, além da chupeta para cachorro, incentivar outros comportamentos humanos, como passear com o animal de estimação em carrinhos de bebês e usar sapatinhos, são ações que podem gerar problemas comportamentais e questões psicológicas ao animal.

Entre os comportamentos mais comuns estão o cachorro ficar manhoso ou não conseguir socializar com outros cães. Essas são questões que acabam desequilibrando e prejudicando a saúde mental do cão.  

Dicas de brinquedos para cachorro

Como cachorro com chupeta não é indicado, ossos e mordedores são algumas das opções de acessórios que podem substituir.

Quem tem cachorro em casa sabe: seja o animal filhote ou adulto, você precisa pensar em tudo, como a ração, em uma cama aconchegante, entre outras coisas para acomodar o amigo de quatro patas. Portanto, os brinquedos para cachorro, sem dúvidas nenhuma, precisam fazer parte dessa lista.

chupeta para cachorro
Ossos e mordedores são algumas das opções de acessórios que podem substituir a chupeta.

Já sabemos que oferecer chupeta para cachorro não é recomendado. Mas, o que pode substituir? Fique tranquilo, pois o que não falta são opções de brinquedos para filhotes de cachorro, como também para os amigos que já estão maiores.

Que tal mordedores ou ossinhos? Cachorros adoram brincar de roer e morder coisas, às vezes até com coisas que não podem, portanto, oferecer brinquedos para cachorro morder pode ser um hábito saudável na rotina dos bichinhos.

Os mordedores para cachorro têm vários formatos, tamanhos e são indicados para todas as idades. Então, se você tem em casa um amigo de grande porte, dê preferência por mordedores maiores, assim o seu cachorro não corre o risco  de engolir partes do acessório.

Para filhotes ou cachorros pequenos, a regra é a mesma. Pense na anatomia do seu animal de estimação e busque por brinquedos mais adequados para o seu perfil. 

Quais as vantagens do mordedor para cachorro?

Quer mimar o seu amigão com um baita presente? É fácil, só dar um mordedor! Além de deixar o seu bichinho feliz, existem outras vantagens que você precisa conhecer. 

Troca dos dentes de leite pelos permanentes

Assim como nós, os filhotes de cães também passam por uma troca de dentes de leite por permanentes. Durante esse período, é comum que os filhotinhos sintam vontade de morder tudo, porque eles sentem muita coceira na região da gengiva.

Para aliviar um pouco dessa sensação, eles mordem. Uma forma de amenizar esse impacto é o mordedor para cachorro filhote. Dessa forma, é vantagem para tutores e cães: um não perde os sapatos, chinelos e móveis; já o outro consegue diminuir o desconforto.

Então, reforçando: chupeta para cachorro filhote não é indicado. 

Alívio de ansiedade e estresse

mordedor para cães
Promover acessórios para o seu cachorro morder promove diversos benefícios para a rotina do animal.

Os hábitos de morder e roer ajudam no controle da hiperatividade, bem como a ansiedade e o estresse dos cães. Esses brinquedos também funcionam como forma de entretenimento, sendo um companheiro fiel para combater o tédio dos cãezinhos.

Brinquedos mordedores ajudam na saúde canina

O mordedor de cachorro também tem algumas contribuições específicas na saúde do cachorro como:

  • ajuda no fortalecimento dos músculos da mandíbula;
  • estimula a produção de saliva; 
  • promove diversão;
  • auxilia na eliminação de pequenos restos alimentares presos nos dentes;
  • satisfaz o instinto caçador que os cachorros têm. 

Só vantagem, não é mesmo? Na Cobasi, você encontra uma ampla variedade de mordedores, ossinhos, brinquedos e tudo para o seu cachorro. Para todos os tamanhos, gostos e idades. Compre agora mesmo no app, site, ou nas lojas físicas mais próxima de você.


Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário