Cachorro tem dente de leite? Saiba os cuidados que você deve ter com o filhote

Compartilhar:


cachorro tem dente de leite

A saúde dentária dos filhotes é algo a se pensar, pois eles dependem dos dentes para muitas atividades. Como as crianças, os filhotes de cachorro também nascem sem dentição. Mas será que cachorro tem dente de leite?

Os primeiros crescem, mas serão perdidos logo depois. O motivo é a arcada dentária que aumenta. Dessa forma, os dentes pequenos caem para dar lugar aos novos. Isso demonstra que cachorro tem dente de leite e o processo é diferente para os cães de pequeno e grande porte.

Tempo para saber se o cachorro tem dente de leite

A partir de três semanas após o nascimento já é possível verificar que o seucachorro tem dente de leite.Por volta do quinto mês do filhote,começa a troca gradual dos dentes.

Os cachorros de grande porte costumam fazer a troca antes que os cães menores. Vale lembrar que quando cachorro tem dente de leite, elenão irá perdê-los de uma vez. A mudança da dentição completa pode chegar a durar dois meses.

Cuidados

O momento para você adquirir brinquedos e mordedores que podem ajudar na troca dentária é quando o cachorro tem dente de leite. Ao sentir coceira ou desconforto, o filhote terá o objeto apropriado para morder.

É comum que muitos deles sintam falta de apetite nesse momento, por isso não estranhe se ele comer menos. Caso o animal de estimação engula o dente de leite por acidente ao brincar, não fique desesperado. Isso não trará grandes problemas à saúde do seu pet que irá liberar os dentes nas fezes.

Pets grandes e pequenos

Os cachorros filhotes grandes não percebem sua força e isso pode ser um problema no momento que estão brincando com os tutores.

Tome cuidado para não se machucar durante os momentos descontraídos com seu pet. Isso porque os dentes de leite do cãozinho podem ser bem pontiagudos e finos.

E se o cachorro tem dente de leite que não cai? Há casos em que os dentes antigos ficam e mesmo assim a dentição permanente nasce. Isso é mais comum entre as raças de porte pequeno, como Yorkshire, Maltês e Lhasa Apso.

É importante levar o cão ao veterinário quando ocorre a duplicação da dentição. O profissional dará a opção de extração dos dentes que ficaram para evitar problemas como o acúmulo de tártaro e o desvio da mordedura do cachorro.

Escovação do cachorro que tem dente de leite

O cachorro tem dente de leite, devo escovar? Essa é uma dúvida que costuma ocorrer quando os tutores adquirem um pet filhote pela primeira vez.

É importante acostumar o animalzinho com a escovação dentária desde a primeira dentição. Escolha um momento em que o cachorro esteja tranquilo para ele aceitar o procedimento com facilidade.

Tenha paciência durante as primeiras escovações, faça movimentos circulares e não coloque muita força ao escovar para não machucar a gengiva do pet.

Aposta em pequenas recompensas durante as primeiras escovações para que o bichinho associe o momento com prazeres. Utilize também petiscos destinados à higiene bucal que podem auxiliar nessa nova fase.

Você também pode gostar dos assuntos abaixo! Leia mais:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário