Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro tem dente de leite? Descubra!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro tem deite de leite

Ainda é uma surpresa para muitos tutores quando descobrem que o seu cachorro tem dente de leite e eles trocam a dentição, assim como os humanos. Até por desconhecer esse tipo de informação, muitas pessoas acabam não dando a importância que a higiene bucal dos cães demanda.

Mas, para mudar esse cenário, nada melhor do que se informar, não é mesmo? Por isso, preparamos um conteúdo completo para explicar sobre cachorro com dente de leite, o processo de troca da dentição, cuidados e muito mais. Continue a leitura!

Cachorro tem dente de leite?

Os cães têm dentes de leite, sendo a fase inicial da dentição canina. Assim, como os humanos quando são bebês, um cachorro recém-nascido nasce banguela, ou seja, sem os dentes. Mas, por volta da terceira semana de idade, começam a nascer os tão conhecidos “dentes de leite”.

Nessa fase, os cães tendem a apresentar 28 dentinhos nascidos que, pouco a pouco, vão caindo para dar espaço para o nascimento da sua dentição definitiva. A troca da dentição costuma acontecer por volta dos 4 meses e termina em torno dos 7 meses de idade.

Ao todo, a dentição completa dos cachorros conta com 42 dentes, que são divididos em: 

Incisivos

São os dentes que ficam na frente, com seis na parte superior e seis na parte inferior. Os incisivos têm a função de ajudar na raspagem de alimentos. 

Caninos

Os caninos compõem a dentição logo após os incisivos. São dois dentes superiores e dois inferiores. São responsáveis por ajudar o cão a triturar e perfurar alimentos, como também  a segurar objetos mais duros ou pesados.

Molares

Os molares são compostos por quatro dentes superiores e seis inferiores que servem para auxiliar na quebra e mastigação dos alimentos mais duros. 

Pré-molares

São o grupo que tem mais dentes na arcada dentária canina, ao todo são 16: oito em cima e oito em baixo. Tem a responsabilidade de facilitar a mastigação.

Quando o cachorro troca de dente?

A seguir, confira uma tabela com o cronograma sobre a troca de dentes dos cães:

DentesErupção dos dentes de leiteTroca para os dentes definitivos
Incisivos3-5 semanas4-5 meses
Caninos 3-4 semanas4-6 meses
Pré-molares3-12 semanas5-6 meses
Molares5-7 memes (surgem primeiro os da mandíbula)

Então, se você tiver dúvidas sobre quais dentes de leite caem do cachorro, são os mencionados na tabela.

Porém, é importante ressaltar que a troca de dentes dos cães pode apresentar variações. Na fase de crescimento e desenvolvimento, em que os dentes iniciais vão caindo, porém, a tabela apresenta uma média, mas o tempo exato é variável. Deixe-me explicar!

Cachorros de porte pequeno e grande, tem uma diferença quando o assunto é troca de dentição. Por exemplo, os dentinhos de leite dos cães pequenos começam a cair mais tarde, comparado aos cães de grande porte.

É normal cair os dentes do cachorro?

Sim, é um processo normal e natural dos cães. Como é normal os tutores ficam preocupados e se perguntam “o que fazer quando o dente de leite do cachorro cai?” ao ver os dentes do seu animal de estimação caindo tão cedo.

dentes de cachorro cai
A queda de dentes dos cachorros é um processo natural no processo de troca da dentição canina.

Porém, fiquem tranquilos. Só é essencial destacar que os cuidados com a saúde bucal começam desde esse estágio, até porque estamos falando de uma parte do corpo dos cachorros extremamente importante para atender às suas necessidades durante a vida, como brincar, pegar objetos ou se alimentar.

Em suma, não existe muito o que fazer, pois a troca de dentes vai acontecer. O que você pode notar é que seu cachorro vai sentir alguns incômodos e, com isso, surgirá a vontade de morder tudo. Para proteger seu chinelo, sofás e móveis da casa, existem brinquedos, mordedores e até cuidados com a escovação dos dentinhos que podem ajudar.

Existe dentista para cachorro: verdade ou mito?

Tenha paciência durante as primeiras escovações, faça movimentos circulares e não coloque muita força ao escovar para não machucar a gengiva do pet.

Aposta em pequenas recompensas durante as primeiras escovações para que o bichinho associe o momento com prazeres. Utilize também petiscos destinados à higiene bucal que podem auxiliar nessa nova fase.

Brinquedos para morder ajudam e muito

cães tem dentes de leite

Brinquedos e ossinhos artificiais que ajudam na prevenção da placa bacteriana, são uma forma prática de cuidar da saúde bucal do animal. Porém, atenção na hora de escolher o acessório, pois precisa atender adequadamente o tamanho e porte do animal. Ou seja, nem muito pequeno e nem muito grande para não causar acidentes, precisa ser proporcional.

Vale destacar que esse tipo de brinquedo para cães não substitui a escovação, que deverá ser diária.

Troca de dentes tem relação com meu cachorro não querer comer?

É comum que alguns cães sintam falta de apetite nesse momento, por isso não estranhe se ele comer menos. A relação é por conta de dores de dentes ou na gengiva, que estão entre as causas mais comuns de perda de apetite em cachorros.

Invista em comidas mais fáceis de mastigar, rações úmidas, por exemplo. Caso a falta de interesse em se alimentar persista, procure um veterinário.

Meu cachorro engoliu o dente: o que fazer?

Caso o animal de estimação engula o dente de leite por acidente ao brincar, não fique desesperado. Isso não trará grandes problemas à saúde do seu pet que irá liberar os dentes nas fezes.

cachorro tem dente de leite

Gostou de saber mais sobre a saúde bucal dos cães? Agora você já sabe: cachorro tem dente de leite e precisa de cuidados durante toda a vida do animal. Não esqueça, saúde bucal é importante. Até a próxima! 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário