Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro hiperativo: saiba o que causa esse comportamento e o que fazer

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro hiperativo brincando com uma bolinha
Um cachorro hiperativo muita vezes pode indicar que há algo errado com o pet

Um cachorro hiperativo pode ser muito mais do que um pet cheio de energia que gosta de pular, correr, latir ou brincar com o tutor a qualquer hora do dia.

Esse tipo de comportamento, muitas vezes visto como normal, pode causar sérios problemas ao seu animal de estimação com o passar do tempo. Conheça mais sobre hiperatividade canina.  

Cachorro hiperativo: o que causa esse comportamento

A hiperatividade canina é um tipo de comportamento pode ter como origem questões fisiológicas ou patológicas. Saiba como diferenciá-las.

Hiperatividade fisiológica

A hiperatividade canina é considerada fisiológica quando ela surge em decorrência da exposição do animal a comportamentos negativos do tutor. Entre eles deixar o cão sozinho por longos períodos ou não dar a atenção que o pet necessita. 

Hiperatividade patológica

A hiperatividade de origem patológica é aquela causada por alergias a alimentos ou alterações que geram desequilíbrio hormonal no organismo do cão. A mais comum é a baixa concentração de serotonina, o hormônio associado ao bem-estar.

Hiperatividade canina é ruim?

Sim, a hiperatividade canina é ruim! Se esse comportamento não foi corrigido, ele pode causar diversos problemas ao seu animal de estimação. 

As principais consequências de um cachorro hiperativo são: apresentar comportamentos destrutivos, dificuldades de socialização e sofrerem com estresse.

Sintomas de um cachorro hiperativo

Primeiro passo para preservar a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação é saber identificar os sintomas de um cachorro hiperativo.

  • chamar atenção;
  • sono bem curtos;
  • déficit de atenção;
  • desobediência;
  • destruição de objetos;
  • evitar carinho;
  • excesso de energia;
  • ficar sempre em estado de alerta;
  • agitação mesmo sem estímulos;
  • girar em círculos;
  • lambedura excessiva;
  • diminuição da frequência urinária;
  • latir mais do que o normal. 

Cachorro hiperativo: o que fazer?

Você suspeita que o seu pet  é um cachorro hiperativo? Então, é importante buscar a ajuda de um médico-veterinário de confiança. Só ele poderá diagnosticar se o seu animal sofre de hiperatividade canina ou se está apenas agitado.

Como lidar com um cachorro hiperativo?

cachorro-hiperativo-passeando com a tutora
Investir em passeios, interações e brincadeiras é a melhor maneira de ligar com um cachorro hiperativo

A maneira mais indicada para lidar com um cachorro hiperativo é oferecer estímulos diários para que ele possa gastar energia. Para basta adotar alguns hábitos. Confira nossas sugestões.

1.  Passeios diários

Os passeios diários são uma ótima opção para oferecer estímulos físicos e cognitivos para o cão, além de ajudá-lo a gastar energia.

O indicado por veterinários é passear duas vezes ao dia, sempre nos horários em que a temperatura está amena. Uma boa dica é variar os caminhos, pois assim o pet terá sempre estímulos novos.

2. Interaja com o seu cachorro

Separe pequenos momentos do dia para interagir com o seu cachorro. Brinque de pega bolinha, caça ao tesouro (petisco) ou outras brincadeiras. Esse tipo de interação não apenas favorece o gasto de energia, como melhora a relação entre tutores e pets.

3. Crie uma rotina para o cão

A falta de uma rotina estruturada é um dos principais fatores para um cão ficar hiperativo, pois gera ansiedade no pet. Por isso, é essencial criar uma rotina com horários certos para as refeições e passeios.

4. Invista em brinquedos interativos

Cães que ficam muito tempo longe do tutor costumam ser hiperativos, pois passam a maior parte do tempo dormindo e não gastam energia.

Para manter o seu cachorro estimulado durante a sua ausência, uma boa prática é investir em brinquedos interativos. Combinados com petiscos e rações úmidas, eles são o estímulo cognitivo que todo pet adora.

5. Ensine truques ao seu pet

Ensinar novos truques e brincadeiras é uma ótima alternativa para evitar que o cão fique hiperativo. Truques simples como se sentar, ficar de pé, rolar ou procurar por petisco, melhora a saúde mental do pet e os deixa menos ansiosos.

6. Calmantes naturais

Essências florais são uma espécie de calmante natural que ajuda a conter a hiperatividade canina. Porém, eles devem ser usados apenas com a autorização e a prescrição de um médico-veterinário de confiança.

7. Procure ajuda de um adestrador profissional

Em alguns casos mais graves de hiperatividade canina é recomendado a contratação de um adestrador profissional.

Com pequenos truques e reforço positivo, ele será capaz de condicionar o comportamento do pet. Mas, lembre-se! Mesmo com a ajuda de um especialista, é essencial que o tutor crie uma rotina saudável ao lado do animal de estimação.

Gostou das nossas dicas para acalmar um cachorro hiperativo? Então conte para: o que você tem feito para criar uma rotina saudável para o seu pet?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário