Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Filhote de cachorro em casa: primeiros cuidados com o pet

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
filhote de cachorro

Se um cachorro por si só já chama a atenção por onde passa, imagina um filhote! Este pequeno ser esbanja fofura, mas cuidar de um não é brincadeira, inclusive se informar sobre os cuidados com um filhote de cachorro antes de adquirir o seu é obrigação de todo futuro tutor.

Da carteirinha de vacinação a caminha e alimentação. Leia uma lista de dicas para cuidar de um filhote:

Filhote de cachorro: primeiros meses de vida

Um dos cuidados iniciais após pegar o seu novo amigo é começar sua carteirinha de vacinação. A primeira dose acontece a partir dos 60 dias de vida, com a V10 ou V8, após um mês, a segunda dose precisa ser administrada e depois de 30 dias, a última dose junto com a vacina antirrábica. 

Ainda existem outras vacinas importantes para o seu pet, mas que não são obrigatórias. O filhote só pode sair para passeios ao tomar todas as doses da V10 ou V8.

Vermífugos e antipulgas também entram para os cuidados com o bichinho. O veterinário será o responsável por indicar estes remédios para o animal.

O que comprar para um cachorrinho filhote?

O “enxoval para cachorros”, termo divertido para o conjunto de itens básicos, deve conter:

Todas estes produtos e alimentos garantem a qualidade de vida do seu amigo que está em fase de desenvolvimento. 

A caminha será o abrigo dele quando estiver procurando um lugar tranquilo. A coleira e placa de identificação são obrigatórias para a segurança do animal; o tapete higiênico é seu aliado para educá-lo a fazer as necessidades no local correto; brinquedos vão distraí-lo e petiscos alegrá-lo.

Como alimentar seu filhote

filhote de cachorro

O primeiro ano de vida é crucial no crescimento do seu companheiro de quatro patas, e uma das bases desse desenvolvimento é a alimentação.

Entre 6 e 8 semanas acontece o desmame e o pet pode começar a se alimentar com ração úmida ou papinha, sendo o ideal dividir as porções em até 5 vezes ao dia.

Nas rações há uma sugestão de quantidade diária, mas um veterinário consegue orientar ainda melhor sobre as porções para o seu bichinho.

A melhor ração para filhote é aquela que atende o porte da raça e fase de vida do animal, por isso escolha uma de qualidade e não coloque a saúde do cão em risco.

Formas de adestrar um cachorro filhote em casa

Os comando básicos “fica, senta e deita” são um ótimo começo, mas primeiro você deve passar por algumas fases com o pet:

  • A rotina precisa existir desde cedo: hora de acordar, hoje de comer, hora de brincar, hora de dormir;
  • Um filhote faz suas necessidades logo após consumir água ou ração, então depois de alimentá-lo, coloque-o na área de higiene, ambiente que gostaria que ele fizesse xixi e cocô;
  • Dispenser de comida é ótimo para enriquecimento ambiental e ajuda a distrair seu cachorro, assim como ossos de nylon, boas maneiras para ele não destruir móveis e objetos.

Aos poucos você entenderá o comportamento do seu filhote e as dúvidas vão ganhando respostas com a ajuda de um veterinário de confiança. A chegada de um pet espalha alegria pela casa, então curta cada momento porque quando menos perceber, ele cresceu!

Tem mais conteúdos esperando por você. Veja nossa lista de recomendações:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário