Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro comendo grama: o que pode ser?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
por que o cachorro come grama

Estamos mais habituados a ver cães comendo ração e petisco, não é mesmo? Então, quando vemos cachorro comendo grama é um ato que pode causar estranheza aos tutores. Essa mudança de comportamento, consumindo algo que não faz parte da dieta pode ter alguns significados, inclusive que o seu amigo não está bem.

Cachorro comendo mato, capim ou grama é normal? Existem muitos motivos que levam o animal a comer grama, essa pode até ser uma forma de sinalizar aos tutores que alguma coisa está acontecendo. 

Certo, mas do que estamos falando? Este artigo vai te ajudar a entender mais sobre esse comportamento e tirar as dúvidas que causam preocupação e espanto em muitos tutores. Confira!

Por que cachorro come grama?

Primeiramente, é preciso dizer que a grama por si só já é uma plantinha atraente para os bichos por conta da sua cor e cheiro. Mas o que significa quando o cachorro come grama? 

O cão come grama, pois trata-se de um costume ancestral dos animais, uma ação primitiva  de lobos e cães selvagens, por exemplo. No mais, é um alimento que os cachorros associam como uma solução para amenizar dores estomacais, barriga ou até favorecer o vômito para expelir algo.

Mesmo não sendo, exatamente, um sinal de alerta para condições mais graves, é muito importante observar esse comportamento. Principalmente, se for uma ação que aconteceu  de uma hora para outra. Então, pode ser apenas uma apreciação ou curiosidade pela planta, como também sintomas de alguma doença.

cachorro brincando em parque

Além disso, existem outros motivos que não estão diretamente ligados aos fatores estomacais e intestinais. A fome também está na lista de razões comuns, combinado com o interesse na cor e cheiro das plantas, se torna a junção do útil ao agradável. 

Quadros de ansiedade e estresse no cachorro, também podem estimular esse comportamento. Quando os cães estão nervosos ou incomodados com alguma coisa, buscam formas de demonstrar, seja latindo, agindo de forma impulsiva ou comendo grama. Em todo caso, o ideal é buscar orientação de um médico-veterinário.

Então, cachorro pode comer grama?

Em suma, cachorro comendo capim, grama ou mato não tem nenhuma contraindicação, porém, é bom ficar atento. Como mencionamos, existem algumas situações que podem fazer o cachorro se interessar por plantas, mas existe o risco de consumir espécies tóxicas ou comer em excesso, o que pode gerar grandes problemas para saúde do pet. 
Inclusive, existe a questão do por que os cachorros comem grama e depois vomitam? Isso acontece porque a fibra presente na planta pode melhorar o trânsito intestinal, como também provocar vômitos, por ser um alimento que tem a capacidade de irritar o sistema estomacal canino, ação que provoca a rejeição do que está causando incômodos, como náuseas, dores e alimentos impróprios.

Que tipo de grama cachorro pode comer?

cachorro comendo grama

Uma dúvida muito comum é sobre o que é mato, capim e grama. Será que é tudo igual? Quando levamos nosso pet para passear por parques e jardins encontramos algumas espécies de plantas, mas quase sempre não sabemos identificá-las. Para ajudar com isso, confira algumas informações.

O que é mato?

Se você quer saber se cachorro come mato, saiba que essa espécie pode ser uma flor, verdura, boldo, entre outras. Uma das definições é: conjunto de plantas cuja vegetação revela a fertilidade do terreno.

O que é grama?

Quem não conhece muito sobre plantas acha que é tudo igual. Porém, a grama é uma espécie de planta que pertence à família das plantas Gramíneas. Todo esse conjunto é cada vez mais utilizado em paisagismo e encontrado em parques e jardins.

O que é capim?

Já viu seu cachorro comendo capim? Essa é uma espécie comum em locais onde serve  de alimento para gados, pois possuem nutrientes de alta qualidade que podem enriquecer a alimentação de qualquer animal. 

É muito importante ficar de olho no que o pet está comendo, já que existem plantas tóxicas para animais. Se elas estiverem ao seu alcance, provavelmente o cachorro vai se aventurar. Não deixe nenhuma espécie de planta proibida por perto, e se possível, nem tenha em casa.

De modo geral, as três espécies têm semelhanças nas suas características. Certamente, você já deve ter visto elas ou até já adquiriu. Pensando em cachorro, caso o seu animal esteja comendo esse alimento, consulte um médico-veterinário para avaliar assertivamente quais podem ser as causas e avaliar se pode ser incluída na dieta.

Como fazer o cachorro parar de comer grama?

um cachorro come grama deitado no chão

A grama não é um elemento perigoso para o seu bichinho, a não ser que ele esteja comendo em excesso. Se estiver, é bom investigar a causa.

Um cachorro come grama para diminuir o desconforto no intestino ou estômago. Para que problemas do tipo não sejam frequentes, confira algumas dicas de prevenção.

Ofereça uma alimentação completa

A primeira é manter a alimentação dele à base de ração e poucos petiscos, sem incluir restos do almoço ou jantar. Um cuidado a mais na alimentação do cachorro é oferecer os nutrientes que ele precisa diariamente. Assim você garante uma dieta balanceada e completa para que não aconteçam episódios de fome. 

O espaço de tempo entre uma refeição e outra também auxilia, sendo que a recomendação são pelo menos 2 porções fracionadas por dia.

Faça exercícios diários com o pet

A atividade física e mental são essenciais para gastar a energia do pet e diminuir as chances dele se tornar ansioso. Um bichinho que não faz exercícios e muito menos passeia pode se tornar agressivo e inquieto, sem contar os riscos de destruir móveis, plantas e outros objetos.

Mantenha as vacinas em dia

Uma última dica é estar sempre com a vacinação em dia. Se o cachorro chegar a ingerir grama em lugares públicos, a planta pode estar contaminada com pesticidas e outras substâncias. Em casos assim, a vacina ajuda na prevenção de doenças.

cachorro comendo grama

Os alimentos verdinhos auxiliam na sua digestão dos cachorros. É por isso que se ele comer um pouquinho não faz mal. Por fim, o importante é ficar de olho no comportamento do pet para identificar alterações, e aí sim procurar um médico-veterinário.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. Maria Helena p. Jarina disse:

    Tenho 2 cães com 12 anos de idade e um com mais ou menos 3 anos. Qual ração devo administrar?

  2. Maria do Carmo disse:

    Gosto muito das publicações que fazem. Gostaria de fazer uma pergunta. Uma vez um veterinário me disse que os cães são carnívoros. Gostaria de saber se um pouquinho de carne moída cozida misturada com a ração faz mal para os cães. E também se esses saches de comida para cães fazem mal a eles. E os bifinhos? Alguém poderia me responder, por favor?

  3. Marylze disse:

    Adorei sobre o assunto do Cachorro comer grama a minha Cachorro Pinscher come,gostaria de saber sobre o Cachorro comer suas fezes,gostaria e saber sobre este assunto, muito obrigada

Deixe o seu comentário