Antialérgico para cachorro: quando o medicamento deve ser indicado?

Compartilhar:


alérgico para cachorros

Ter alergia à alguma coisa acontece com muitos pets. Nesses casos, o uso de um antialérgico para cachorro pode ser a recomendação do veterinário. Mas lembre-se de utilizar sempre medicamentos apropriados para cães, conforme indicado pelo profissional.

Mesmo após as recomendações por parte dos veterinários, é normal surgir dúvidas em relação ao seu funcionamento, por quanto tempo o medicamento deve ser utilizado e em quais casos eles são recomendados. 

Continue lendo para saber mais sobre o uso de antialérgico para cães.

O que é um medicamento antialérgico de cachorro?

Os medicamentos antialérgicos de cães, também conhecidos como histamínicos, são fármacos que atuam no bloqueio de uma substância chamada histamina, atuando em processos alérgicos.

Este remédio atua inibindo a histamina, que nada mais é do que um mediador químico secretado pelo corpo quando há casos de reação alérgica.

Contudo, é importante ressaltar que os medicamentos antialérgicos atuam apenas sobre os sintomas, dessa forma, eles não são capazes de tratar a causa das alergias.

Quando o antialérgico para cachorro é indicado?

O antialérgico para cachorro costuma ser indicado em casos comuns de alergia. Contudo, é importante levá-lo ao veterinário para avaliar a situação do pet e ter a confirmação de que ele está realmente com um sintoma alérgico. 

Caso você não saiba o que pode estar causando a alergia no pet, é importante listar todas as coisas que o cachorro comeu, teve contato, se usou algum cosmético ou medicamento. Isso vai colaborar com o veterinário na hora de identificar a reação alérgica. 

Contudo, existem alguns casos onde a indicação de um antialérgico pode ser uma forma de amenizar o incômodo do pet. Conheça alguns:

Alergia a pulgas:

Nem todo mundo sabe, mas os cachorros podem ser alérgicos a pulgas e carrapatos! Após serem picados por esses parasitas, é muito comum que o cachorro comece a se coçar. O grande problema, é que em alguns casos, a picada pode causar uma coceira intensa, além de irritar a pele dos pets. 

Nesses casos, a administração de medicamentos antialérgicos podem ser uma ótima forma de conter a alergia e evitar a irritação da pele. Mas lembre-se, antes de oferecer um medicamento ao cachorro, é fundamental levá-lo ao veterinário. 

Dermatite atópica

A dermatite atópica costuma ter origem genética, no entanto, essa doença pode piorar sob o contato com fumaça, poeira, pólen, ácaros e outras substâncias.

Normalmente, ela causa o ressecamento da pele, desenvolvendo descamações e até feridas. Neste caso, o problema não tem cura, mas o tratamento com antialérgico ajuda a amenizar os sintomas. 

Piodermatite:

A piodermatite é uma doença causada por uma infecção bacteriana, ela costuma causar coceiras, caroços pelo corpo e até bolinhas de pus. Além disso, pode ocasionar a perda de pelos.

O tratamento para essa doença deve ser feito a base de antibióticos, contudo, o antialérgico atua em conjunto, amenizando as coceiras.

Alergia alimentar:

Assim como nós, os animais também podem ter alergia a alguns alimentos como carnes, soja, milho e trigo.

Nesses casos, o animal pode apresentar vômitos, diarreia, coceiras, irritações na pele, dores de barriga e inchaço abdominal.

Ao ser diagnosticado que o problema do pet é realmente alergia ao componente da ração, o ideal é procurar por uma ração que seja hipoalergênica, além disso, o antialérgico pode ser uma ótima dica para amenizar os sintomas. 

cachorro com alergia

Como prevenir alergias em cachorro?

Infelizmente não temos como evitar que nossos pets tenham alergia a determinadas coisas, especialmente porque na maioria dos casos, as alergias acabam nos pegando de surpresa.

Contudo, podemos prevenir que o pet tenha alergias de parasitas aplicando nele antipulgas e carrapatos regularmente

Fora isso, ao notar que o pet está sentindo algum sintoma incomum, leve-o imediatamente ao veterinário, que irá avaliar os sintomas e indicar o melhor tratamento. 

Gostou desta publicação? Leia mais sobre cachorros em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário