Cuidados com cachorro peludo: como manter o pelo bonito e saudável

29 de setembro de 2020

Cachorros, Saúde e Cuidados
Cachorro peludo branco

Uma das atenções básicas com cachorro peludo é estar em dia com os cuidados relacionados a pelagem do bichinho. O pelo hidratado e vistoso é sinônimo de saúde e bem-estar para todas as raças, por isso é importante saber cuidar da pelagem do seu cachorro. Conheça os principais cuidados:

Como escovar um cachorro peludo

Há inúmeros benefícios em escovar o seu cachorro de pelo longo. A escovação desembaraça, remove os pelo que estão prestes a cair, evitando que o chão da sua casa fique sujo, e impede a formação de nós.

Doenças como a dermatite podem aparecer com a presença de nós no animal. evite este incômodo com a escovação diária. O ideal é que você use uma escova própria para cães, como a rasqueadeira.

Higiene de cachorro peludo: cuidados na hora de dar banho e secar

Os banhos são essenciais para manter a pele e também pelo limpos. Shampoo e condicionador específicos para hidratação ajudam a nutrir a pelagem e evitar queda de pelo excessiva.

A secagem pós-banho ou quando o pet entra em contato com água, é fundamental. Dermatite e outras infecções podem aparecer caso o pelo do animal fique molhado ou úmido.

Em centros de estética animal, como a SPet, existem secadores potentes e com zero barulho, eles garantem que o seu amigo saia sequinho do banho com o pelo bem escovado.

Quando tosar cachorro com muito pelo

Para manter cachorros peludos bonitos, não tem como fugir da tosa. E tem mais! Durante o verão, a retirada do pelo de algumas ajuda seu companheiro a não sofrer tanto com o calor. Mas tenha atenção! Só tose seu pet em locais de confiança, pois a pelagem dos cães é responsável pela manutenção da temperatura do animal tanto no inverno quanto no versão. Algumas raças não devem ser tosadas, pois você interfere no controle da temperatura. Apenas profissionais treinados e veterinários podem determinar quais as tosas ideais para cada raça.

No geral, existem dois tipos de tosas: a total e a higiênica, e a completa não é indicada para todas as raças, por isso veja abaixo quais raças de cachorro com pelo longo podem ser tosadas.

Raças de cachorro peludo

Cada raça de cachorro possui um tipo de pelagem e uma série de cuidados específicos. Saiba mais sobre alguns cachorros peludos!

Spitz Alemão ou Lulu da Pomerânia

Praticamente um pom pom em formato de cachorro, o Spitz Alemão é conhecido por sua estética exuberante. ele possui pelagem primitiva, ou seja, tem duas camadas de pelo.

A tosa em Spitz Alemão precisa ser cuidadosa, nada de máquina, somente tesoura. O Lulu da Pomerânia mais famoso da internet, o Boo, acabou popularizando um tipo de tosa errado, o “formato ursinho”. Cortar o pelo do seu Spitz em excesso pode causar dermatites e outras doenças ao atingir a camada do sub-pelo. Além de influenciar no controle da temperatura.

Maltês

O simpático Maltês é um cachorro peludo branco que se dá muito bem com a tosa, ela facilita a visão do animal ao retirar os pelo ao redor do olho, por exemplo. Existem vários tipos de tosa para Maltês, entre elas, o formato bebê, orelhas raspadas e saia comprida.

O cachorro Maltês exige uma rotina de escovação quase que diária para manter o pelo bonito e vistoso.

Yorkshire Terrier

Este cachorro peludo pequeno conquista com seus olhos pretos e expressivos. Para cuidar do pelo do animal, a tosa é bem-vinda! O cuidado evita a formação de nós e facilita a locomoção do animal.

Caso você opte por deixar o seu Yorkshire com o pelo longo, tenha em mente que é preciso dedicação e tempo na escovação. 

Shih Tzu

A raça é conhecida por seu pelo longo, comprido e fino, então já dá para imaginar que a pelagem precisa de alguns cuidados. Tutores de Shih Tzu têm um mar de opções quando o assunto é tosa, entre os tipos estão a bebê (puppy cut), leão, verão, higiênica e tosa com coque.

Qual a sua preferida?

Lhasa Apso

Este cãozinho possui características físicas bem próximas do Shih Tzu, mas não confunda as raças, já que o Lhasa não é tão disposto com estranhos.

Sua pelagem longa é propícia para tosa mensal e você pode decidir o tipo de acordo com a estação, por exemplo. A tosa na tesoura mantém o corte do animal e é comum durante o inverno, já a tosa verão consiste em passar a máquina e tirar grande parte da pelagem. Experimente também a tosa pijama e a tosa japonesa.

Poodle

Poodle

O Poodle está na lista de favoritos do brasileiro e das raças que precisam de tosa. Além da escovação frequente, os tutores podem investir na tosa a cada dois meses ou quando sentirem que o pelo está comprido demais.

O pelo bem aparado facilita na escovação e também impede a formação de nós. Existem vários tipos de tosa, como a verão, higiênica, kennel e japonesa.

Samoieda

O Samoieda também é uma raça que possui pelagem primitiva, formada pelo pelo e sub-pelo. As escovações semanais ajudam a eliminar os nós e manter a pelagem saudável. 

A tosa para esta raça é um assunto delicado, se for feita, precisa de atenção total para não atingir o sub-pelo e acabar danificando a estrutura cutânea do animal.

Chow Chow

A raça de cachorro peludo é conhecida por sua língua azul e pelagem abundante, e por ser um cachorro do frio, este animal não é acostumado com altas temperaturas.

É nesta parte que entra a tosa feita com cuidado e também a escovação diária. Na hora de ter um pet, lembre-se que pelo é sinônimo de atenção e você terá que se dedicar para manter a qualidade de vida do bichinho.

Durante o verão é aconselhável tosar o Chow Chow para que ele não sofra com o calor. Dê preferência para a tosa com tesoura e evite a máquina.

Husky Siberiano

O pelo grosso e volumoso do Husky faz parte da adaptação da raça para viver em ambientes com neve. A escovação ajuda a eliminar os pelos mortos que caem com frequência durante o calor.

Fique atento, o Husky Siberiano não deve ser tosado. Em épocas quentes, tente manter o ambiente úmido e fresco, e caso fique preocupado com a temperatura, peça a opinião de um profissional.

Pastor Alemão

A vasta pelagem dupla do Pastor Alemão requer alguns cuidados, principalmente em relação a escovação, já que em épocas quentes, a queda pode aumentar. Para manter o pelo do seu Pastor Alemão sem nós, use uma rasqueadeira para retirar acúmulo de sujeira e pelos.

A tosa higiênica é ótima para o verão, mas certifique-se de que a tosa será feita com tesoura e não máquina. Este é um cuidado indispensável para raças com camada cutânea dupla.

Agora você está em dia com os cuidados com cachorro de pelo comprido e já pode ficar tranquilo. Em relação a dúvidas específicas, procure um veterinário para não cometer erros em relação a tosa. Pelo bem cuidado é qualidade de vida garantida para o seu pet!

Veja mais conteúdos para cuidar da saúde e bem-estar do seu melhor amigo: