Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro peludo: conheça 20 raças mais populares

Por Cobasi   Tempo de leitura: 13 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro peludo branco

Está pensando em criar um cachorro peludo? Listamos as 30 raças mais peludinhas e fofas para você escolher. Continue a leitura e fique por dentro de todas as características e os cuidados necessários com os cães peludos.

Raças de cachorro peludo

Dizem que os cachorros são os nossos melhores amigos e que tutor não concorda?! Eles dão um movimento diferente à casa e também alegram os nossos dias com suas brincadeiras e toda a alegria. Além de muito companheiros, os cães criam um elo de sentimentos e até parece que sentem a mesma coisa que nós.

Embora seja muito fácil se apaixonar por um cachorro peludo e fofo, é extremamente importante levar em consideração o comportamento do animal e entender se a raça do cachorro é ideal para o seu lar ou não. Afinal, se for um cão muito agitado, o pet pode ficar desconfortável dentro de um apartamento pequeno.

Escolher apenas por considerar cachorros bonitos não é uma boa ideia. Para evitar dúvidas, conheça 30 raças de cachorro peludo bem diferentes e as suas características!

Raças de cachorro pequeno e peludo

Poodle
O Poodle é uma raça de cachorro peludo muito apreciada.

As raças de cachorro pequeno e peludo podem ser ideais para aqueles que não possuem muito espaço em casa ou moram em apartamentos pequenos. Alguns tutores apontam que em termos financeiros esses cães também são mais fáceis de manter, por ser mais barato no momento de tosa e por comerem ração proporcional ao tamanho. A tosa japonesa do Shih Tzu, por exemplo, acaba sendo mais econômica que a de um Poodle Gigante.

Por falar em economia, o consumo do tapete higiênico também é mais demorado pela quantidade de xixi ser menor, os medicamentos são indicados pelo peso do animal e as caminhas ocupam menos espaço. Ainda por serem menores, é possível viajar com o bichinho na cabine do avião, o que facilita muito levá-lo para todo canto e curtirem ainda mais momentos juntos.

Além disso, a expectativa de vida de cachorros pequenos é maior. A ciência ainda não chegou a uma explicação concreta, mas acredita-se que os cachorros de porte maior são mais suscetíveis às doenças de velhice, por estressar mais o organismo durante o processo de crescimento.

No entanto, nem todo cachorro pequeno é adequado para vida em apartamento. O que realmente vale é o comportamento do animal e o dia a dia do tutor. Se o pet é agitado, ele precisa de uma rotina intensa de passeios e atividades físicas para gastar energia e ficar bem dentro de casa. Isso vale para cães de todos os portes! Cachorros peludos ou não!

Veja alguns cuidados especiais para cachorro pequeno peludo:

Treinamento para cachorros de pequeno porte

As raças pequenas são conhecidas por comportamentos indesejados. No entanto, isso é mais um mito relacionado ao porte dos animais. Não existe nenhuma relação entre o tamanho do cachorro e seu comportamento. Na verdade, tudo é resultado da conduta dos tutores e, mais uma vez, da rotina. Ou seja, não são características naturais desse tipo de cachorro.

Para cachorros peludos e pequenos, o mais indicado é o treinamento com reforço positivo, quando você premia os comportamentos corretos com petiscos e carinhos. Além disso, comportamentos indesejados muitas vezes estão associados ao estresse gerado por passear pouco na rua, não ter uma rotina de exercícios, ficar muito tempo sozinho, entre outros problemas diretamente ligados à rotina do tutor. Revise e adapte sua rotina para oferecer sempre o melhor para seu pet e ter um cachorro relaxado e feliz!

Cachorros menores são mais frágeis

raça yorkshire cachorro pequeno que não cresce

Os ossos dos cachorros pequenos são menores e, por isso, mais frágeis. Se atente na hora do passeio e evite principalmente dar trancos com a guia e coleira no animal. Um cachorro peludo de porte pequeno não precisa usar um enforcador. Prefira uma coleira peitoral confortável para o seu bichinho.

Não se esqueça também de proporcionar brincadeiras de acordo com a força física do cachorro e não exigir demais. Isso vale para a diversão com crianças, que podem machucar cães muito pequenos ao brincar.

Evite ficar com o cachorro pequeno no colo

Nós sabemos que os cachorros pequenos são extremamente fofos, mas evite ficar com eles o tempo todo no colo. Isso pode ocasionar problemas na coluna, além de estimular o comportamento inapropriado. Mais uma vez: no geral, comportamentos indesejados são estimulados pelos tutores.

Assim como os cães peludos grandes, os pets pequenos também precisam fazer exercício. Além de proporcionar bem-estar, passear andando na rua e brincar dentro de casa são exercícios que fortalecem os músculos e tornam esses pequenos menos frágeis.

Raças de cachorro peludo pequeno sentem mais frio

Cuidados com a roupa de cachorro

Esses pequenos são mais sensíveis às temperaturas. No inverno, você pode optar pelo uso de mantas e roupas, principalmente durante os passeios. Já no verão, deixe-o em ambiente ventilado e fresco e não se esqueça de muita água.

Isso vale tanto para os cães de pelagem curta quanto um cachorro peludo. Além de investir em roupinhas, tenha cuidado com a tosa e só leve em lugares de confiança. O pelo do animal é responsável pelo isolamento térmico do animal. No verão, o pelo ajuda a manter a temperatura fresca e, no inverno, colabora para o calor não dissipar.

Mantenha o cachorro peludo de acordo com a orientação do seu médico veterinário!

Passeie com o seu cachorro

Muitos tutores de cachorros peludos evitam sair na rua para o pet não sujar os pelos das patinhas. O temor ainda piora quando é um caso de cachorro branco peludo. No entanto, o passeio é uma necessidade de todos, sobretudo os que moram em apartamentos. Ficar preso pode causar depressão e comportamento destruidor no cãozinho. Por isso, o passeio é livre e extremamente indicado.

A hora do passeio é o momento em que seu pet faz exercício físico aumentando a longevidade e fortalecendo a musculatura. Também é o momento de relaxar, ver outros cães e pessoas, sentir cheios e viver experiências. Não tem tempo de passear todos os dias com seu pet? Contrate um passeador – também chamado de dog walker – ou deixe-o em uma creche para cachorros. Quando uma pessoa se torna tutora de um animal, ela também fica responsável por sua saúde e bem-estar.

Ainda não está convencido de todos os benefícios que o passeio gera para o seu peludinho e preocupado com a sujeira que ele pode carregar? A tosa higiênica é uma prática muito comum e indicada para cães peludos. Nela, o tosador remove excessos de pelos nos genitais, barriga, na região dos olhos e focinho e nas patinhas. Além de proporcionar maior conforto ao pet, ainda mantém ele limpo por mais tempo!

Principais raças de cachorro peludo e pequeno

Agora que você já sabe tudo sobre mini cachorro peludo, que tal conhecer as principais raças desses pequeninos?

Pequenos e encantadores, as raças de cachorros pequenos e peludos mais conhecidas são:

Raças de cachorro peludo e grande

Você já sabe tudo sobre raças de cachorro peludo pequeno, que tal conhecer mais sobre os grandalhões que são ótimos para apertar? Antigamente conhecidos como cães de guarda, hoje as raças de cachorros grandes são a alegria de toda casa.

Tudo bem que muitas vezes o tamanho avantajado faz com que eles sejam mais desengonçados, entretanto a parte boa é que suportam carinhos ainda mais fortes, afinal dá muita vontade de apertar um cachorro peludo, né?

Os cães grandes, como é o caso do pastor alemão peludo, costumam impor mais respeito e garantir a segurança. Um ponto positivo é a facilidade em treiná-los, já que várias das raças de cachorro peludo e grande são muito obedientes e espertos. Essa característica positiva normalmente vem de seus ancestrais que eram cães de serviço, como pastoreio, guarda e proteção. Companheiros dos atletas, os cachorros de maior porte adoram exercícios e estimulam a vida saudável dos tutores.

Mas, e o comportamento dos cachorros grandes? Assim como nos cães pequenos, o comportamento varia muito! Existem cachorros peludos grandes extremamente calmos que podem viver em apartamentos pequenos e aqueles que necessitam de muito espaço para gastar energia. Além disso, a rotina do tutor também é muito importante para definir o que o cãozinho precisa para viver bem. Cães mais agitados e jovens exigem mais passeios e uma rotina de atividades mais intensas. Aqueles calmos podem ter uma vida mais pacata e passear apenas uma vez ao dia. Isso vale para todos os tamanhos de cães!

Adestramento de cachorro peludo e grande

O adestramento é uma técnica excelente para a boa convivência com o cachorro. Facilita os passeios e melhora a rotina da casa. O bom desse tipo de treinamento é que possibilita exercitar o animal, queimando a sua energia e evitando bagunça dentro de casa.

Realizar treinamentos é ainda mais importante em cães de grande porte, pois comportamentos indesejados, como puxar nos passeios na rua, pular quando o tutor chega em casa ou não respeitar o comando de “fica” são maximizados em cães maiores. Por isso, especialistas indicam o adestramento!

Banho em cachorros grandes

Banho em cachorro peludo e grande

Se você mora em casa com quintal, será fácil dar banho em seu amigão. O primeiro passo é mantê-lo preso, restringindo a movimentação dele e facilitando o seu trabalho.

Procure ter todo o material, como shampoo e toalha, por perto e após todo o procedimento, dê brinquedos para ele brincar em forma de agradecimento. Prefere levar seu pet para tomar banho em um pet shop? Aproveite toda a comodidade da SPet, parceiros da Cobasi nos cuidados com seu cachorro.

O cachorro peludo precisa de cuidados especiais na hora da higienização, principalmente quando ele é de porte grande. Para facilitar os banhos, mantenha a rotina de escovação pelo menos duas vezes por semana. Isso ajuda a manter a pelagem limpa, brilhante e sem nós. Além, é claro, de reduzir os pelos caídos pela casa.

Um cuidado muito importante é na escolha do shampoo e do condicionador que deve ser usado. Você já sabe que deve usar apenas produtos veterinários, mas também deve optar por shampoo para pelos claros para cachorro peludo branco e para pelagem escura para cachorro peludo preto. Isso ajuda a tirar o amarelado e dar brilho, deixando esse animais bonitos ainda mais incríveis!

Principais raças de cachorro peludo e grande

Cachorro peludo e grande

Cães peludos e grandes são lindos e ótimos para apertar, não é? Eles também podem viver muito bem em apartamentos. Com a ampliação do conhecimento e desmistificação de mitos em relação ao tamanho dos cachorros, eles fazem cada vez mais sucesso e têm ganhado mais espaço nos lares dos brasileiros.

Confira as principais raças de cachorro peludo e grande:

Cuidados com cachorro peludo

samoieda filhote

Agora você já conhece raças de cachorro peludo grandes e pequenas e tudo que envolve os cuidados com esses peludinhos. Que tal aprender um pouco mais sobre os cuidados que os cachorros peludos exigem dos seus tutores?!

As raças de cachorro peludo não são um desafio. Além de muito lindos, os cães peludos fazem muito sucesso durante os passeios!

Você sabia que diferente do mito de que cachorros peludos dão mais trabalho, eles podem ser até mais fáceis do que os de pelagem curta? É possível dizer que pelos longos caem menos que os curtos. Isso mesmo! Essa afirmação é verdadeira porque quando o pelo longo se solta, ele fica preso na pelagem e pode ser removido com escovação. Isso significa menos pelos pela casa!

Fuja do mito e crie um amigo peludão. Eles são especiais!

Para ter um pet peludo em casa, no entanto, é necessário ter uma rotina de cuidados. Para ajudar você, separamos os principais cuidados com cachorro peludo:

Como e quando escovar um cachorro peludo

cachorro sendo escovado

Cães com pelagens de todos os tamanhos devem ser escovados pelo menos uma vez por semana, mas para o cachorro peludo essa rotina precisa ser mais intensa. A escovação gera muitos benefícios para o pet de pelo longo. A prática remove impurezas, eliminar nós, dá brilho e maciez, e ainda reduz a quantidade de pelos soltos pela casa e nas roupas dos tutores.

Se esses benefícios não bastam, a escovação pode até prevenir doenças, já que os nós podem causar dermatites no animal. Escovar o pet pelo menos duas vezes por semana faz com que ele fique mais limpo, reduzindo a necessidade de banhos. Isso ainda facilita a hora do banho, já que existem menos pelos enrolados.

Por falar em banho, com qual frequência o cachorro peludo deve ir à pet shop?

Banho e tosa em cachorro peludo

Cachorros podem tomar banho com sabonete de enxofre

O banho é muito importante para o cachorro peludo e deve ser feito com todo o cuidado. Use apenas shampoo e condicionador de uso veterinário para manter a pelagem bonita e evitar alergias.

Após deixar seu pet limpinho, não se esqueça de enxaguar com muita água e secar bem. Se o pet ficar com a pele úmida, pode desenvolver dermatites muito dolorosas. A dica é dar banho no cachorro durante o dia e em períodos mais quentes. Além de secar com soprador e secador, passeie com o pet no sol para acabar de vez com a umidade.

Muitos tutores de cães peludos preferem levar seus pets em centros de estética animal, como a SPet. As pet shops parceiras da Cobasi são equipadas com secadores potentes para que o cachorro peludo saia sequinho e muito bem escovado.

Além dos banhistas, que são especialistas em pelos longos, os tosadores têm um papel importante na higiene e no bem-estar do cachorro peludo. A tosa completa deve ser feita com muito cuidado e de acordo com a orientação do veterinário, já que cada raça possui um tipo de pelagem diferente.

Ainda assim, a tosa higiênica se faz necessária na maioria dos cachorros peludos. Nela, são retirados excessos de pelos dos genitais, da barriga, das patas, olhos e focinho. Quem tem um cachorro peludo sabe bem como faz a diferença.

Sejam grandes ou pequenos, peludos ou não, esses bichinhos são encantadores e eternos companheiros. Entender suas principais características para saber qual raça escolher, é um gesto de carinho, que vai ajudar muito na relação e na saúde mental do cachorro.

Alguns cuidados como alimentação, tosa, uso de brinquedos e reforço positivo, são essenciais para qualquer porte.

Aos tutores, principalmente os que moram sozinhos ou têm crianças em casa, a energia do lar mudará, pois é um sentimento de cuidado mútuo. A decisão de criar um novo membro é muito importante e também muito compensadora. Aproveite e divirta-se!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. LUCIA VIEIRA DE OLIVEIRA disse:

    Boa tarde, gostaria de saber com quantos meses pode dar banho em filhote de vira lata

    • Cobasi disse:

      Olá, Lucia! Como vai? Os banhos na pet shop só podem ser dados após o termino do protocolo vacinal, ou seja, as 3 doses da vacina múltipla e a dose única da antirrábica. No entanto, antes disso você pode dar banho em casa com shampoos de uso veterinário. Leia o rótulo do produto para verificar se ele pode ser usado em animais filhotes.

  2. Fátima Alves Peixoto disse:

    Tenho uma poodle long long branca , igual a primeira foto dessa postagem. Pensei que era a foto da minha. Está com 2 anos e 3 meses,. Usa a ração Three DOGS, super prêmio, arroz e cordeiro. Acho que já enjoou e gostaria de uma indicação mais em conta, que tivesse os mesmos nutrientes e sabores que ela gostasse, afim de fazer compra recorrente de 10k.

    • Cobasi disse:

      Oi Fátima,

      Que bacana ter uma poodle branquinha! Rações de linha Super Premium são super indicadas, econômicas e nutritiva. Visite nossa loja e converse com nossos especialistas, eles terão as melhores opções, tudo de acordo com as suas especificações. Além disso, não deixe de consultar o veterinário antes da mudança para garantir que seja boa para ela.

      Se precisar de mais dicas, estamos aqui.🐾

  3. Reizinho disse:

    Quero um cão

Deixe o seu comentário