Banho e tosa: dicas para deixar meu pet mais relaxado

2 de outubro de 2020

Saúde e Cuidados
Lulu da Pomerânia no banho e tosa

O banho e tosa são cuidados importantes que estão diretamente ligados ao bem-estar do seu pet. Por isso, é essencial manter a higiene do animal em dia! Além de evitar odores indesejáveis, você garante que ele está limpinho e longe de pulgas, carrapatos e até doenças de pele.

Banho e tosa: principais cuidados

Cada pet é único, então leve em consideração as características dele na hora de decidir de quanto em quanto tempo seu cachorro precisa tomar banho.

Cachorros com pelo comprido precisam ter uma atenção maior em relação ao banho já que a pelagem demora para secar, lembrando que pelo úmido pode favorecer a proliferação de fungos e doenças dermatológicas. Uma frequência quinzenal é o bastante para raças como Lhasa Apso, Shih Tzu, Poodle e Yorkshire Terrier.

A tosa em cachorros com pelo longo também é necessária e deve ser avaliada de acordo com o crescimento dos pelos, lembrando que escovar com uma rasqueadeira ajuda. Existem raças com dupla pelagem que necessitam de cuidados especiais com a tosa, vale ficar atento no caso do Spitz Alemão, Chow Chow e Golden Retriever.

Cães com pelo curto não possuem tantas especificações, porém lavar em excesso pode fazer mal para o pet. Há uma camada de proteção na pele do bichinho que pode acabar danificada com banhos frequentes.

Quando o cachorro pode tomar banho no pet shop?

Cachorro filhote com toalha

Um filhote de cachorro pode tomar banho na pet shop só depois que estiver vacinado e vermifugado, antes disso, o veterinário pode aconselhar higiene caseira. 

Banho em cachorro sem sair de casa

A frequência de banhos do seu pet vai depender também da rotina dele. O seu amigo fica mais dentro de casa? Seu espaço é ao ar livre? Ele sobe muito em cima da cama? O contato dele com outros cães é diário? De acordo com o dia a dia do cachorro você consegue escolher os períodos de banho e também de tosa.

Reforço positivo durante o banho e tosa

Se você é tutor de um cachorro que não gosta de tomar banho ou tem medo de água, o reforço positivo vai ajudá-lo a deixar este momento menos traumático para o animal.

Banhos em casa ficam mais agradáveis quando são sinônimo de diversão para o bichinho. Dê petiscos na hora de jogar água nele, sempre cheque a temperatura da água para que ela esteja morna, faça carinhos no seu amigo e aposte na massagem com as mãos para tranquiliza-lo. Nessas horas, até a “voz de neném” ajuda.

O pet shop para banho e tosa também é comum entre os tutores. A SPet é a clínica veterinária e o centro de estética animal parceiro da Cobasi que conta com profissionais especialistas, eles garantem que seu amigo passe por uma experiência relaxante durante o banho e tosa.

Os banhistas e tosadores da SPet são treinados para manejar o animal da forma correta e acalmá-lo, além disso, você pode acompanhar todo o processo do outro lado do vidro, caso tenha interesse.

Banho em gatos no pet shop

Gatos são conhecidos por não gostarem de banhos, mas talvez esta característica seja mais um alerta para os tutores, pois eles se higienizam diariamente através da lambida e não precisam de banhos frequentes.

A língua áspera do felino consegue retirar os pelos mortos e também sujeiras da pele, ajudando a manter a pelagem sempre limpa.

É claro que você pode lavar seu gato uma vez ou outra, mas o indicado é que seja a cada seis meses ou mais. Vale analisar a situação: seu gato vai muito para a rua? Tem contato com terra? Vive em um espaço muito aberto?

Para dar banho no seu gato em casa, não se esqueça de comprar um shampoo específico, deixar a água morna, colocá-lo em um ambiente que não consiga fugir e realizar tudo com delicadeza, assim não assusta o bichano. A parte crítica é secá-lo, já que umidade pode trazer doenças dermatológicas para o pet.

Caso não se sinta confortável em realizar o processo em casa, há sempre a opção de levar seu gato em um pet shop para tomar um bom banho!

Os nossos pets são companhias insubstituíveis e quando mais tempo passarem ao nosso lado…melhor! Aproveitem passeios, praias, parques e vivam todas as aventuras possíveis, mas sem se esquecer da higiene para garantir o bem-estar do seu amigo de quatro patas.

Agora que já está sabendo como manter seu pet limpinho, temos outros conteúdos para você: