Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tudo o que você precisa saber sobre a coronavirose em cães

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Filhote sentado triste

A coronavirose é um problema que acomete cães e gatos. De uns tempos para cá, a doença ganhou popularidade, porque seu nome é semelhante ao tão conhecido coronavírus.

No entanto, por mais que as nomenclaturas sejam parecidas, as enfermidades são bem distintas entre si.

O que é a coronavirose?

A coronavirose é uma doença altamente contagiosa. Nos cães, ela pode acometer o sistema respiratório ou o sistema gastrointestinal, a mais popular, conhecida como CCoV ou CECoV.

Quando afeta o sistema entérico, o vírus infecta as células do estômago. Assim, interrompe a absorção de nutrientes e de água. Por isso, é comum que cães infectados tenham diarreia.

É importante ressaltar que não há comprovação de que o vírus canino ataque os seres humanos ou vice-versa.

Contágio e sintomas

O problema é comum em canis, onde os animais ficam abrigados. O contágio acontece a partir da ingestão de água ou alimentos contaminados, sobretudo aqueles compartilhados com cães que já possuem a doença.

Até mesmo o uso de roupas, caminhas, brinquedos e outros objetos compartilhados, que tiveram contato com o patógeno, podem infectar animais saudáveis.

A transmissão também pode acontecer através do contato direto com as fezes do animal doente.

A partir daí, alguns sintomas são:

  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Depressão;
  • Apatia e prostração;
  • Tremores;
  • Desidratação;
  • Sangue nas fezes;
  • Perda de apetite.

Contudo, há casos em que o animal é assintomático.

A coronavirose em cães pode afetar pets em todas as idades, mas é considerada mais grave em cachorros filhotes, idosos ou imunodeprimidos.

O vírus pode se associar a outras doenças que tornam o sistema propenso a novas infecções, inclusive, podendo levar o animal a óbito.

Portanto, ao notar que o cão está apático, diferentes de como costuma agir no dia a dia, vá ao veterinário imediatamente. Como os sintomas são comuns, podem estar associados a outros problemas.

Somente um veterinário será capaz de fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento. Além disso, é fundamental realizar exames de rotina e check-ups frequentes para garantir a qualidade de vida do seu pet.

Como tratar coronavirose canina

Cão apático deitado

O tratamento da coronavirose em cães é pensada de modo a fortalecer o sistema imunológico do animal e estabilizar os sintomas incômodos.

  • Terapia de suporte: feita a partir da administração de soro, suplementos alimentares, antibióticos, probióticos e hidratação intensa;
  • Fluidoterapia: aplicação de soro na veia do pet, para hidratar o animal outra vez;
  • Terapia nutricional parental: aplicação de nutrientes na veia, somado ao uso de antibióticos, probióticos e remédios para controlar o vômito.

Quando não há tratamento adequado, o quadro se torna crônico. Ou seja, por mais que o seu pet não apresente nenhum sinal clínico, ele continua liberando vírus e, assim, pode infectar outros animais.

Como evitar e prevenir a doença?

Existem vacinas contra coronavirose. Portanto, tenha mantenha o calendário em dia e vacine seu bichinho com as chamadas V8 e V10.

Também é muito importante manter o espaço em que o cãozinho vive bem higienizado. Assim, evita-se o contágio e a transmissão das doenças para outros pets.

Cuide do seu pet com atenção e muito carinho, para manter sua saúde sempre em dia! Confira mais dicas no blog da Cobasi:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário