Riscos de deixar as vacinas de cachorro atrasadas

Compartilhar:


Vacinas de cachorro atrasadas

A imunização dos pets é um dos cuidados mais importantes que os tutores devem ter com os seus bichinhos. Deixar as vacinas de cachorro atrasadas é um grande risco para a saúde do pet e até da família.

Existem alguns protocolos vacinais diferentes e apenas um médico veterinário pode determinar qual é o mais adequado para o seu cachorro. Para ajudar você a entender os riscos de deixar as vacinas de cachorro atrasadas e responder as principais dúvidas dos tutores, conversamos com a veterinária da Educação Corporativa da Cobasi Joyce Aparecida Santos Lima (CRMV-SP 39824).

“Deixei as vacinas de cachorro atrasadas”

Se esse é o seu caso, a recomendação é correr para uma clínica veterinária para que o pet seja avaliado e imunizado. Em cães adultos, a vacinação com a múltipla e a antirrábica deve ser anual.

A vacina múltipla, também chamada de V8, V10, V11 ou V12, protege o pet contra cinomose, parvovirose, diversas cepas de leptospirose canina, hepatite infecciosa canina, adenovírus tipo 2, parainfluenza e coronavirose. Essas são doenças que podem ser contraídas através do contato com cães doentes ou seus pertences, e até em um simples passeio na rua. A vacina antirrábica imuniza o pet contra o vírus da Raiva, enfermidade que pode afetar humanos.

Nos dois casos, o reforço da vacina é anual e se passar do prazo a imunização perde a eficácia.

Além dessas vacinas, cães adultos podem receber outras doses – também anuais – para ficarem protegidos. Conheça algumas delas e converse com seu veterinário de confiança:

  • Giárdia
  • Tosse dos canis ou gripe canina
  • Leishmaniose

“Atrasei a terceira vacina do meu cachorro”

Quando se trata de vacinação de filhotes de cachorro o protocolo é totalmente diferente. Enquanto em cães adultos, a vacina v10 pode atrasar alguns poucos dias sem riscos ao pet, em animais com menos de um ano, cada dia é importante.

Se a sua dúvida é “quantos dias posso atrasar a vacina do meu cachorro”, a resposta é “nenhum dia”. A médica veterinária Joyce Lima explica o porquê:

“De uma forma geral, recomenda-se que as vacinas múltiplas para cães (V8, V10, V11 ou V12) sejam aplicadas em 3 doses com o intervalo de 3 a 4 semanas entre elas, não excedendo isso, caso contrário, irão perder seu efeito inicial de estímulo à imunidade. A vacina antirrábica deve ser aplicada em dose única com reforços anuais, os quais têm como intuito manter concentrações altas de anticorpos e fornecer uma proteção duradoura”, explica a veterinária.

Segundo a especialista, a primeira forma de proteção dos filhotes é feita através do colostro, leite produzido pela mãe nas primeiras 24 horas após o parto, o qual é rico em proteínas e anticorpos. No entanto, com o passar do tempo, essa proteção sofre uma queda e os filhotes ficam susceptíveis à diversas doenças. “É exatamente quando deve ocorrer a primeira dose das vacinas múltiplas”, complementa Joyce.

Além de iniciar a vacinação na época adequada para o filhote não ficar desprotegido, deixar as vacinas de cachorro atrasadas durante esse protocolo inicial retiram o efeito do imunizante tornando necessário iniciar as doses do início.

A Joyce Lima separou uma dica para evitar erros nas primeiras vacinas e não esquecer de dar as doses anuais: “é de fundamental importância a escolha de um médico veterinário que acompanhe o animal desde filhote e o avalie em todas as suas consultas, averiguando sempre se é o período adequado ou não para uma vacinação. Em casos de atraso das vacinas, o profissional irá julgar o melhor procedimento a ser tomado levando sempre levando em conta a região (em casos de surtos ou regiões endêmicas), o quadro clínico e histórico de cada animal”.

Agora que você já sabe que não pode atrasar as vacinas do cachorro e como mantê-lo protegido, veja outras dicas de saúde no blog da Cobasi:

Joyce Lima

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Eneida disse:

    A minha cadela esta com a vacina atrasada e agora descobri que esta gravida o que eu faço ?
    Posso levar ela pra vacinar ela estando gravida

Deixe o seu comentário