Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Riscos de deixar as vacinas de cachorro atrasadas

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Vacinas de cachorro atrasadas

A imunização dos pets é um dos cuidados mais importantes que os tutores devem ter com os seus bichinhos. Deixar as vacinas de cachorro atrasadas é um grande risco para a saúde do pet e até da família.

Existem alguns protocolos vacinais diferentes e apenas um médico veterinário pode determinar qual é o mais adequado para o seu cachorro. Para ajudar você a entender os riscos de deixar as vacinas de cachorro atrasadas e responder as principais dúvidas dos tutores, conversamos com a veterinária da Educação Corporativa da Cobasi Joyce Aparecida Santos Lima (CRMV-SP 39824).

“Deixei as vacinas de cachorro atrasadas”

Se esse é o seu caso, a recomendação é correr para uma clínica veterinária para que o pet seja avaliado e imunizado. Em cães adultos, a vacinação com a múltipla e a antirrábica deve ser anual.

A vacina múltipla, também chamada de V8, V10, V11 ou V12, protege o pet contra cinomose, parvovirose, diversas cepas de leptospirose canina, hepatite infecciosa canina, adenovírus tipo 2, parainfluenza e coronavirose. Essas são doenças que podem ser contraídas através do contato com cães doentes ou seus pertences, e até em um simples passeio na rua. A vacina antirrábica imuniza o pet contra o vírus da Raiva, enfermidade que pode afetar humanos.

Nos dois casos, o reforço da vacina é anual e se passar do prazo a imunização perde a eficácia.

Além dessas vacinas, cães adultos podem receber outras doses – também anuais – para ficarem protegidos. Conheça algumas delas e converse com seu veterinário de confiança:

  • Giárdia
  • Tosse dos canis ou gripe canina
  • Leishmaniose

“Atrasei a terceira vacina do meu cachorro”

Quando se trata de vacinação de filhotes de cachorro o protocolo é totalmente diferente. Enquanto em cães adultos, a vacina v10 pode atrasar alguns poucos dias sem riscos ao pet, em animais com menos de um ano, cada dia é importante.

Se a sua dúvida é “quantos dias posso atrasar a vacina do meu cachorro”, a resposta é “nenhum dia”. A médica veterinária Joyce Lima explica o porquê:

“De uma forma geral, recomenda-se que as vacinas múltiplas para cães (V8, V10, V11 ou V12) sejam aplicadas em 3 doses com o intervalo de 3 a 4 semanas entre elas, não excedendo isso, caso contrário, irão perder seu efeito inicial de estímulo à imunidade. A vacina antirrábica deve ser aplicada em dose única com reforços anuais, os quais têm como intuito manter concentrações altas de anticorpos e fornecer uma proteção duradoura”, explica a veterinária.

Segundo a especialista, a primeira forma de proteção dos filhotes é feita através do colostro, leite produzido pela mãe nas primeiras 24 horas após o parto, o qual é rico em proteínas e anticorpos. No entanto, com o passar do tempo, essa proteção sofre uma queda e os filhotes ficam susceptíveis à diversas doenças. “É exatamente quando deve ocorrer a primeira dose das vacinas múltiplas”, complementa Joyce.

Além de iniciar a vacinação na época adequada para o filhote não ficar desprotegido, deixar as vacinas de cachorro atrasadas durante esse protocolo inicial retiram o efeito do imunizante tornando necessário iniciar as doses do início.

A Joyce Lima separou uma dica para evitar erros nas primeiras vacinas e não esquecer de dar as doses anuais: “é de fundamental importância a escolha de um médico veterinário que acompanhe o animal desde filhote e o avalie em todas as suas consultas, averiguando sempre se é o período adequado ou não para uma vacinação. Em casos de atraso das vacinas, o profissional irá julgar o melhor procedimento a ser tomado levando sempre levando em conta a região (em casos de surtos ou regiões endêmicas), o quadro clínico e histórico de cada animal”.

Agora que você já sabe que não pode atrasar as vacinas do cachorro e como mantê-lo protegido, veja outras dicas de saúde no blog da Cobasi:

Joyce Lima | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

12 Comentários

  1. Eneida disse:

    A minha cadela esta com a vacina atrasada e agora descobri que esta gravida o que eu faço ?
    Posso levar ela pra vacinar ela estando gravida

  2. Ola meu nome é eliz. disse:

    Meu cachorro esta a 8 anos conosco e ele nunca tomou vaicina. Desde entao. O que devo faser.??

  3. Adriana disse:

    Nerus e um pitbull ele não tomou as vacinação porque eu não tava com condições, hoje ele é muito magro e escolhe o que quer comer as vacinas ,
    Se eu der as vacinas ainda serve, ele tá com um ano.

    • Cobasi disse:

      Oi, Adriana. Como vai? A primeira coisa a fazer se o seu cachorro está fraco e emagrecendo é pedir ao veterinário que faça um exame físico completo do seu cachorro. Ele fará uma série de testes no animal para descobrir a causa real da perda de peso. Esses exames são essenciais para iniciar um tratamento correto e efetivo. E com isso conseguira passar a avaliação das vacinas. Deixaremos aqui um conteúdo que pode te ajudar neste momento 😊

  4. Lilian disse:

    Bom dia !
    Deixei de dar vacina para minha cachorrinha por 02 anos e agora retornei para poder regularizar a carterinha dela, segundo o veterinario disse que minha cachorrinha terá que tomar as vacinas em dobro, 2x V10, 2X da Gripe, 2x raiva e 2x Agiardia, isso esta correto?

    • Cobasi disse:

      Olá, Lilian! Como vai?

      Somente o médico-veterinário pode orientá-la a respeito desse protocolo. Mas como você está com dúvida em relação a recomendação do profissional, aconselhamos que busque uma segunda opinião profissional.

  5. Aline disse:

    Boa tarde!
    Minha cachorrinha tomou as 3 vacinas tudo certinho,mais não tomou a anual,hj ela tem 4 anos, ainda dá tempo de colocar as vacinas em dia?

    • Fabiana Sobrenome disse:

      Olá, tudo bem?

      Não fazer os reforços anuais deixa os pets vulneráveis a muitos tipos de doenças.

      Por isso, em casos de atrasos, a recomendação é correr para uma clínica veterinária para que o pet seja imunizado. E daqui em diante, as vacinas devem ser feitas anualmente.

  6. Alessandra disse:

    Oie o meus 2 cachorros tomaram a primeira vacina com quase 3 meses,não tinha dinheiro pra mim manter as outras vacina,um morreu de cinomose p passou alguns dias o outro começou a vomitar achei q ia perder o outro mas dei antibiótico pra ele melhorou será que começo tudo de novo a vacinar pq fiquei 5 a 6 meses de dar a vacina,peguei o cachorro de 2 a 3 meses dei a primeira o que eu faço?

    • Cobasi disse:

      Olá Alessandra,
      Lamento pela perda do seu cachorro. Quanto à vacinação, consulte um veterinário para avaliar a situação do seu outro cachorro e determinar o melhor plano de vacinação.

Deixe o seu comentário