Saiba o que é cio nos cães e gatos

4 de março de 2021

Saúde e Cuidados
o que é cio de cachorro

Você já parou para pensar o que é cio e quando ele ocorre na vida dos pets? Pois hoje você vai descobrir após quantos meses um filhote de cachorro ou gato entra no cio pela primeira vez. Além disso, é importante saber os cuidados com o bichinho, afinal, é um período que os hormônios ficam à flor da pele.

Conheça mais sobre o cio dos animais, aprenda o que muda no comportamento deles e como cuidar do seu pet.

O que é cio do animal?

O cio canino, que é o mais discutido por ser bem parecido com o ciclo de reprodução das mulheres, é o momento em que a cadela está apta para se acasalar com o macho. O período, que varia de 15 a 20 dias, é dividido em quatro etapas: proestro, estro, diestro e anestro.

A primeira fase, o proestro, é quando o sangramento começa a acontecer e a vulva fica inchada, mas a cadela ainda não está à procura dos machos. Para ajudar na higienização, os tutores podem investir nas fraldas para cachorro, por exemplo.

Já na segunda fase, o estro, o animal já está pronto para acasalar. É neste momento que ocorrem as principais mudanças de comportamento. Desta forma, o pet pode se tornar mais carinhoso, carente, agitado, urinar com maior frequência, e se não conseguir cruzar, até se tornar ansioso e apático.

Por fim, durante o diestro e o anestro, que dura mais ou menos 60 dias, o organismo da cadela produz um alto nível de progesterona para seguir com a gestação. Se o bichinho não engravidar, pode ser que desenvolva gravidez psicológica, por isso é bom estar de olho no comportamento da cadela.

Quando a cadela entra no cio?

O primeiro cio da cadela acontece por volta dos 6 meses e tem uma frequência semestral, ou seja, vai surgir duas vezes ao ano. O espaçamento de um cio para outro tende a se tornar maior com o passar da idade do animal.

O que fazer para evitar?

descubra o que é cio

Se você não quer lidar com o sangramento da cadela, nem as mudanças de comportamento, e principalmente, não pretende ter uma ninhada de filhotes em casa, aposte na castração.

É por meio da castração que você evita o cio da cadela, que não terá mais o ciclo de reprodução, sem contar que o processo é benéfico para a saúde dela. A castração evita o câncer de mama, câncer de testículo, no caso dos machos, e também outras doenças.

O que é cio do gato?

Como acontece o cio nos gatinhos? Bom, o comportamento e o ciclo de reprodução é diferente dos cachorros. O primeiro cio da gata acontece entre 5 e 9 meses de idade e os sinais são claros para o dono.

Uma gata que está vivendo seu período de reprodução apresenta determinados sintomas, entre eles:

  • Carência;
  • Miados constantes;
  • Procura por lugares para se esfregar, inclusive nas pernas dos donos;
  • A gata pode urinar em paredes e outros espaços como forma de chamar os machos.

Como parar o cio da gata?

Assim como traz diversas vantagens para os cachorros, a castração de gatos é uma opção segura e preventiva para os felinos. Aliás, o processo é a resposta para uma dúvida constante dos tutores, que é como acalmar seu gato no cio.

Depois de castrar a gata, ela não entra mais no cio e as mudanças de comportamento param de acontecer, sendo que o pet se torna caseiro e não vê uma necessidade de sair de casa.

E então, gostou de aprender mais sobre o ciclo de reprodução dos pets? O cio é um período natural na vida deles, porém é sempre interessante avaliar a possibilidade de castrar o animal. A castração ajuda no controle da gravidez indesejada e oferece qualidade de vida para o seu bichinho.

Temos mais conteúdos sobre o universo pet no nosso blog! Por qual você quer começar?