Idade de cachorro e de gato: Como calcular da forma certa?

25 de agosto de 2020

Cachorros
boxer deitado

Você sabe como calcular a idade de cachorro ou de gato? É provável que já tenha ouvido que se multiplicar a idade do pet por 7, você descobrirá quantos anos ele teria se fosse um humano. No entanto, esta conta não é precisa e não possui nenhum efeito científico.

Hoje, já se sabe que calcular a idade de cachorro em anos humanos não é uma conta exata e que este cálculo não passa de uma estimativa. Isso porque o metabolismo dos humanos e dos animais é diferente, bem como a velocidade do envelhecimento e seus efeitos.

Raça, porte, estilo de vida, tudo pode impactar no envelhecimento do seu pet. Continue a leitura e saiba mais sobre “idade humana” do seu cachorro ou gato.

Idade de cachorro: evolução das pesquisas

Veterinários, biólogos e estudiosos não consideram o cálculo que multiplica a idade dos pet por 7 como algo aceitável nos dias de hoje. Nos últimos anos, foram desenvolvidos diversos métodos para chegar em um número mais preciso. Calculadoras baseadas em DNA, equações que consideram efeitos externos e estudos comparativos são apenas alguns deles.

Na verdade, o cálculo da idade do pet é apenas uma suposição, pois o metabolismo dos humanos e dos cães e gatos é diferente. Não sendo possível comparar de forma real a idade de pets e de humanos.

Um estudo desenvolvido pela Universidade da Califórnia com cães da raça Labrador criou uma nova fórmula para calcular a idade de cachorro. Essa pesquisa, por exemplo, levou em consideração as mudanças no DNA do pet, reforçando a importância das características de cada um no amadurecimento e envelhecimento.

Ao longo da análise, foram descobertas diferenças na idade projetada em de raças menores e maiores associadas aos fatores fisiológicos. O porte e as características genéticas dos cães possuem variantes, o que torna o envelhecimento também diferente.

Apesar de descobertas interessantes, o cálculo desenvolvido ainda é impreciso.

Como saber a idade de cachorro

Animais menores amadurecem mais rápido do que aqueles maiores. Sendo assim, quanto maior o animal, mais cedo ele se torna idoso. Eles chegam em cada fase em momentos e velocidades diferentes.

Raças pequenas ou miniaturas atingem seu tamanho final em cerca de um ano e já são considerados adultos. Também foi comprovado que eles envelhecem mais devagar, permanecendo na fase adulta por mais tempo. Por outro lado, raças grandes podem demorar até 2 anos para atingirem sua fase adulta e, por isso, chegam à velhice em menos tempo.

Além da diferenciação de acordo com o porte do animal, fatores externos também fazem diferença quando tratamos da velocidade do envelhecimento do animal. São eles: alimentação de qualidade, cuidados, acesso à tratamentos, entre outros.

Por todos esses motivos, a forma mais precisa de saber a idade de um cachorro é a partir da análise clínica feita por um médico veterinário. Alguns fatores dão pistas, como o estágio de deteriorização dos dentes, incidência de tártaro e crescimento ósseo de membros como patas.

Comparar a idade de cachorro com a idade de um humano torna tudo ainda mais impreciso e não possui efeito científico. É apenas uma forma divertida de aproximar ainda mais nossos pets da nossa vida.

Como saber a idade de gato

gato filhote

Assim como a idade do cachorro, a idade dos gatos também não pode ser comparada de forma precisa com a dos humanos. Enquanto os graus de envelhecimento dos cães variam bastante de acordo com o porte do animal, nos gatos essa variação é menor.

Um cachorro Shih Tzu, por exemplo, pode pesar apenas 6kg e atingir sua maturidade com menos de 1 ano de idade. Enquanto um Doberman pode atingir 1 ano de idade e ainda assim continuar crescendo até atingir 60kg ou mais. Os efeitos da idade também são diferentes em um cãozinho menor e em um grande.

Essa variação também acontece nos gatos. Aqueles menores envelhecem mais devagar, enquanto os maiores chegam à maturidade mais rápido. A diferença é que a variação entre tamanhos de gatos e de cachorro é muito grande. A raça Maine Coon, por exemplo, pode alcançar 16kg, mas no geral, o peso dos gatos varia entre 3 e 5 kg. Isso faz com que o envelhecimento seja mais parecido.

Assim como na idade de cachorro, para saber qual a idade do gato, a forma mais precisa é a partir da avaliação clínica de um médico veterinário.

Cuidados adequados para cada idade de cachorro

Mais do que saber qual a idade de cachorro ou de gato, ou ainda quantos anos o animal teria se fosse um humano, o importante é cuidar do seu pet da forma correta. Cada idade exige uma série de cuidados específicos.

Pesquisas recentes buscam explorar maneiras de aumentar a expectativa de vida dos animais de estimação, mas você como tutor pode garantir que seu pet esteja mais tempo ao seu lado oferecendo qualidade de vida para o bichinho.

Ao longo da sua vida, um cachorro precisa estar em dia com todas as vacinas, ser alimentado com uma ração de qualidade, além de cuidados básicos como higiene, lazer e visitas periódicas ao veterinário. 

Algumas raças possuem características específicas e propensão a desenvolver doenças, então é bom prevenir, sem contar que a castração pode ajudar a aumentar a expectativa de vida do seu amigo.

Para ajudar você a oferecer o melhor para pet e aumentar a longevidade, separamos uma lista completa de produtos para cada fase da vida:

Filhotes

Adultos

Idosos

Quer mais dicas para cuidar do seu pet do jeito que ele merece? Separamos alguns posts para você: