Por que a castração de animais é tão importante?

7 de novembro de 2018

Saúde e Cuidados

A castração de animais tem grande importância e promove muitos benefícios tanto para cães quanto para gatos. Eles se tornam mais saudáveis devido a menor possibilidade da evolução de doenças reprodutivas, propiciando o aumento da expectativa de vida. Veja abaixo quais são as vantagens de castrar seus pets.

Vantagens da Castração de Animais

Nos cães e gatos machos, a castração reduz o aparecimento de tumores de próstata, diminuem o hábito de demarcar território e urinar em objetos da casa. Além disso, as disputas por território diminuem e a tendência é que os animais fiquem mais tranquilos e caseiros.

Consequentemente por existir menos fugas as ruas por parceiras (principalmente os gatos), evita-se casos como atropelamentos, envenenamentos e adquirir doenças como a FIV e FELV nos gatos e a raiva nos cães, que são transmitidas por mordidas (saliva).

Nas fêmeas de cães e gatas, o procedimento reduz o risco de tumores de mamas, evita gravidez psicológica, conhecida como pseudociese, evita as infecções uterinas (piometra) e gravidez indesejada.

Quando realizar a castração de animais

O procedimento de castração pode ser realizado a partir de 2 meses, até aproximadamente 5 meses. Já com as fêmeas, o indicado é antes do primeiro cio, que geralmente acontece neste período. Realizando a castração mais cedo, as vantagens descritas acima são melhores observadas.

Castração de animais: Cuidados pré e pós cirúrgicos

Pré-cirúrgico: antes da cirurgia de castração normalmente são realizados exames pré-operatórios para identificar se o pet está saudável. Os exames mais comuns são: exame de sangue, função hepática e renal.

Pós cirúrgico: O veterinário responsável orientará o tutor sobre os procedimentos deste período. Com relação a água e alimentação, o pet deve comer uma quantidade menor e será indicada pela equipe veterinária.
Restrições a algumas atividades físicas, como correr, pular, são alguns exemplos, uma importante medida é limitar o espaço de circulação pós cirurgia; evitando sangramentos e até mesmo que os pontos se soltem.

Outras recomendações

O tutor deve ficar atento a possíveis anormalidades no local da cirurgia ou se existem vômitos excessivos e perda de apetite. Caso apareça alguns desses sinais, entrar em contato com o veterinário.

Dúvidas sobre Castração de animais

A dúvida mais frequente sobre a castração é se o pet irá engordar após a castração. De fato, a remoção de órgãos que possuem hormônios torna o metabolismo mais lento. Entretanto, não se deve associar a castração ao fato de aumento no peso dos pets e sim ao fato deles se tornarem mais caseiros.

Outra questão que gera questionamento por parte dos tutores é a alimentação dos animais castrados. É importante lembrar aos tutores dos pets castrados devem se consumir alimentos específicos para sua nova condição.

No mercado existem diversas rações para gatos castrados que suprem as necessidades nutricionais dos bichados castrados. Além disso, estas rações especiais cuidam do trato urinário do pet.

As rações para cães castrados possuem um teor mais baixo de gordura, colaborando com a manutenção do peso do animal, característica necessária para manter o pet no peso ideal.

Onde realizar a castração de animais gratuitamente?

O Centro de Controle de Zoonozes oferece castração gratuita em São Paulo. Basta encontrar o endereço mais próximo de você e comparecer nos horários de retirada das senhas de cadastro.

O procedimento de castração deve ser realizado por um médico veterinário, pois este conseguirá fazer as devidas orientações e uma correta avaliação clínica adequada, sempre acompanhando o pré cirúrgico e pós cirúrgico do animal.

Ficou com alguma dúvida sobre castração de animais? Escreva para nós aqui nos comentários!

Autor: Carla Baroni – Educação Corporativa