Como saber que a gata está prenha?

4 de março de 2021

Gatos
gata está prenha bebendo leite na vasilha

Quem tem um felino fêmea precisa saber os sinais que indicam que a gata está prenha. Principalmente se o pet acaba saindo para a rua e não é castrado.

Portanto, se você está procurando os sintomas de uma gravidez felina, este post vai tirar suas dúvidas. Além disso, é importante saber como cuidar de uma gatinha que está esperando filhotes

5 principais sintomas quando a gata está prenha

A verdade é que é um desafio identificar que a gata está prenha nas primeiras semanas. Isso porque somente após 15 dias que os principais sinais aparecem. São eles:

  • As mamas da gata ficam rosinhas e salientes;
  • A vulva pode inchar;
  • O sono aumenta e a carência também;
  • O pet passa a ronronar mais;
  • É possível que o animal tenha ânsia e vômito.

Entretanto, logo o peso também vai aumentar. É depois do primeiro mês que a gata começa a ganhar mais peso, mais ou menos 2 kg, e talvez fique mais cansada, procurando por sua caminha ou um cantinho aconchegante.

O que fazer quando a gata está prenha?

É fundamental ter um veterinário acompanhando toda a gestação da gata, afinal, é um momento de extremo cuidado. Se você ainda não levou o bichinho em uma clínica de confiança, procure uma para fazer os exames necessários.

Se a gata está prenha, a recomendação é trocar a alimentação do pet para uma ração mais nutritiva, como uma Super Premium por exemplo, pois agora ela come por ela e uma ninhada!

É comum nascerem de quatro a seis filhotes quando a gata está prenha, e nos primeiros meses o animal costuma consumir mais gordura para o desenvolvimento dos pequenos. Por fim, ela precisa de nutrientes para que eles não venham ao mundo desnutridos e com falta de vitaminas.

Com quantos meses uma gatinha pode engravidar?

veterinário examinando se a gata está prenha

Entre os 7 e 9 meses acontece o primeiro cio do gato, e ao contrário dos cães, os felinos não têm um ciclo semestral. Isto significa que uma gata pode entrar no cio mais de 2 vezes ao ano, com maior frequência no verão, período que os dias são mais longos.

Se você não quer acabar com uma ninhada de gatinhos em casa, considere a castração. O processo traz diversos benefícios para a saúde do seu pet.

Quanto tempo dura a gravidez de um gato?

O exame veterinário que mostra se a gata está prenha é a ultrassonografia, mas um profissional capacitado já consegue ter uma primeira opinião através da palpação. Todavia, somente após 20 dias é que é possível ter um diagnóstico claro. O ciclo de gestação dura de 40 a 60 dias.

Depois que descobrir que a gatinha está grávida, faça acompanhamento com o veterinário. Se quiser saber quantos filhotes vão nascer, é necessário esperar até 40 dias mais ou menos.

Cuidados com uma gata prenha

Uma gatinha grávida precisa de atenção e carinho, visto que é um período de mudanças físicas e algo que fragiliza o pet. Para mostrar seu apoio, ofereça petiscos de gato que ela gosta, invista em brinquedos para distração. Mas lembre-se, o exercício deve ser moderado durante a gestação.

Se aproximando da hora do parto, que em geral acontece após 60 dias, uma gata que está prenha tem o hábito de procurar lugares tranquilos e escolher um “ninho” para os filhotes. Sendo assim, deixe espaços abertos pela casa. Quando perceber que ela escolheu um lugar, faça dele um ambiente aconchegante para receber os novos integrantes da família.

Vem ler mais sobre o incrível mundo dos gatinhos no blog da Cobasi! Olha só os temas que escolhemos para você: