Parto de gato: o que fazer para ajudar?

Compartilhar:


filhote de gatinho pós parto

Saber quanto tempo dura a gestação e conhecer os principais cuidados durante um parto de gato são essenciais para garantir um nascimento tranquilo e qualidade de vida aos filhotinhos. 

A gestação dos gatos dura entre 58 e 70 dias, mas esse tempo pode variar de acordo com a raça, o porte e a qualidade de vida dos gatos. E então, vamos saber mais sobre todo esse processo? Continue com a gente!

Como saber que a gatinha está grávida?

Os primeiros sintomas da gravidez da gata costumam aparecer a partir dos 15 dias de gestação. Um dos primeiros sintomas é a mudança de comportamento – quando grávidas, as gatas podem ficar mais ariscas, evitar contato com os humanos ou até dormir mais do que o normal. 

Outros sintomas comuns da gravidez felina incluem:

  • nova pelagem ao redor das mamas;
  • abdome maior e mais endurecido;
  • aumento da vulva;
  • mudanças comportamentais, agressividade ou carência;
  • distanciamento de outros animais.

No entanto, a melhor forma de confirmar a gravidez é buscando a orientação de um veterinário. Além disso, a partir da confirmação, a gatinha poderá iniciar um acompanhamento pré-natal. 

Como reconhecer que chegou a hora?

Estar com o pré-natal em dia é fundamental para garantir que os gatinhos nascerão com saúde e a gatinha terá um parto tranquilo. 

Além disso, o pré-natal te ajudará a identificar quando esse momento está chegando. Mas a gata também dará alguns sinais de que o momento de parir está próximo. 

Ela pode sentir falta de apetite, inquietação, procurar por locais tranquilos e ter a temperatura corporal diminuída. Além disso, é comum que as gatas comecem a se lamber excessivamente . 

Quando as contrações começam, a gata costuma soltar um líquido vaginal e miados intensos.

Segundo o veterinário Dr. Pedro Giovannetti, “outro sintoma visto é a gata soltar líquido vaginal, porém se esse líquido estiver na coloração preta ou sanguinolenta, também é recomendado entrar em contato com um médico-veterinário para maiores orientações”.

parto de gato

Chegou a hora! Você sabe o que fazer durante o parto de gato?

A primeira coisa a fazer é preparar os materiais necessários para ajudar a gatinha com o parto. 

Para isso, escolha um local tranquilo e confortável, coloque uma caminha, cobertores e monte um ninho seguro para a gatinha. Deixe próximo à gata um comedouro com água fresca e comida. Pode ser que ela não esteja com fome, mas após o parto vai querer se alimentar. 

Separe toalhas limpas e macias para ajudar a felina a limpar os filhotes após o parto. Além disso, deixe o telefone do veterinário e uma caixa transportadora em um local de fácil acesso, para caso seja necessário buscar ajuda. 

O parto pode durar de 2 a 24 horas, por isso é fundamental que a gata esteja bem confortável durante esse período. Nesse caso, quando perceber que a felina está inquieta, comece a direcioná-la até o ninho que você preparou. 

Na hora do parto, evite o contato próximo – por mais que você queira ajudar, lembre-se que os animais por natureza entendem melhor essas coisas, portanto, fique observando, mas evite ações que possam assustar ou estressar a gata. 

Durante esse tempo, você pode conferir se a gata está liberando os filhotes do saco amniótico e limpando os gatinhos corretamente, mas caso isso não ocorra, ajude a gatinha. 

Os filhotes nasceram! E agora?

Depois que todos os filhotes nascerem, certifique-se de colocá-los para mamar, afinal, a primeira amamentação contém colostro, uma substância fundamental para o sistema imunológico dos filhotes.

Limpe o local e deixe a gata e os filhotes descansarem. “Após o nascimento, a mãe lamberá os filhotes, depois amamentará e estimulará os filhotes a defecarem e urinarem. Isso é um ótimo sinal de que está tudo bem! Caso ocorra alguma rejeição, podemos usar uma toalha para limpar o filhote, facilitando a sua respiração, e oferecer um substituto de leite materno para a sua alimentação”, afirma Pedro. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário