Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Parto de gato: o que fazer para ajudar?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
filhote de gatinho pós parto

Saber quanto tempo dura a gestação e conhecer os principais cuidados durante um parto de gato são essenciais para garantir um nascimento tranquilo e qualidade de vida aos filhotinhos. 

A gestação dos gatos dura entre 58 e 70 dias, mas esse tempo pode variar de acordo com a raça, o porte e a qualidade de vida dos gatos. E então, vamos saber mais sobre todo esse processo? Continue com a gente!

Como saber que a gatinha está grávida?

Os primeiros sintomas da gravidez da gata costumam aparecer a partir dos 15 dias de gestação. Um dos primeiros sintomas é a mudança de comportamento – quando grávidas, as gatas podem ficar mais ariscas, evitar contato com os humanos ou até dormir mais do que o normal. 

Outros sintomas comuns da gravidez felina incluem:

  • nova pelagem ao redor das mamas;
  • abdome maior e mais endurecido;
  • aumento da vulva;
  • mudanças comportamentais, agressividade ou carência;
  • distanciamento de outros animais.

No entanto, a melhor forma de confirmar a gravidez é buscando a orientação de um veterinário. Além disso, a partir da confirmação, a gatinha poderá iniciar um acompanhamento pré-natal. 

Como reconhecer que chegou a hora?

Estar com o pré-natal em dia é fundamental para garantir que os gatinhos nascerão com saúde e a gatinha terá um parto tranquilo. 

Além disso, o pré-natal te ajudará a identificar quando esse momento está chegando. Mas a gata também dará alguns sinais de que o momento de parir está próximo. 

Ela pode sentir falta de apetite, inquietação, procurar por locais tranquilos e ter a temperatura corporal diminuída. Além disso, é comum que as gatas comecem a se lamber excessivamente . 

Quando as contrações começam, a gata costuma soltar um líquido vaginal e miados intensos.

Segundo o veterinário Dr. Pedro Giovannetti, “outro sintoma visto é a gata soltar líquido vaginal, porém se esse líquido estiver na coloração preta ou sanguinolenta, também é recomendado entrar em contato com um médico-veterinário para maiores orientações”.

parto de gato

Chegou a hora! Você sabe o que fazer durante o parto de gato?

A primeira coisa a fazer é preparar os materiais necessários para ajudar a gatinha com o parto. 

Para isso, escolha um local tranquilo e confortável, coloque uma caminha, cobertores e monte um ninho seguro para a gatinha. Deixe próximo à gata um comedouro com água fresca e comida. Pode ser que ela não esteja com fome, mas após o parto vai querer se alimentar. 

Separe toalhas limpas e macias para ajudar a felina a limpar os filhotes após o parto. Além disso, deixe o telefone do veterinário e uma caixa transportadora em um local de fácil acesso, para caso seja necessário buscar ajuda. 

O parto pode durar de 2 a 24 horas, por isso é fundamental que a gata esteja bem confortável durante esse período. Nesse caso, quando perceber que a felina está inquieta, comece a direcioná-la até o ninho que você preparou. 

Na hora do parto, evite o contato próximo – por mais que você queira ajudar, lembre-se que os animais por natureza entendem melhor essas coisas, portanto, fique observando, mas evite ações que possam assustar ou estressar a gata. 

Durante esse tempo, você pode conferir se a gata está liberando os filhotes do saco amniótico e limpando os gatinhos corretamente, mas caso isso não ocorra, ajude a gatinha. 

Os filhotes nasceram! E agora?

Depois que todos os filhotes nascerem, certifique-se de colocá-los para mamar, afinal, a primeira amamentação contém colostro, uma substância fundamental para o sistema imunológico dos filhotes.

Limpe o local e deixe a gata e os filhotes descansarem. “Após o nascimento, a mãe lamberá os filhotes, depois amamentará e estimulará os filhotes a defecarem e urinarem. Isso é um ótimo sinal de que está tudo bem! Caso ocorra alguma rejeição, podemos usar uma toalha para limpar o filhote, facilitando a sua respiração, e oferecer um substituto de leite materno para a sua alimentação”, afirma Pedro. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

21 Comentários

  1. Gabriely meles disse:

    Bom isso pode me ajudar muito pq minha gata está grávida, eu quero ajudar ela na hora do parto e eu das últimas vezes eu fiquei desesperada

  2. Gabriely meles disse:

    Eu quero cuidar dos filhotinhos dela e vendo isso já posso me preparar pra chegada deles e na hora do parto de dela

  3. Beatriz disse:

    Minha gata pariu 1 filhote, eu sei que tem mais filhotes pois eu sinto eles na barriga dela, mas já tem 24 horas que ela pariu somente 1, o que devo fazer para ela parir o resto? Mortos eu sei que não estão,pois sinto eles se mexerem dentro dela…

    • Raquel disse:

      Minha gatinha está em trabalho de parto, porém só pariu 2 e sei que tem mais na barriguinha dela, pois sinto eles se mechendo, o que posso fazer?

      • Cobasi disse:

        Raquel, se a gata está em trabalho de parto e parece haver filhotes retidos, é crucial contatar imediatamente o veterinário. Eles podem orientá-la sobre os próximos passos e fornecer assistência se necessário.

  4. Jeovanna Kreling disse:

    Eu tô com minha gata entrando em trabalho de parto eu não sei o que eu devo fazer

    • Cobasi disse:

      Oi, Jeovanna. Como vai? Comece preparando os materiais necessários, escolha um lugar tranquilo e confortável, coloque uma caminha, cobertores e monte um ninho seguro. Perto de sua gatinha deixe um comedouro com água fresca e comida. Separe toalhas limpas e macias para limpar os filhotes após o parto, mas lembre-se de deixar por perto uma caixa de transporte, caso precise leve ao veterinário 😊

  5. Ana julia disse:

    Não vejo a hora da minha gata Priscila ter os filhotes dela

  6. Sirliane disse:

    To em casa desesperada sem saber o que fazer minha gata está em trabalho de parto e eu não sei como posso ajudar ela

    • Cobasi disse:

      Sirliane, na hora do parto, evite o contato próximo – por mais que você queira ajudar, lembre-se que os animais por natureza entendem melhor essas coisas, portanto, fique observando, mas evite ações que possam assustar ou estressar a gata. E se notar algo estranho, procure ajuda profissional.

  7. Debora disse:

    Minha gata está na quarta gestação e nas últimas três ela sempre me aviso se esfregando e miando no meus pés e sempre fiz massagem e carinho nela no momento ela já pario ja e de custume nos ficarmos de 2 a 4 horas até ela ganhar todos

    • Cobasi disse:

      Olá Debora! Parabéns pela gatinha! Se ela já deu à luz, continue oferecendo suporte, mantendo um ambiente tranquilo, e certifique-se de fornecer uma dieta balanceada. Se notar qualquer sinal de desconforto, consulte um veterinário para garantir a saúde dela e dos filhotes.

  8. Alcineia martins disse:

    Minha gata tem 3 anos, já tá n terceira gestação, hoje eu tirei uma bolsa cheia de líquido dele, i já tem duas horas qui os gatinhos não nasce, ela tá chiando muito, uma ronqueira muito forte, espirrando, ela tá com esporotricose, o nariz muito machucado, as orelhas, o rabo, será qui ela vai ter força pra botar os bichinhos pra fora? Obrigada.

    • Cobasi disse:

      Alcineia, sua gata parece estar enfrentando sérios problemas de saúde, incluindo esporotricose. Leve-a imediatamente ao veterinário para avaliação e tratamento. A situação é urgente e requer assistência profissional.

  9. Anny disse:

    Estou suspeitando q minha gata está grávida e quero me preparar o máximo possível

  10. Cristiane Fernanda disse:

    Minha gatinha está na primeira cria teve 5 filhotes entre oito da manhã até às onze horas acordei por volta das duas horas da manhã do outro dia ela teve mau um filhote no total até agora 7 é normalista intervalo de parto?

    • Cobasi disse:

      Cristiane, o intervalo entre os filhotes pode variar, mas um longo período entre nascimentos pode indicar complicações. Se sua gata está apresentando sintomas de desconforto, é crucial consultar um veterinário para avaliação e orientação adequada.

  11. Rillary disse:

    Minha gata teve os filhotes mais ela quis criá-los em um cômodo meio abandonado da minha casa, e eu estou preocupada, não sei se posso ir lá sempre ou deixar que ela cuide deles sozinha

  12. Djovana disse:

    Minha gata está em trabalho de parto agora e eu estava desesperada pois não sabia o que fazer pra ajudar agora estou mais calma kk

  13. Vaniza disse:

    Minha gata está inquieta a procura de algo
    Já arrumei um local pra ela e agora é só esperar a hora dos gatinhos nascerem

  14. Agamilene disse:

    Minha gatinha pariu ontem e foram 3 gatinho é um morreu ficou preso eu tirei ele hoje ela tá triste

Deixe o seu comentário