Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato com nariz entupido: o que fazer para ajudar?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato com nariz entupido

Os tutores de gato sabem que devem ter atenção aos sintomas atípicos que o pet apresentar e, sempre que necessário, buscar a ajuda de um veterinário. E em casos de gato com nariz entupido, o que fazer? É importante saber, afinal, a condição pode indicar algo sério e estar relacionada a diversas doenças.

Assim como os humanos, os felinos também podem apresentar problemas de congestão nasal. Então, gato com nariz entupido e espirrando pode estar relacionado a diversos fatores, como rinites, tempo seco ou até mesmo gripe felina. 

Portanto, neste texto vamos te ajudar a saber o que fazer para ajudar um gato com catarro no nariz, que pode causar o entupimento. 

Por que o gato fica com o nariz entupido?

A primeira coisa que os tutores associam ao ver um gatinho com nariz entupido é que ele está gripado. No entanto, além do resfriado, existem outros motivos que podem causar a congestão nasal, como uma infecção respiratória ou alergia. 

Além disso, dependendo do pet, objetos pequenos podem ser inseridos nas narinas, deixando o nariz de gato obstruído. Outro problema comum são as infecções dentárias, que podem se estender até a região das narinas.  

Sendo assim, a melhor forma de saber o que está causando o problema no pet é procurando a ajuda de um médico-veterinário, afinal, essa condição pode ser muito incômoda para o bichinho. 

Gato com nariz entupido: sintomas

gato com nariz entupido

Antes de saber o que fazer quando o gato está com nariz entupido, é preciso conhecer os sintomas dessa condição. Por exemplo, os espirros são sintomas clássicos de congestão nasal, mas além deles, é possível identificar outros sinais. Entre eles, estão:

  • Dificuldade de respirar;
  • Tosse;
  • Ronco;
  • Mau hálito;
  • Anorexia;
  • Perda de peso;
  • Apatia;
  • Respiração pela boca.

Agora que você já sabe mais sobre os principais sintomas, também, é fundamental conhecer quais são os problemas que ele pode ter. No geral, alguns tutores associam essa condição com uma gripe em gatos, realizando até tratamentos, ação que pode ser prejudicial e que pode piorar o estado do felino. A seguir, vamos apresentar algumas doenças relacionadas com essa enfermidade.

Quais doenças podem deixar o gato com nariz entupido?

gato com nariz entupido

As doenças que afetam a patologia respiratória podem provocar um processo inflamatório no pet, fator que pode deixá-lo com o nariz entupido. Entre as possíveis condições, estão:

  • Rinite alérgica;
  • Presença de corpo estranho;
  • Rinotraqueíte felina;
  • Sinusite;
  • Tumor.

O que fazer para ajudar um gato com nariz entupido?

Uma das formas de ajudar o gato com o nariz entupido é massageando levemente as narinas do felino. Assim, foque a massagem na zona superior do focinho, pois irá amenizar o incômodo do pet. Além dessa dica, existem outras formas.

Como desentupir o nariz do gato

Outra dica é oferecer ao animal algum alimento quente, pois o calor irá ajudá-lo a respirar melhor. Para isso, prepare uma refeição com base em rações que são adequadas para gatos, mas evite excessos.

Além disso, a terapia a vapor também pode ajudar a desentupir nariz de gato. Portanto, você pode aquecer um pouco de água e fazer uma espécie de sauna com o felino, de forma que o vapor entre por suas narinas desobstruindo as vias respiratórias. O chuveiro também pode ser uma ótima alternativa.

Basta ligar o chuveiro no quente e manter a porta do banheiro fechada. Coloque o gato lá dentro por alguns minutos, mas, claro, fique com ele. Limpe frequentemente o focinho do gato, usando um algodão umedecido em água morna ou soro. Mas se atente para que a água não esteja muito quente, pois pode machucar o gato. 

Faça isso especialmente em épocas de tempo seco e quando o gato está resfriado. Mas, lembre-se sempre que qualquer procedimento de tratamento precisa ser validado por um profissional, afinal cada caso é um caso. Ou seja, o seu animal pode precisar de uma ação mais específica para a condição dele.

Como evitar essas doenças?

No médico-veterinário, o tratamento para congestão nasal pode variar de acordo com os sintomas do felino. O profissional poderá indicar o uso de medicamentos específicos para gatos, como cremes nasais e anti-histamínicos em casos de alergias.

Para as situações mais graves ligadas a pneumonias, infecções ou rinotraqueíte, pode ser necessária a aplicação de antibióticos. Embora o ideal seja levar o animal ao médico-veterinário para tratar a congestão nasal, existem alguns métodos que o tutor pode fazer em casa para ajudar o felino, como:

  • Manter a vacinação do pet em dia;
  • Vermifugar o animal para prevenir ou eliminar, vermes que comprometam o sistema imunológico;
  • Garantir uma alimentação de qualidade;
  • Oferecer água limpa e fresca em bebedouros;
  • Gatificação;
  • Entre outros.
gato com nariz entupido

Por isso, reforçamos a importância de contar com um profissional para diagnosticar, analisar e definir as melhores formas para tratar essa enfermidade. Não deixe de consultar um especialista antes de medicar seu gato.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

11 Comentários

  1. Eliete disse:

    Minha gata esta muito sufocada o que fazer

  2. Vanda disse:

    Obg ajudou bastante minha gatinha estava espirrando hoje e fiz o método de massagear ,e limpar com soro ,mas estou observando se realmente é só espirro, ou tenha que levar ao veterinário

  3. Erica disse:

    Como cuidar de gato resfriado

  4. Silvina Bonfim disse:

    Obrigada pela ajuda,já q não tenho condiçao de levar em veterinário

  5. Elaine Alexandre disse:

    O gato resfriado pode tomar decongex plus

    • Cobasi disse:

      Oi Elaine, como vai? Todas as prescrições de medicação devem ser passadas por um medico-veterinário. Indicamos uma visita a SPet mais próxima de sua casa 🙂

  6. Cadu disse:

    Meu gato está respirando forte,com a boca aberta e fazendo um barulho estranho aparentemente vindo do nariz,o que fazer?

Deixe o seu comentário