Gato com nariz entupido: o que fazer para ajudar?

Compartilhar:


gato com nariz entupido

Os tutores de gato sabem que devem ter atenção a sintomas atípicos que o pet apresentar e, sempre que necessário, buscar a ajuda de um veterinário, certo? E em casos de gato com nariz entupido, o que fazer? É importante saber, afinal, a condição pode indicar algo sério e estar relacionada a diversas doenças.

Assim como os humanos, os gatinhos também podem apresentar problemas de congestão nasal, e isso pode estar relacionado a diversos fatores, como rinites, tempo seco ou até mesmo gripe felina. 

Portanto, neste texto vamos te ajudar a saber o que fazer para ajudar um gato com catarro no nariz, que pode causar o entupimento. 

O que causa a congestão nasal no pet?

A primeira coisa que os tutores associam ao ver um gato com nariz entupido é que ele está gripado. No entanto, além do resfriado, existem outros motivos que podem causar a congestão nasal, como uma infecção respiratória ou alergia. 

Além disso, dependendo do pet, objetos pequenos podem ser inseridos nas narinas, causando o entupimento nasal. Outro problema comum são as infecções dentárias, que podem se estender até a região das narinas.  

Sendo assim, a melhor forma de saber o que está causando o problema no pet é procurando a ajuda de um médico-veterinário, afinal, essa condição pode ser muito incômoda para o animalzinho. 

Quais são os sintomas de gato com nariz entupido?

É muito comum ver gato com nariz entupido e espirrando. Esses espirros são sintomas clássicos de congestão nasal, mas além deles, é possível identificar outros sintomas. Entre eles, estão:

  • dificuldade de respirar;
  • respiração pesada;
  • tosse;
  • ronco;
  • respiração pela boca.

No veterinário, o tratamento para congestão nasal pode variar de acordo com os sintomas do felino. O profissional poderá indicar o uso de cremes nasais e anti-histamínicos em casos de alergias.

Para as situações mais graves ligadas a pneumonias, infecções ou rinotraqueíte, pode ser necessária a aplicação de antibióticos.

Embora o ideal seja levar o animal ao veterinário para tratar a congestão nasal, existem alguns métodos que o tutor pode fazer em casa para ajudar o felino, especialmente caso ele já saiba qual é a causa do problema. 

O que fazer para ajudar um gato com nariz entupido?

gato com nariz entupido

Uma das formas de ajudar o gato a lidar melhor com o nariz entupido é massageando levemente as narinas do felino. Assim, foque a massagem na zona superior do focinho, pois irá amenizar o incômodo do pet. 

Outra dica é oferecer ao animal algum alimento quente, pois o calor do alimento irá ajudar o felino a respirar melhor. Para isso, prepare uma refeição com base em alimentos que são permitidos para gatos, mas evite excessos.

A terapia a vapor também pode ajudar. Para isso, você pode aquecer um pouco de água e fazer uma espécie de sauna com o felino, de forma que o vapor entre por suas narinas desobstruindo as vias respiratórias.

O chuveiro pode ser uma ótima alternativa. Basta ligar o chuveiro no quente e manter a porta do banheiro fechada. Coloque o gato lá dentro por alguns minutos, mas, claro, fique com ele. 

Limpe frequentemente o focinho do gato, usando um algodão umedecido em água morna ou soro. Mas se atente para que a água não esteja muito quente a ponto de ferir o gato. 

Faça isso especialmente em épocas de tempo seco e quando o gato está resfriado. Caso esse problema esteja acontecendo com frequência, não hesite em procurar ajuda veterinária. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. Eliete disse:

    Minha gata esta muito sufocada o que fazer

  2. Vanda disse:

    Obg ajudou bastante minha gatinha estava espirrando hoje e fiz o método de massagear ,e limpar com soro ,mas estou observando se realmente é só espirro, ou tenha que levar ao veterinário

  3. Erica disse:

    Como cuidar de gato resfriado

  4. Silvina Bonfim disse:

    Obrigada pela ajuda,já q não tenho condiçao de levar em veterinário

Deixe o seu comentário