Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato tem rinite? Tudo o que você precisa saber sobre a rinite em gatos

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato tem rinite

Problemas nasais acometem cães e gatos com frequência, afinal, inflamações e infecções são comuns, causadas por uma série de fatores. Mas você já parou para pensar quais problemas são mais comuns entre os felinos? Será que a rinite em gatos realmente existe e afeta esses bichinhos?

Não se preocupe, vamos sanar todas as suas dúvidas! Confira um guia completo sobre rinite em gatos!

E então, gato tem rinite?

Sim! Embora relacionada quase sempre aos seres humanos e às suas reações alérgicas ao próprio felino, a rinite em gatos é um problema real. Ela nada mais é que uma reação alérgica que, como consequência, desenvolve uma inflamação na cavidade nasal.

Quando os seios nasais também ficam inflamados, o pet poderá sofrer um quadro de rinossinusite.

Além disso, a rinite pode ser crônica quando perdura por mais de três semanas, de maneira contínua ou intermitente. Sendo assim, os tutores precisam cuidar ativamente do pet e estar sempre atento aos seus hábitos, para evitar que o problema se prolongue.

Sintomas

Não é difícil verificar os sintomas da rinite em gatos. Na maioria das vezes, os bichinhos espirram com maior frequência e expelem secreção nasal transparente, amarela ou verde. Outros sinais clínicos que podem se manifestar são:

  • respiração ruidosa;
  • deformação facial;
  • mau hálito;
  • dores;
  • perda de peso;
  • apatia.

O que causa rinite em gatos?

rinite em gatos

Existem dois tipos de rinite felina: a primária e a secundária.

A primária é derivada de alergias, inflamações, bactérias, fungos, neoplasias ou pólipos sinonasais.

Já o problema secundário está relacionado a traumatismos (como quedas), corpos estranhos, parasitas e problemas dentários.

Nos casos mais comuns, a rinite se associa a algum dos fatores a seguir.

  • Corpos estranhos e alergias, como pólen e sementes, e alérgenos, como, ácaros, poeira e cheiros fortes. Todos esses fatores desencadeiam processos inflamatórios – que também podem evoluir para doenças mais graves.
  • Problemas dentários – o acúmulo de comida entre os dentinhos predispõe o pet às placas bacterianas. Elas, por sua vez, produzem pus, fator que facilita a proliferação da infecção para outras cavidades.
  • Doenças infecciosas – nesse caso, elas aumentam a chance do gato em contrair rinite.

Além disso, é comum que o pet com rinite também tenha sinusite. Se o problema se tornar crônico, a proliferação contínua de bactérias poderá atingir os sistemas respiratório, bucal, ocular e nervoso. 

Então, se não tratadas, a rinite e sinusite crônicas podem desencadear problemas ainda mais graves que levam o pet a óbito.

Tratamento para rinite felina

Há uma série de tratamentos para gato com rinite, que variam de acordo com o agente causador do problema. Por isso, ao notar que seu animal de estimação está apático e espirrando bastante, vá ao veterinário! Só ele poderá indicar o melhor tratamento para que seu bichinho melhore o mais rápido possível.

A rinite causada por bactérias ou fungos é tratada com antibióticos, ou antifúngicos, respectivamente. Anti-histamínicos são recomendados para rinite alérgica e também é recomendado que o tutor evite o contato do pet com agentes alérgenos.

Além disso, a umidificação com nebulização ou inalação são dois processos muito recomendados para aliviar e reduzir sinais clínicos.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. Gláucia borges disse:

    Sobre as doenças felinas ! Eu tenho muitos gatos sou protetora de animais e no momento estou com um filhotinho de 2 meses aqui com rinotraqueite e hoje comecei o tratamento dele mas só que a mãe dele começou tbm com o mesmos sintomas espirrando mas tem um porém ela depois que deu cria ficou muito arisca e eu estou tentando ganhar sua confiança para poder trata la! Ela está muito medrosa quase não deixa por a mão nela e eu estou muito preocupada como vou pegar ela para poder fazer o tratamento? E eu tenho mais de 15 gatos! Um pouco lá fora na casinha do fundo e tbm ficam no quintal! E uns 8 aqui dentro! Mas agora estou com esta gata precisando muito de uma ajuda porque não sei o que fazer e eu preciso muito castrar ela tbm! Fazer o tratamento e depois castra la! Como devo fazer?😥

    • Cobasi disse:

      Oi Glácia, como vai? Trate primeiro a rinotraqueíte e depois pense na castração. Lembre-se para realizar a cirurgia ela precisa estar saudável e forte para a recuperação

  2. Valdirene Prado disse:

    Minha gata tem rinite. Ela sofre muito com isso. Já tentei vários veterinários, nenhum indicou um remédio eficaz. Tenho uma grande dificuldade em ministrar remédio oral, ela só come ração sólida. Baba e vomita remédio oral.

  3. Kate disse:

    Tenho um gato de 5 anos, esse ano atacou uma rinite profunda nele. Os veterinários indicaram a rinoscopia, pois poderia ser pólipo. Fiz os exames e não acusou. Tomou 10 dias de antibiótico e ficou ótimo. Uma semana depois, o problema começou de novo. Nem veterinários e nem eu sabemos mais o que fazer…😔

    • Jane disse:

      A minha gata tbem está assim. Tomou antibióticos por 15 dias e ficou bem, após 1 semana voltou novamente a espirrar com secreção. Os exames não acusaram nada. Creio ser alergia

  4. Mirilandes Tavares disse:

    Minha filha de quatro patas fugiu de casa passando três dias fora e pegou muita chuva. Está com o nariz entupido e espirrando muito..será que está com rinite?
    O que fazer?

    • Cobasi disse:

      Olá, Mirilandes! Como vai?
      Somente um médico-veterinário pode diagnosticar a renite em seu gato. Recomendamos que leve o pet para uma consulta com o especialista!

Deixe o seu comentário