Gato espirrando muito? Veja o que pode ser!

Compartilhar:


gato espirrando muito

Existem algumas coisas nos animais que nós consideramos comuns, mas é sempre bom estar em alerta. Por exemplo, um gato espirrando muito é algo que, com o tempo, pode se tornar grave. Portanto, quanto antes o tutor percebe o problema e o tratamento é realizado, mais rápido o pet pode parar com essas crises.

Pensando nisso, trouxemos um conteúdo com possíveis motivos para o felino estar espirrando bastante nos últimos tempos. Pode ser por alergias, gripe ou que um alerta para outras doenças, ou seja, é bom estar sempre atento.

Então, vamos lá? Acompanhe o conteúdo para saber mais sobre o gato espirrando muito!

Gato espirrando muito: o que pode ser?

Existem alguns sintomas que podem acompanhar os espirros do seu gato. As doenças possíveis vão de uma simples gripe felina até problemas um pouco mais graves. Abaixo listamos alguns outros sinais que devem ser notados caso o tutor observe o gato espirrando muito. Confira!

  • Olhos vermelhos ou inchados;
  • secreção nasal amarelada ou esverdeada;
  • problemas respiratórios;
  • perda de peso;
  • apatia;
  • febre;
  • tosse;
  • inflamação dos linfonodos (gânglios).

É sempre bom lembrar que, caso o seu gatinho esteja apresentando algum desses sintomas, você deve levá-lo imediatamente ao médico-veterinário para que ele receba os primeiros cuidados. Dessa forma, o profissional pedirá alguns exames para constatar um diagnóstico correto do estado do animal, tratando o problema da maneira mais adequada possível.

Possíveis causas do excesso de espirro do gato

Depois de já saber o que pode ser derivado do espirro do seu pet, é importante saber quais problemas ele pode ter por conta desses espirros. Alguns tutores notam sintomas e já constatam uma gripe felina, então logo tratam o animal em casa. No entanto, isso pode fazer com que ele piore.

É por isso que sempre frisamos que é preciso levá-lo ao veterinário logo nos primeiros sintomas. Contudo, é bom que você já saiba o que pode ser o gato espirrando muito para entender o que o veterinário diz após o diagnóstico. Veja alguns casos a seguir.

Gato espirrando muito – Infecção viral

Os vírus que provocam infecções respiratórias nos animais são o herpes felino e o calicivírus. De fato, essas infecções fazem com que o gato espirrando muito seja o primeiro passo para você perceber algo errado, além de febre e tosse.

Elas são contagiosas, portanto, aos primeiros indícios, caso tenha mais animais em casa, deixe o pet doente em isolamento, para não contaminar os outros.

Infecção bacteriana

As bactérias clamídia e bordetella são as mais comuns, e extremamente contagiosas para os felinos. As principais formas de contágio são através de comedouros e bebedouros. Portanto, mantenha-os limpos e higienizados para que o bichano não tenha nenhuma infecção bacteriana.

Gato espirrando muito? Veja o que pode estar acontecendo

Objetos presos no nariz

Talvez o problema do seu animalzinho seja algo muito mais simples do que se imagina. Ou seja, o gato pode estar espirrando muito por conta de alguma coisa que está presa em seu nariz, e enquanto ele não consegue tirar, ele fica espirrando por bastante tempo.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário