Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato espirrando: Descubra o que o seu gato sente

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato laranja espirrando
Um gato espirrando pode ser apenas poeira, mas é preciso atenção.

Um gato espirrando pode ser um indicativo de que o seu animal teve contato com poeira ou até ser o sintoma de algo mais sério.

Por isso, fique com a gente e descubra o que significa um gato espirrando, as principais causas, sintomas e como cuidar do bem-estar do seu pet.  

Gato espirrando: o que é?

Quando um gato está espirrando, quer dizer que o organismo do felino está tentando expelir um objeto estranho, por via respiratória.

Se o espirro do gato for esporádico, não precisa se preocupar. Entretanto, se ele for frequente, pode ser sinal de algum problema de saúde. Conheça os principais.

1. Problemas dentários

Problemas dentários são uma das causas de um gato espirrando, principalmente se o espirro estiver acompanhado de sangue.

Dores de dente, gengivite felina, mau hálito, inflamação e tártaro estão relacionadas a um gato espirrando com frequência. E a explicação é bem simples.

Como a boca e o sistema respiratório do felino estão diretamente conectados, qualquer problema odontológico pode fazê-lo espirrar.

2. Alergia ao ambiente

Assim como nós humanos, os gatos sofrem com alergia a algum agente estranho no ambiente. E o sinal disso são os espirros.

Os principais causadores de alergia em gatos são mofos, pólen de flores, ácaros ou até mesmo algum ingrediente de ração. Nessas situações é comum ver os gatos espirrando e tossindo.

3. Infecções virais

Outro motivo de um gato espirrando com frequência são as doenças virais. Elas geralmente afetam animais que estão com o sistema imunológico comprometido. As principais doenças são:

Vírus da imunodeficiência felina (FIV)

Um gato que esteja com recorrente, pode ser um sintoma de FIV, também conhecido como AIDS felina. Se não tratada corretamente, essa doença pode ser fatal.

O seu contágio se dá por meio do contato com a saliva ou arranhaduras de um gato infectado. Em geral, acontece com animais de estimação com fácil acesso à rua.

Apesar de ser uma doença que não tem cura, com o tratamento adequado, é possível que ela seja controlada. Assim, o pet poderá manter a qualidade de vida.

Rinotraqueíte viral felina

A Rinotraqueíte viral felina é a grande vilã quando se fala de infecções virais em gatos, já que ela representa 50% dos casos.

Causada pelo vírus Herpesvírus felino 1, os seus principais sintomas são: gato espirrando, febre, falta de apetite, conjuntivite e corrimento nasal.

Calicivírus felina

A Calicivírus felina é uma doença viral grave que afeta o sistema respiratório de nossos animais de estimação. Por causa disso, o tutor precisa ficar atento aos sintomas.

Um indício de que ele pode estar com essa doença, além de ficar espirrando por longos períodos são: feridas na boca, letargia, bolhas, febre e o gato ficar babando.

4. Infecções bacterianas

Além das doenças virais, infecções causadas por bactérias tem como um dos sintomas o gato espirrando. As duas principais doenças são a Bordetella e a Clamídia Ocular Felina.

Os principais sintomas relacionados a essas infecções são: espirros, secreção ocular e nasal, tosse, febre e dificuldade em respirar.

No caso da Clamídia Ocular felina, se a infecção estiver avançada, o seu animal de estimação pode sofrer com úlceras na córnea e conjuntivite. Por isso, é preciso ficar sempre atento.

Gato espirrando muito: o que fazer?

gato espirrando deitado no sofá
Ao perceber um gato espirrando, procure por outros sintomas como febres e tosses

Se você perceber que o seu gato está espirrando muito, a primeira coisa a se fazer é se atentar aos demais sintomas como, por exemplo, tosses e febres.

Em seguida, o recomendado é não deixar que seu gato tenha contato com outros animais. Fazendo isso, você evita que possíveis doenças virais e bacterianas contaminem outros pets.

Com os demais gatos da casa protegidos, chegou a hora de procurar um médico-veterinário de confiança. Só ele poderá realizar os exames para um diagnóstico preciso.

A partir da confirmação da doença, o especialista irá determinar quais são os medicamentos necessários e o tempo de tratamento adequado para o gato.

Gato espirrando: como evitar?

O melhor tratamento para um gato espirrando é evitar que ele fique exposto a doenças virais, bacterianas e agentes causadores de alergia. Para isso, siga alguns cuidados:

  • coloque telas nas janelas e bloqueie rotas de fuga para a rua;
  • faça visitas frequentes ao veterinário para monitorar a saúde do pet;
  • nunca faça uso de automedicação;
  • invista em coleiras e remédios antipulgas e carrapatos;
  • mantenha o calendário de vacinação em dia;
  • evite flores tóxicas para pets em casa;
  • lave frequentemente os comedouros e bebedouros;
  • use produtos de limpeza não alérgicos para animais de estimação;
  • limpe a caminha, brinquedos e acessórios de gatificação;
  • ofereça ração recomendada pelo veterinário.

Seguindo esses cuidados, você evita que seu gato fique espirrando e possa contrair doenças mais graves. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe a pergunta nos comentários.

Fique por dentro…

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Nauriel disse:

    Meu gato está espirrando me indica um remédio bom para mim dar para ele

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      Para indicar a medicação adequada é necessário entender o que leva seu pet a espirrar. Recomendamos que converse com um médico-veterinário de confiança.

Deixe o seu comentário

9 sinais que seu gato te ama 7 dicas para cuidar de gato no calor O gato de cada signo Esporotricose em gatos: como evitar a zoonose Gato vira-lata: conheça e se apaixone!
9 sinais que seu gato te ama 7 dicas para cuidar de gato no calor O gato de cada signo Esporotricose em gatos: como evitar a zoonose Gato vira-lata: conheça e se apaixone!
9 sinais que seu gato te ama 7 dicas para cuidar de gato no calor O gato de cada signo Esporotricose em gatos: como evitar a zoonose Gato vira-lata: conheça e se apaixone!