Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Doenças transmitidas pelo gato: saiba quais são

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Existe uma série de doenças transmitidas pelo gato, algumas mais simples de tratar e outras com elevado grau de complicação. Conheça algumas delas agora e saiba como identificar os sintomas para iniciar o tratamento.

Toxoplasmose

Trata-se de uma doença superinfecciosa, causada pelo parasita “Toxoplasma Gondii”, tendo como hospedeiro definitivo os gatos não tratados, e intermediário, as pessoas. A transmissão da toxoplasmose ocorre através da inalação ou ingestão da forma infectante do parasita em questão. Isso se dá pelo contato com fezes de gatos infectados sem as medidas de proteção ou pela ingestão de oocistos do parasitas presentes no solo ou areia.

Alergia respiratória

O pelo dos gatos é uma das principais causas de alergia respiratória. Isso se torna visível por meio de sintomas alérgicos, tais como espirros, inchaço das pálpebras dos olhos, impasses respiratórios. Além disso, em casos mais graves, resulta em asma.

Por esse motivo, é recomendado que as pessoas que possuem alergia a gatos evitem o contato e não os tenha em casa. Assim, colocando sua saúde em primeiro lugar!

Infecção por Bartonella Henselae

A Bartonella Henselae diz respeito a uma bactéria capaz de infectar os gatos, transmitida através de arranhões feitos pelo animal. Isso faz com que essa bactéria tenha o nome de “doença da arranhadura do gato”.

Depois do arranhão, a bactéria entra no organismo e pode gerar infecções na pele das pessoas que contam com o sistema imune comprometido ao uso de medicamentos, doenças ou mesmo transplantes.

Se a saúde da pessoa estiver em dia, a infecção raramente será algo grave. Porém, é sempre importante prevenir, mantendo a distância de gatos ariscos, com costume de morder ou arranhar. Se o animal não gosta de brincadeiras, evite forçá-lo a fazer o que não quer.

Doenças transmitidas pelo gato comum: micose de pele

A micose de pele é uma das doenças transmitidas pelo gato mais comuns de acontecerem, e acontece através do contato da pele com gatos que vivem na rua ou que estão expostos a outros felinos. Dessa forma, quanto mais tempo expostos, maior é a probabilidade de adquirir fungos, transmitindo-os para as pessoas logo em sequência.

Para descartar o desenvolvimento de micoses (tratadas com antifúngicos conforme a orientação médica, como o Cetoconazol, por exemplo), é importante evitar o contato com os gatos que não estejam tratados.

Síndrome da larva migrans visceral

A síndrome da larva migrans visceral, também conhecida como Toxocaríase Visceral, é uma doença infecciosa causada pelo parasita “Toxocara Cati”, encontrado – com frequência – nos animais domésticos.

Sua transmissão para as pessoas ocorre por meio da ingestão ou contato com ovos desse parasita, presentes nas fezes do gato contaminado.

Esporotricose

A esporotricose é uma doença transmitida por meio de mordidas ou arranhaduras de um gato contaminado com o fungo causador do problema, sendo este o “Sporothrix Schenckii”. O tratamento pode ser feito com o uso de antifúngicos, tais como Tioconazol, sempre com orientação médica.

Quando o animal tem esta doença, torna-se comum surgirem feridas que não cicatrizam na sua pele. Quanto mais alto estiver o grau da doença, maior é a quantidade de feridas.

Se você perceber sintomas, pode ser alguma das doenças transmitidas pelo gato citadas acima. Dessa forma, antes de medicar seu felino, é de extrema importância procurar um veterinário, porque ele, mais que ninguém, saberá quais os primeiros passos a serem tomados.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

11 Comentários

  1. O gato pode transmitir doenças graves ? disse:

    Meu filho tem uma gata e ela é o chodozinho da casa e eu e ele são alergicos

  2. Leticia disse:

    Vcs apresentaram as doenças transmissíveis dos gato, né? Mas quais os sintomas que o ser humano infectado tem? Como vou saber se meu filho esta com alguma doença transmitida por gatos? Essas doenças causam dor de barriga? Coceira nas pernas? Bolotas no couro cabeludo???

    • Cobasi disse:

      Olá, Leticia. Tudo bem?

      As zoonoses são doenças que podem ser transmitidas entre animais e pessoas. Essas doenças podem ser causadas por fungos, bactérias, vírus ou parasitas.

      Desta maneira, cada uma delas pode apresentar sintomas diferentes, deixaremos aqui um conteúdo completo sobre as zoonoses, mas em casos de dúvidas, procure um médico rapidamente!

      https://blog.cobasi.com.br/o-que-sao-zoonoses/

  3. Leila Aparecida disse:

    Se engerir um pelo de gato no alimento esse ficar parado no organismo que consequência pessoa vai ter

    • Cobasi disse:

      Olá, Leila! Tudo bem?

      Bom, cada organismo pode reagir de uma forma, recomendamos que vá ao hospital para se certificar de que está tudo bem!

  4. Elisangela disse:

    Desde pequena tenho gatos, com 9 anos eu dormia com 4 e eram meio largadinhos, não tínhamos acesso a tudo que tem hoje. Bom, nunca adoeci por causa deles. Até hoje. Tenho 48 anos. Porém, qd casei deixei meus gatos com minha mãe e hoje meu filho tem 7 anos e ele espirra muito na presença dos gatos. Ele fica parecendo estar resfriado. Então cada um reage de um jeito. Só sei que temos que cuidar com responsabilidade, castrar, vacinar, limpar a areia todo dia e etc…

  5. Como Faso para me cura se eu for pegar está micose do Gato disse:

    Os médicos estão respeitando medicamentos que não resolva está micose transmite pelos Gatos

  6. Regina Beatriz Marques disse:

    Meu Gato está com esporotricose
    Tenho que sacrificar ele não tem mais oque fazer as medições não fizeram efeito e acho que fui contaminada com a doença dele não sei onde procurar ajuda

    • Cobasi disse:

      Regina, lamento saber que seu gato está com esporotricose e que o tratamento não teve efeito. Em casos como esse, é crucial consultar um veterinário especializado em doenças infecciosas e pedir orientações sobre possíveis opções de tratamento.

  7. Valter Dias godoy disse:

    Virilha inchada nariz escorrendo coceiras nos olhos parece olhos estão meio inchado , suponho que tenho alguma doença de gato.

    • Cobasi disse:

      Olá Valter, se você está apresentando sintomas como virilha inchada, nariz escorrendo e coceiras nos olhos após interações com gatos, recomendamos procurar um profissional de saúde para avaliação e orientação adequada sobre possíveis causas e tratamentos.

Deixe o seu comentário