Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Toxoplasmose: tudo sobre a doença do gato

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
toxoplasmose gato
Nem todo gato transmite toxoplasmose.

Uma das doenças mais comuns do mundo, a toxoplasmose é causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e costuma ser associada aos gatos. Apesar de ser uma zoonose, ela não é tão facilmente transmitida pelo gato para as pessoas. Infelizmente, o medo e a desinformação ainda contribuem para o abandono dos felinos.

Para tirar todas as suas dúvidas e ajudar a diminuir o preconceito com relação à doença, preparamos um guia com tudo que você precisa saber sobre a toxoplasmose felina.

Todo gato tem toxoplasmose?

Essa costuma ser uma pergunta muito comum e que acaba assustando alguns tutores. No entanto, nem todo gato tem toxoplasmose. Na verdade, são poucos os que foram contaminados com o protozoário Toxoplasma gondii. Na média, apenas entre 10% a 15% dos felinos estejam infectados com o parasita. 

Além disso, a infecção com o parasita não causa, necessariamente, a doença em humanos. A toxoplasmose tem mais chances de se desenvolver em pacientes com o sistema imunológico debilitado, como portadores de HIV, transplantados e idosos.

Como o gato transmite a toxoplasmose?

Primeiro vamos entender como os gatos se contaminam com o parasita da toxoplasmose. Os felinos que vivem ou têm acesso à rua estão mais predispostos a ingerir carne de caça, como aves e roedores, que podem estar contaminados com o parasita Toxoplasma gondii. 

Os gatos apresentam a doença quando filhotes e é apenas nesta fase que eliminam os oocistos do protozoário nas fezes. A estimativa é que apenas 1% dos felinos eliminem esses cistos no ambiente. 

A doença é transmitida pelo gato quando o humano ingere os oocistos presentes nas fezes de um gato infectado. Isso pode acontecer pelo consumo de vegetais e legumes mal lavados. Como também pelo hábito de levar a mão à boca sem lavar, principalmente depois de fazer jardinagem ou manipular a caixa de areia do gato.

Como pode pegar toxoplasmose?

toxoplasmose gato
Lave as mãos depois de limpar a caixinha de areia do seu gato.

Ao contrário do que muita gente pensa, não é só o gato que transmite a toxoplasmose. Existem três principais formas de transmissão da “doença do gato”.

  1. A forma mais comum de transmissão é pela ingestão de carne contaminada bovina, suína ou de aves, crua ou mal cozida. Consumo de leite cru, não pasteurizado, além de queijos que estejam contaminados com o protozoário. 
  2. A toxoplasmose também pode ser transmitida pela mãe ao filho durante a gravidez, chamada transmissão transplacentária. A atenção em relação à doença do gato na gravidez é porque a contaminação pode causar malformações fetais e aborto.
  3. O gato transmite toxoplasmose apenas se o humano consumir acidentalmente fezes contaminadas, seja por não lavar as mãos ou utilizar água contaminada. 

Uma informação importante é que o cisto do Toxoplasma gondii permanece vivo por até 6 meses em água com temperatura ambiente. Por isso, é muito comum a contaminação acontecer pela ingestão de água contaminada, como também ao consumir alimentos lavados com ela. 

Atualmente, a toxoplasmose é classificada como uma doença transmitida por alimentos. Então, grávidas podem ter contato com gatos e você não deve abandonar o seu felino por medo da toxoplasmose.

Como prevenir a toxoplasmose?

As principais formas de prevenir a toxoplasmose felina é evitar que o gato tenha acesso à rua e manter a alimentação apenas de ração. Além disso, você pode seguir as recomendações abaixo:

  • sempre lave bem as mãos antes de cozinhar;
  • higienize verduras, frutas e legumes com água filtrada e descontaminada;
  • evite comer carne crua ou mal passada;
  • evite beber leite que não seja pasteurizado;
  • use luvas e lave bem as mãos depois de limpar a caixa sanitária do seu gato;
  • use luvas quando for praticar jardinagem;
  • mantenha o seu gato sempre bem alimentado;
  • leve seu gato regularmente ao médico-veterinário de confiança;
  • limpe a caixa de areia do gato com o auxílio de luvas de borracha e higienize completamente, pelo menos uma vez por semana.

Como descobrir a toxoplasmose em gatos?

Um gato com toxoplasmose não costuma apresentar sintomas. Assim como em humanos, a doença pode ser confundida com um leve resfriado. 

Entretanto, podem aparecer alguns sintomas de toxoplasmose em gatos como pneumonia, icterícia, cegueira (conhecida como toxoplasmose ocular), além de tipos de alteração no sistema nervoso como andar em círculos e convulsão. 

Por isso, para saber se um gato tem toxoplasmose é necessário fazer exames laboratoriais que incluem uma avaliação sorológica com titulação. Logo após a realização do exame, o médico-veterinário pode realizar o diagnóstico e recomendar antibióticos para o tratamento da toxoplasmose.

Lembre-se de que não existe vacina contra a toxoplasmose. Logo, a melhor forma de evitá-la é não deixar que seu gato tenha acesso à rua e manter a higiene sempre em dia.

Resumo sobre a toxoplasmose em gatos:

  • não se pega toxoplasmose ao acariciar um gato;
  • nunca abandone seu gato por medo de contrair a doença. E abandono é crime com pena de detenção de até cinco anos!
  • a toxoplasmose é transmitida ao ingerir alimentos contaminados;
  • cães, pombos e mordidas de gatos não transmitem toxoplasmose;
  • se você ficar grávida, não deve abandonar seu gato. Apenas, mantenha bons hábitos de higiene.

Ficou com alguma dúvida sobre a toxoplasmose? Deixe uma mensagem nos comentários.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário