Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Convulsão em gato: o que fazer, causas, sintomas e prevenção

| Atualizada em

Colaboração de Marcelo Tacconi | médico-veterinário   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato deitado no cão com convulsão
Um dos principais sinais de convulsão em gatos é o animal ficar deitado de lado

Convulsão em gatos é uma questão que deixa os tutores sempre em alerta, pois é um evento mais comum do que parece.

Por isso, nós convidamos Marcelo Tacconi, médico-veterinário da Educação Corporativa da Cobasi.

Ela vai nos ajudar a contar tudo sobre a convulsão em gatos: o que fazer e não fazer ao prestar os primeiros socorros, causas, sintomas, tratamento e prevenção. Confira!

O que é convulsão em gato?

A convulsão em gato é um distúrbio neurológico que tem como principal característica atividade elétrica anormal no cérebro.

O reflexo dessa atividade intensa são disparos elétricos que causam movimentos involuntários e excesso de salivação. Podemos dizer que uma crise convulsiva em felinos é como se ocorresse um curto-circuito dentro do cérebro do pet.

Tipos de convulsão em gato

Podemos classificar a convulsão em gato em dois tipos. Essa divisão é feita para poder determinar a intensidade da crise convulsiva. Conheça melhor os tipos de convulsão em gatos que existem.

Convulsão generalizada

Convulsões generalizadas são aquelas que afetam todo o corpo do animal de estimação, inclusive sendo a variação com maior incidência. Os seus efeitos são: salivação, não ter controle sobre urina e fezes, movimentos involuntários e perda da consciência.

Convulsão parcial

Convulsões parciais em gatos são aquelas que afetam apenas algumas áreas do cérebro. Nesse caso, é comum o felino sofrer com espasmos, alucinações e tremores musculares.

O que causas da convulsão em gato?

A convulsão em gatos é um distúrbio que pode ser causado por uma série de fatores, que vão desde doenças, questões genéticas, uso medicamentos, etc… Confira quais sãos principais causas de um gato com convulsão:

Gatos idosos são mais propensos a ter convulsões?

gato idoso sentado no sofá
Gatos idosos são mais propensos a ter convulsão por questão relacionadas ao envelhecimento

Sim, se comparado com felinos filhotes e adultos, gatos idosos são mais propensos a ter convulsões. E isso está diretamente ligado ao envelhecimento do pet, como explica Marcelo.

“Isso ocorre devido a uma série de razões, incluindo o aumento da incidência de condições médicas relacionadas à idade, tais como doenças cardíacas, problemas renais e distúrbios neurológicos”, disse.

E completa. “Além disso, o processo natural de envelhecimento do cérebro e do sistema nervoso pode contribuir para essa tendência”, afirmou o veterinário.

Sintomas da convulsão em gato

Para poder ajudar o seu gato com crise, é preciso conhecer os principais sintomas de convulsão em gato. Os principais sinais de um gato tendo convulsões são:

  • rigidez do corpo;
  • defecação e micção;
  • descontrole da mastigação;
  • movimento descontrolado das patas;
  • perda de consciência;
  • queda para um dos lados.
  • salivação excessiva;

Ao perceber alguns desses sintomas, se possível filme o animal ou anote os sinais do gato tendo convulsão. Eles irão ajudar o veterinário a fazer o diagnóstico correto da saúde do animal.

O que fazer durante uma convulsão em gato?

O momento da convulsão de um gato é extremamente delicado, tanto para o pet quanto para o tutor. Por isso, é essencial saber o que fazer. Para garantir a saúde do felino, você deve:

Manter a calma

Nem sempre é fácil, mas manter a calma é essencial nesse processo. Permanecer calmo ajuda a tranquilizar o pet, que pode estar assustado e confuso, sempre saber o que está de fato acontecendo.

Ofereça um ambiente seguro

É essencial oferecer um ambiente seguro para o pet. Afaste objetos pontiagudos ou que possam machucá-lo durante a crise convulsiva.

Se possível, coloque uma almofada embaixo da cabeça do animal, assim você evitará que ele tenha choques na região. Bloqueie qualquer acesso a escadas, janelas e outras rotas de fuga.

Elimine estímulos visuais e sonoros

Durante uma crise de convulsão em gatos, elimine qualquer estímulo visual ou sonoro. Desligue a TV, rádio, apague as luzes e feche todas as janelas.  

Não toque no animal

Um gato tendo convulsão acaba fazendo movimentos involuntários. Nessa hora, evite tocar no animal. Pois você e ele podem acabar se machucando, além de deixar o pet ainda mais assustado.

Registre a crise convulsiva

Registar a duração e a duração da crise de convulsão em gato é muito importante. Esses dados vão auxiliar o médico-veterinário a traçar um diagnóstico completo sobre a saúde do animal.

Procure um médico-veterinário

Assim que a convulsão em gato terminar e o pet estiver calmo, procure um médico-veterinário de confiança. O profissional poderá oferecer o suporte necessário com exames para entender o que causou a crise e indicar o tratamento correto para o seu animal de estimação.

O que não fazer durante uma convulsão em gato?

Além de saber o que fazer durante uma crise convulsiva em gatos, pois qualquer atitude errada pode acabar piorando a situação. Marcelo, alerta sobre o que você não deve fazer quando seu gato está tendo convulsão.

“Em primeiro lugar, não tente segurar ou restringir o gato durante a convulsão. Isso pode causar estresse adicional e aumentar o risco de lesões para ambas as partes. Da mesma forma, é importante não colocar os dedos ou mãos perto da boca do gato, pois há o risco de ser mordido involuntariamente”, alertou.

E continua: “Movimentos bruscos ao redor do gato também devem ser evitados.Além disso, não tente administrar medicamentos ou tratamentos durante a convulsão, a menos que especificamente instruído pelo veterinário”, contou.

Como acalmar um gato após uma convulsão?

Após a convulsão em gato, o tutor pode adotar algumas práticas que ajudam a acalmar o pet. De acordo com o médico-veterinário da Cobasi, o recomendado é.

  • evite movimentos bruscos;
  • mantenha o ruído ao mínimo;
  • faça carinhos no pet, se ele estiver receptivo;
  • permaneça próximo felino para monitorar sua recuperação;
  • ofereça água fresca e alimentos leves ao gato

Diagnóstico de convulsão em gatos

O diagnóstico de convulsão em gatos tem como objetivo entender o que desencadeou a crise. Para isso, o veterinário irá solicitar ou fazer uma série de exames. Os principais são:

  • exame de sangue e urina;
  • exames clínicos;
  • eletroencefalogramas, eletrocardiogramas, radiografias e ressonâncias magnéticas;
  • avaliar o histórico médico do animal.

Tratamento de convulsão em gatos

O tratamento de convulsão em gatos consiste em atacar a causa do problema. De maneira geral, é necessário a administração de medicamentos para tratar a doença que levou o pet a convulsionar.

Além disso, em situações em que o motivo da crise não tem cura, o profissional passará algumas orientações de manejo. Elas vão ajudar o pet a ter qualidade de vida e menos crises convulsivas.

Como prevenir convulsão em gatos

Como um gato com convulsão é consequência de outros fatores relacionados à saúde, a melhor prevenção é fazer acompanhamento médico.

Visite com frequência um médico-veterinário para identificar e tratar doenças que podem desencadear crises de convulsão. Além disso, manter a vacinação em dia e uma dieta rica e balanceada.

Agora que você já sabe o que fazer durante uma convulsão em gato, compartilhe esse conteúdo com seu amigo ou amiga. Ele pode ser essencial para tutores e felinos que estão enfrentando essa situação.

Marcelo Tacconi | médico-veterinário

| Atualizada em

Colaboração de Marcelo Tacconi | médico-veterinário

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário