Saiba como dar remédio para o seu cachorro

Compartilhar:


pessoa dando remédio para cachorro
Aprenda truques para dar remédio para cachorro

Dar remédio para cachorro nem sempre é uma tarefa fácil, mesmo para os tutores mais experientes. Por isso, nós reunimos algumas dicas para tornar esse procedimento muito mais fácil para você e seu pet. Confira!

Confira como dar remédio para cachorro

Para facilitar na hora de dar remédio para o seu cão, você pode adotar uma série de truques e preparar o ambiente para conquistar a confiança do pet. Acompanhe nossas dicas e vire especialista na hora de medicar o seu animal de estimação.

1. Conquiste a confiança do animal

A melhor maneira de conseguir medicar o seu cão é conquistar a confiança dele antes de oferecer o remédio, seja comprimido, cápsula, líquido ou spray.  Para isso, comece fazendo carinhos no pet e dê alguns petiscos. Isso vai deixá-lo menos resistente.

2. Crie um ambiente favorável

A ideia de criar um ambiente favorável para dar remédio para cachorro é evitar que o pet fique arredio, estressado e nervoso. Escolha um local espaçoso da casa, separe alguns brinquedos e distraia o cão. Assim ele estará mais calmo para receber a medicação.

3. Use rações úmidas para medicar

Algumas vezes o pet pode ter criado uma aversão aos comprimidos e não vai querer engolir a medicação. Um jeito de driblar essa resistência é misturá-la com rações úmidas. Assim, seu pet nem perceberá que está engolindo o remédio.

Como dar diferentes remédios para cachorro

medica dando remédio para cachorro
Medicação com seringas devem ser feitas por médicos-veterinários.

Os remédios para cachorro podem ser encontrados em diversos formatos, sendo os mais comuns: comprimidos, líquidos, cápsulas, pomadas e sprays. Aprenda como medicar o seu pet com cada um deles.

1. Comprimidos para cães

A maneira mais indicada de administrar comprimidos para cães é misturar o remédio na ração úmida. Um truque bastante comum é amassar os comprimidos até virarem pó e depois misturar com o sachê favorito do seu pet.

Outra opção é adicionar o comprimido inteiro à ração do animal. Nesse caso, além da ração, os petiscos também podem ajudar. Alguns, inclusive, possuem compartimentos especiais para acrescentar o comprimido e facilitar na hora de dar remédio ao seu cachorro. Comece a brincar com o pet oferecendo petiscos e, em um deles, coloque o medicamento.  Seu cão nem vai perceber.

2. Remédios líquidos para cachorro

Os medicamentos líquidos para cachorro são oferecidos por vacinação ou seringas e podem ser aplicados no dorso do pet ou no canto da boca. Porém, para evitar danos à saúde do animal, essa medicação deve ser administrada apenas por médicos-veterinários.

3. Medicamento em cápsulas para pet

A medicação em cápsula talvez seja a mais difícil de fazer o seu pet aceitar, pois ela precisa ser colocada no fundo da garganta do animal. Dependendo do remédio, é possível tirá-lo da proteção e misturar a substância na ração. Porém, só faça isso com a autorização do médico-veterinário de confiança.

4. Medicação em Spray e Pomada

Os remédios em formato de spray e pomada são opções fáceis de remédio para cachorro, mas não estão livres de serem repelidas pelo pet. A principal dica para o tutor é fazer a aplicação de maneira divertida. Brinque com o animal, faça carinho e, ao mesmo tempo, passe a medicação no corpo do animal.

E você? Usa algum truque para dar remédio para o cachorro? Compartilhe com a gente nos comentários.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário