Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Caroço em cachorro: Conheça todos os significados

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
doença de pele em cachorro

O aparecimento de caroço em cachorro é sempre um assunto que merece toda a atenção dos tutores. Pois encontrar caroços no seu pet pode significar que ele está com alguma doença. Mas, calma! Nem todos os caroços que aparecem no seu cachorro são malignos. Para ajudar você, nós preparamos um material completo. Confira!

Por que o caroço em cachorro aparece?

O aparecimento de caroço em cachorro, de uma maneira geral, pode ter dois significados. Eles podem ser apenas o acúmulo de fluidos e células na pele do animal ou tumores.

Os tumores podem ser divididos entre benignos e malignos. A principal diferença entre eles é que os malignos crescem com mais velocidade e se espalham pelo corpo do animal. Já os benignos se caracterizam por um crescimento mais lento e por se concentrarem em apenas um local no corpo do pet.

Caroço em cachorro: Tipos mais comuns

Percebeu o surgimento de um caroço na pele do seu cão e não sabe o que é? Não precisa se preocupar! O primeiro passo é levar o pet em um médico-veterinário de confiança, que poderá identificar qual tipo de caroço é, sendo os mais comuns:

Abscesso

São as famosas infecções, resultantes de mordidas ou outros tipos de machucados, concentradas em um único local e com pus. Elas causam dor e inchaço na região afetada.

Linfonodos aumentados:

Os linfonodos estão presentes em todo o corpo do cachorro, mas os que podem ser facilmente identificados pelo tutor, se localizam próximo à mandíbula, pescoço, axilas e virilhas. Além disso, alguns podem chegar a ter o tamanho de uma batata, sendo indicativo de doença nos tecidos.

Histiocitomas

Caroços benignos que surgem com mais frequência em filhotes. São pequenos, rígidos e do tamanho de um botão. Normalmente surgem nas orelhas, na cabeça ou pernas e acabam sumindo com o tempo. 

Hematomas

Quando o pet sofre algum trauma ou acidente e o sangue se acumula abaixo da pele, criando um leve nódulo.

Tumores de pele malignos

São como machucados que nunca saram por completo. Podem variar de tamanho e formato, a depender do tipo de tumor e tempo da doença.

Hiperplasia das glândulas sebáceas

São caroços benignos que surgem devido ao crescimento rápido das glândulas sebáceas que lubrificam a pele. Costumam aparecer no torço, nas patas ou na pálpebra.

Verrugas

São múltiplas lesões arredondadas que se parecem com o formato de uma “couve-flor”. Comum nos humanos, ela também pode atingir os pets. Os filhotes de cachorro ou os cachorros mais idosos são os mais suscetíveis. 

Diagnóstico e tratamento de caroço em cachorro

Filhotes de cachorro depois da castração

Assim que perceber um caroço no seu cachorro, é importante procurar um médico-veterinário para que ele possa realizar o diagnóstico e indicar o tratamento adequado. O exame, num primeiro momento, é físico. O veterinário irá apalpar o corpo do pet, além de verificar a presença de carrapatos e picadas de inseto.  

Com o diagnóstico de médico-veterinário, é hora de iniciar o tratamento do seu cachorro para deixá-lo saudável novamente. O mais comum é que o pet seja tratado com a administração de medicamentos.

Não se esqueça! Não importa se é apenas um simples caroço em cachorro ou se é um tumor. A qualquer sinal diferente na pelagem do animal procure seu médico-veterinário de confiança, pois quanto mais cedo é o diagnóstico, mais cedo é a cura.

Já encontrou caroço na barriga, cabeça, pele ou pata do seu cachorro? Conte para gente o que foi feito para que ele ficasse saudável de novo.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

22 Comentários

  1. Ana Cristina Passos Pereira disse:

    Minha cachorrinha tá com a pele vermelha e se cosa muito

  2. patricia batista disse:

    Meu cachorro apareceu um caroço na virilha só que esta inchado Ele tem a penas 3 mês de vida

  3. Tikka disse:

    Meu cachorrinho tem 2 meses e está com um caroço pequeno entre a pele encima das costas é algo sério ?

  4. Adélia disse:

    Minha cachorra Mariazinha, tem 16 anos e tem um tumor na virilha que está crescendo muito rápido. Ela não demonstra estar doente, pois, está normal. Estamos apavorados. Quando a achei ela tinha acabado de nascer e nem tinha dentes. Tivemos que dar mamadeira com leite em pó próprio para animais. Meu marido tem medo dela morrer após algum procedimento no veterinário. A nossa rottweiler faleceu após uma cirurgia. Se a Mariazinha morrer……….

  5. Talita Gimenez Moreira disse:

    Minha cachorra fez mastectomia total de um lado e está cheio de caroços na barriga tanto onde foi a cirurgia como do outro lado o veterinário mandou aguardar 15 dias por favor alguém tem algo a dizer sobre isso.

  6. Maria Beatriz Barros Sysak disse:

    Minha cachorra de 14 anos vem coçando muito o pescoço ! Comecei a dar o apoquel e agora a noite ela estava coçando muito! Aí fui passar a mão e descobri um caroço! Estou muito preocupada!

  7. Maria Beatriz Barros Sysak disse:

    Ela se alimenta bem! E fez há 3 meses atrás uma cirurgia de retirada da cadeia mamária pois estava com 2 tumores pequenos! Qdo veio o resultado da biópsia um tumor era benigno e o outro maluco!

  8. Jucileia disse:

    Minha cachorra tem 9 anos e surgiram 4 nodulos de pus, tratamos, depois saiu tipo uma caspa, estou tratando com clorexdina e agora ela parou de comer, emagreceu muito rapido, comprei uma vitamina, mas ela nao quer comer nada, nem carninha

  9. Giovanna Lourenço disse:

    Tenho um shihtzu macho de 7anos , e apareceu um caroço nele já fazem dois dias esta crescendo muito rápido, hoje meu cachorro não quis comer nada.

  10. Juliana disse:

    Minha cachorrinha tem mais de 7 anos ela apareceu com uma bola tipo uma ingua que corre na região do lado do pescoço abaixo da orelha Não sei oque pode ser

  11. Juliana disse:

    Ela tá aparentemente normal…brinca pula corre.. tudo como sempre fez mais Tô preocupada pq já faz mais de 1 semana é ainda não sumiu

  12. Sônia Maria Aguiar disse:

    Meu cachorro está com o pescoço sem pelo e em carne viva .

    • Cobasi disse:

      Olá, Sônia! Como vai?
      Recomendamos que leve o seu cachorro ao veterinário o mais rápido possível, pois esse sintoma pode ser desencadeado por uma série de motivos e o tratamento vai variar de acordo com o quadro dele, com base na avaliação que o especialista vai fazer do estado geral de saúde do pet.

  13. Jussara Gimenes de Souza disse:

    Minha cachorra tem10 anos agora apareceu uns caroços nas tetinhas ela se coça muito .o que pose ser estou muito preocupada com ela

    • Cobasi disse:

      Olá Jussara! como vai?

      Assim como citado no post, a aparição de caroço em animais de estimação pode ocorrer por diversos motivos, por isso, o primeiro passo é levar o pet em um médico-veterinário de confiança, que poderá identificar qual tipo de caroço é, e receitar o tratamento adequado.

  14. Lucineia disse:

    Minha cachorra deu cria e um filhote nasceu c um caroço próximo da orelha ele está c dez dias

  15. Waldilene disse:

    Minha poodle tem 12 anos e há mais de 02 anos apareceu os primeiros caroços e foi feito a biopsia e deu negativo para câncer.
    Só que os caroços se espalharam para todo corpo dela, os caroços eclodem e vira feridas enormes.
    Já usei vários medicamentos e não cura!
    Fiz teste de leishmaniose e resultado foi negativo tb.
    O que pode ser?

    • Cobasi disse:

      Olá Waldilene, sentimos pela situação da sua poodle. A presença de caroços e feridas persistentes exige uma investigação veterinária mais aprofundada. Mesmo com o resultado negativo para câncer e leishmaniose, outras condições podem causar esses sintomas. Recomendamos buscar a orientação de um segundo veterinário ou especialista em dermatologia para uma avaliação detalhada. Esperamos que sua poodle melhore em breve.

Deixe o seu comentário