Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Lipoma em cães: o que é e como tratar

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
veterinário investigando lipoma em cães

O nome assusta um pouco, mas o lipoma em cães não passa de uma neoplasia benigna, ou seja, um nódulo de gordura. No entanto, não é só porque não se trata de um câncer que não deve receber tratamento.

Continue a leitura e saiba tudo sobre o lipoma canino, as causas e como agir.

O que é lipoma em cães?

“Os lipomas são tumores benignos que surgem no corpo dos cães no formato de ‘bolinhas’ e nada mais são do que nódulos de gordura localizados abaixo da pele”, explica a médica veterinária Joyce Aparecida Santos Lima (CRMV/SP – 39824) da Educação Corporativa da Cobasi.

O lipoma em cães se trata de um tecido adiposo, ou seja, é gordura. Ele pode acometer cães de qualquer raça, porte e idade, mas é mais comum em animais idosos. De maneira geral, o lipoma em cães idosos fica solto sob a pele do animal e tem o formato arredondado e macio. Normalmente, seu tamanho permanece igual por anos, mas alguns podem crescer.

Quando a neoplasia benigna não é aderida, ela não oferece riscos ao pet. Mas isso não quer dizer que você não precisa levar o cachorro ao veterinário.

Lipomas infiltrados

“Geralmente, os lipomas em cachorros não representam risco ao animal, mas podem evoluir e tornar-se infiltrativos, quando passam a ter consistência mais firme, menos definida e invadir outras estruturas do corpo do animal”, acrescenta a veterinária Joyce Aparecida Santos Lima.

Os chamados lipomas infiltrativos também são células de gordura, mas atingem as camadas musculares do animal. Mais firmes e menos definidos do que aqueles que comentamos antes, essas neoplasias causam desconforto e até dor.

“O tratamento, quando necessário, é a remoção cirúrgica. É importante que o tutor leve seu animal a um médico veterinário caso note algum tipo de ‘bolinha’ abaixo da sua pele, pois apenas esse sinal não caracteriza o lipoma e diversas outras enfermidades também apresentam esse aspecto, como os tumores de mama”, alerta a especialista Joyce Lima.

Lipoma canino pode estourar?

Além de se tornar um lipoma infiltrado, existe o risco do tumor benigno estourar. O risco aumenta quando estão localizados nas patas e outros lugares em que o pet consegue lamber ou morder. O local pode ficar inchado, inflamado e repleto de pus e sangue.

Com o tamanho aumentado e muitas vezes a sensação de dor, o animal pode romper ao esbarrar em algo ou até ao se coçar. Ao estourar, o cachorro sentirá muita dor.

Por isso, é fundamental fazer o acompanhamento com um médico veterinário no momento que encontrar o lipoma na pele do seu pet. Apenas um especialista pode indicar o tratamento adequado e quais os cuidados necessários.

Qual a diferença entre lipoma em cães e lipossarcoma?

O lipoma é muitas vezes confundido com o lipossarcoma. Em ambos os casos se tratam de nódulos de gordura (lipo), no entanto enquanto um é benigno o outro é maligno.

O sufixo “sarcoma” caracteriza os cânceres e, por isso, o lipossarcoma é uma neoplasia maligna. Existem algumas diferenças entre o lipoma e o lipossarcoma, como o formato e o potencial de crescimento, mas muitas vezes elas se confundem e apenas um veterinário consegue diagnosticar por meio de exames.

Apareceu uma bolinha na pele do seu pet? Não deixe de visitar um médico veterinário!

Joyce Lima

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

14 Comentários

  1. Talita formento disse:

    Minha Buldogue francês tem uma bola nas costas e quando toca sente dor pode ser maligno

  2. joyce disse:

    tem um cachorro de rua q eu cuido e ela apareceu com 3 caroços um em cada lado do pescoço e um no pescoço o que pode ser cuidei dela em uma semana e quando deu duas semanas dps ela apareceu assim e alem q ela ta tendo sangramento nas partes dela e ta inchado o que pode ser me ajude :/

    • Cobasi disse:

      Oi, Joyce. Como vai? O aparecimento de caroço em cachorro, de uma maneira geral, pode ter dois significados. Eles podem ser apenas o acúmulo de fluidos e células na pele do animal ou tumores, com isso não deixe de levá-lo em uma visita ao médico-veterinário. Deixaremos aqui um conteúdo que pode te ajudar neste momento.

  3. davi disse:

    a minha cachorra ela ta com um caroço nas costas mas tem umas cascas oque pode ser isso?

    • Cobasi disse:

      Olá, Davi! tudo bem?
      Somente um profissional médico-veterinário pode diagnosticar o seu pet, pois esse sintoma pode acontecer por diversos motivos.

  4. Ana Flávia disse:

    Oi boa noite então apareceu uma pelota grande no pescocinho da minha cachorra e uma bola dura estou desesperada pois não tenho condição de levar ela agora no médico veterinário

    • Cobasi disse:

      Observar mudanças no comportamento e saúde do seu cachorro é importante. No entanto, o mais recomendado é procurar um veterinário. Somente um profissional pode avaliar a situação e fornecer orientações adequadas para a saúde do seu pet.

  5. Adrielly disse:

    Olá, minha cachorra tem uma bola perto do torax e no começo era bem pequena mas agora começou a crescer, ela não sente dor. Será que é um Lipoma infiltrado?

  6. Edson disse:

    Minha Shitzu tem algumas bolinha de gordura pelo corpo, uma delas estourou e precisei levar ao veterinário para fazer curativo e tomar antiflamatorio. As outras devo pedir para retirar ou não tem risco para o cão?

  7. Rafael disse:

    Meu cachorro ta com um caroço na perna que incha e desincha com o tempo, o que pode ser isso?

    • Cobasi disse:

      Rafael, entendemos que você deseja uma solução rápida para o seu pet, no entanto, é necessário ter um diagnóstico, para então, receitar medicamentos. Por esse motivo a ida ao veterinário é tão importante, além disso, somente o profissional pode receitar medicamentos.

Deixe o seu comentário