Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Lipoma em gatos é grave ou não? Saiba tudo sobre a doença

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
lipoma em gatos animal doente
Lipoma em gatos é uma doença grave que exige uma série de cuidados por parte do tutor

Os lipomas em gatos são tumores benignos que podem se desenvolver em animais de qualquer idade, raça ou porte. Apesar dessa enfermidade ser mais comum em cães.  

Para nos ajudar a explicar o que é essa doença, sintomas e tipos de tratamentos, nós convidamos Joyce Lima, médica-veterinária da Educação Corporativa da Cobasi. Confira!

O que é lipoma em gatos?

Em um primeiro momento, o nome lipoma em gatos pode até assustar os tutores. Porém, de acordo com Joyce, você não precisa se preocupar.

“Lipomas são tumores benignos que surgem no corpo dos gatos no formato de ‘bolinhas’. Eles nada mais são do que nódulos de gordura localizados abaixo da pele, que crescem lentamente e podem surgir em qualquer parte do corpo do animal”, contou.

Lipoma em gatos é um tipo de câncer?

Não, lipomas em gatos não são um tipo de câncer. Eles são nódulos de gordura que aparecem no abdômen, tórax ou patas do seu animal de estimação. 

Apesar de não oferecer tantos riscos ou criar metástase como um câncer em gato, o lipoma exige um acompanhamento por parte do tutor e do veterinário. Por isso, se você perceber uma bolinha de gordura no pet, procure um especialista. 

O que causa lipoma em gatos?

O lipoma em gatos é causado por uma inflamação ou o crescimento desordenado das células. Esse processo acaba criando uma massa de gordura, que, se não for tratada, pode causar um grande desconforto para o felino. 

Sintomas de lipomas em gato

O lipoma em gato é uma condição de saúde com sintomas muito fáceis de identificar. O principal deles é o aparecimento de massas  de gordura sob a pele do animal.

Mesmo que os linfomas felinos não causem maiores problemas, é preciso cuidados. Essas massas de gordura, podem se transformar em feridas e se tornarem porta de entrada para infecções e doenças como a miíase

Como é feito o diagnóstico de lipoma felino?

O diagnóstico de lipoma felino é feito a partir de uma biópsia. O veterinário fará uma microcirurgia para remover um pedaço do nódulo. A partir daí, ele conseguirá determinar se o seu animal de estimação tem lipoma subcutâneo ou câncer de pele em gato

Tratamento para lipoma em gatos

lipoma em gatos tratamento
O tratamento de lipoma em gatos consistem em acompanhamento médico e cirurgia

O tratamento para lipoma em gatos é bastante simples. O recomendado é fazer uma cirurgia para a remoção da gordura abaixo da pele, como explica Joyce.  

“Embora seja um benigno, o lipoma felino deve ser removido cirurgicamente por um profissional qualificado, pois há riscos de ele crescer e começar a incomodar o animal a ponto dele se ferir e atrapalhar a sua locomoção”, afirmou.

O procedimento cirúrgico é recomendado nos casos em que o nódulo esteja grande ou gere algum desconforto ao animal. Após a cirurgia, basta seguir a orientação do veterinário quanto a higiene e medicamentos necessários para recuperação.  

Entretanto, nem sempre o tratamento de lipoma em gatos é feito com cirurgias. Em casos em que os nódulos são pequenos e não afetam a rotina do pet, o controle pode ser feito com acompanhamento veterinário.  

Agora que você já sabe o que é lipoma em gatos, conte para a gente: o que você tem feito para manter a saúde do seu pet em dia? 

Joyce Lima

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

27 Comentários

  1. Amora disse:

    Que remédio posso dá pra diminuir? Tem remédio caseiro? Não tenho como levar o gato ao veterinário

  2. Marcia Salete Monteiro da Silva disse:

    Minha gata está com dois calombinhos acima dos olhos. Pode ser um lipoma?

  3. Ana Paula Palhares disse:

    Oi minha gata tá com uma bolinha entre a pele e a barriga o que pode ser?

  4. Josy disse:

    Bom dia!!
    Minha gatinha está com um caroço na bochecha, próximo ao ouvido o que pode ser?

    • Cobasi disse:

      Oi Josy, como vai? Pode ocorrer por vários motivos, como mencionado, pela médica veterinária Joyce, embora seja um benigno, o lipoma deve ser removido cirurgicamente por um profissional qualificado, pois há riscos de ele crescer e começar a incomodar o animal a ponto dele se ferir e atrapalhar a sua locomoção. Não deixe de levar em uma consulta!

  5. Valéria de Assunção Gomes disse:

    Boa tarde a gata da minha já mãe apareceu com caroço na barriga está mia muito não temos condições de pagar um veterinário ele é alasariada não dá nem para seus remédios

  6. Sindy disse:

    Olá meu gato apareceu com um caroço do nada e sei q foi do nada pois pego ele todos os dias,na parte de cima do braço do lado do peito e hoje parece que estourou mas não saiu todo o líquido só um pouco de sangue isso seria um lipoma?

  7. Mari disse:

    Oioi, minha gatinha ta com algumas bolinha no peito, São internas, ñ tem nd mt aparente, oq pode ser?

    • Cobasi disse:

      Olá, Mari! como vai?

      Para um diagnostico correto, é necessário que o pet seja avaliado por um médico-veterinário, juntamente com a realização de exames específicos solicitados pelo profissional.

  8. Talita disse:

    Olá meu gato está com uma bolinha em cima da pata, na parte superior sabe? Ele lambe muito essa bolinha quando estamos no periodo mais úmido que parece coçar. Quando estamos no calor ele até esquece que essa bolinha existe e fica com os pelos normais. O que pode ser?

  9. Tereza Ferreira disse:

    Minha gata tem 11 anos e há um ano teve um grande volume na barriga que o veterinário recomendou cirurgia para retirar e foi preciso tirar quase toda a carreira mamária daquele lado e foi feita também a esterilização. Após 6 meses verificamos uns caroços pequenos que também foram retirados, e agora 4 meses depois novamente noto mais alguns pequenos caroços. Isso muito me preocupa pois em tão pouco tempo aparecer novamente? Acho muita intervenção cirúrgica em pouco tempo. Estou muito apreensiva

  10. Letícia disse:

    Minha gata está com uma bolha em baixo na pata traseira e ela fica coçando e “batendo” a pata como se estivesse incomodando,oq pode ser?

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      Esse sintoma pode ser desencadeado por uma série de motivo e somente um profissional médico-veterinário poderá diagnosticar o seu animal de estimação, bem como receitar o tratamento adequado.

  11. finn disse:

    oi ! minha gata está com um calombo na parte de trás da cabeça, ele é duro e acho que surgiu hoje. não parece doer quando eu toco, porque ela não tenta se afastar ou impedir que eu encoste. o caroço não tem nenhum machucado ou casca. ela não parece se sentir fraca também. pode ser um lipoma? ou um tumor maligno?

    • Cobasi disse:

      Olá, Finn! Tudo bem?
      É importante que leve a sua gata ao veterinário pois somente o profissional poderá diagnosticá-la e tratá-la adequadamente.

  12. Giselly Dias Freitas disse:

    Minha gata está com vários caroços dois na virilha um na parte da perna. E outro dois na axila. Foi depois do anticoncepcional
    Me ajuda estou desesperada.
    Pois não tenho condições e não tem veterinário na minha cidade.

    • Cobasi disse:

      Oi, Giselly. É compreensível sua preocupação com sua gatinha. É importante notar que caroços em gatos podem ter diversas causas.Como não tem veterinário na sua cidade, você pode procurar orientação online de um profissional. No entanto, é crucial que sua gata seja avaliada por um profissional veterinário assim que possível.

  13. Ana Lúcia disse:

    Meu gato teve suspeita de fibrossarcoma, mas veterinária pediu pra completar 3 meses depois da vacina para fazer o citopatológico cado a bolinha não recuasse ou aumentasse. O nódulo diminuiu bastante,mas ao final do terceiro mês ainda não desapareceu. Esse tipo de câncer diminui ou só aumenta? Será que, por diminuir, seja algo menos grave? Ele continua alegre, brincalhão,come bem, faz necessidades normalmente.

    • Cobasi disse:

      Olá, Ana Lúcia! Entendemos a preocupação com seu gato. O comportamento dos fibrossarcomas pode variar, e é crucial seguir as orientações do veterinário. Caso tenha dúvidas sobre o processo, recomendamos uma nova consulta para avaliação e esclarecimento.

  14. Rosalva disse:

    Meu gato pareceu um caroço depois do ouvido será que foi briga ou alguma mordida de bicho

Deixe o seu comentário