Lipoma em gatos: o que é e como cuidar

Compartilhar:


Lipoma em gatos

Lipoma em gatos é o nome dado aos tumores que podem aparecer em felinos domésticos de todas as raças, idades e tamanhos. Esse aumento de volume pode assustar muitos tutores, mas se tratados de forma adequada por um médico veterinário, não trazem mal ao seu gatinho.

Para nos ajudar a conhecer mais sobre o lipoma felino, conversamos com a veterinária Joyce Aparecida Santos Lima (CRMV/SP – 39824) da Educação Corporativa da Cobasi. Confira!

O que é lipoma em gatos?

O nome pode assustar, mas a médica veterinária Joyce Aparecida Santos Lima explica o que são os lipomas em gatos: “Lipomas são tumores benignos que surgem no corpo dos gatos no formato de ‘bolinhas’ e nada mais são do que nódulos de gordura localizados abaixo da pele, que crescem lentamente e podem surgir em qualquer parte do corpo do animal”. Eles são mais comuns nas regiões abdominal e torácica.

Ufa! Apesar de ter o mesmo nome que os temidos cânceres, os lipomas benignos são apenas gordura. No entanto, não é por isso que não exijam acompanhamento veterinário e cuidados especializados.

Lipomas em gatos: tratamento

Não é só porque o lipoma em gatos não é um câncer que ele não deva receber acompanhamento veterinário. “Embora seja um benigno, o lipoma deve ser removido cirurgicamente por um profissional qualificado, pois há riscos de ele crescer e começar a incomodar o animal a ponto dele se ferir e atrapalhar a sua locomoção”, explica a médica veterinária Joyce Aparecida Santos Lima.

Esse é o caso de tumores benignos que aparecem nas patinhas, por exemplo. Ao saltar, caminhar ou correr, o gato pode ferir a região e precisar de uma cirurgia de emergência. Por isso, se você ver qualquer bolinha no seu pet, procure um veterinário.

O que causa lipoma em gato?

Também chamado de tumor subcutâneo, esse aumento pode ser causado por várias razões. O tumor benigno pode ser decorrente de uma inflamação ou então pelo aumento de células.

Aqueles que surgem da multiplicação de células ganham o nome de neoplasia. As neoplasias em gatos podem ser benignas ou malignas. Enquanto as benignas são os lipomas e não se espalham para outros órgãos, as malignas são os cânceres e podem sofrer metástase.

E como saber quando um tumor é apenas um lipoma em gatos ou quando é um câncer?

Lipoma em gatos: sintomas

Os lipomas em gatos são evidentes, mas não são muito fáceis de diferenciar. As bolinhas de gordura aparecem sob a pele e costumam ser bastante firmes. Elas podem surgir em diferentes tamanhos e, no caso dos tumores benignos, crescem lentamente. A superfície delas é um pouco mais regular do que os tumores malignos, mas mesmo assim são muito difíceis de distinguir.

Além disso, é mais incomum que apareçam os lipomas, já em tumores isso é comum. No entanto, não é impossível.

Para diagnosticar corretamente um lipoma em gatos, muitas vezes o médico veterinário precisa fazer uma cirurgia para remover o nódulo e realizar a biópsia. Com o estudo do material é possível afirmar que seu pet não tem nada demais.

Encontrou uma bolinha que se parece com um lipoma no seu gato? Procure um profissional capacitado. Deixe as suas perguntas nos comentários!

Joyce Lima

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Amora disse:

    Que remédio posso dá pra diminuir? Tem remédio caseiro? Não tenho como levar o gato ao veterinário

Deixe o seu comentário