Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Miíase em gatos: como cuidar e prevenir

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
miíase em gatos

Ocasionada por moscas que depositam ovos de larvas na pele do animal, a miíase em gatos pode ser extremamente dolorosa e apresentar perigos reais à saúde desses pets.

Popularmente conhecida como berne ou bicheira, essa doença se caracteriza pela ação parasitária dessas larvas se nutrindo do tecido do felino. Se não tratada adequadamente, alguns de seus sintomas mais comuns, como lesões na pele e inchaço subcutâneo, podem evoluir para cenários mais graves.

Este artigo se dedica a não apenas descrever os sintomas da miíase em gatos, mas, sobretudo, oferecer dicas de tratamento e de prevenção para o problema. Confira!

Os sintomas e perigos da miíase em gatos

É muito provável que ao relacionar a miíase em gatos com o nome popular, berne, você tenha recuperado muito do conhecimento prévio que já tinha sobre a doença.

Afinal, ela também é bastante comum nos humanos, principalmente aqueles que vivem em áreas rurais.

A familiaridade com o problema, no entanto, não deve significar um relaxamento dos tutores no que diz respeito ao cuidado com seus pets diante da miíase.

Afinal, além de extremamente dolorosa, ela apresenta perigos graves aos felinos quando não tratada de maneira adequada.

Sintomas comuns como lesões graves na pele e inchaço subcutâneo podem evoluir para abscessos, necroses, além de quadros de hemorragia e toxemia. O desenvolvimento desses cenários, inclusive, coloca em risco até mesmo a sobrevivência do animal.

Vale pontuar ainda que, junto a esses problemas mais visíveis, a miíase em gatos pode gerar outros sintomas como a perda de apetite, perda de peso e até mesmo prejudicá-los em suas mobilidades. Não é raro, por exemplo, observar um gato que passa a mancar por ter um quadro de berne na pata.

Diagnóstico e tratamento do problema

O tutor deve se manter atento ao aparecimento dos sintomas mencionados e se dispor a consultar um médico-veterinário logo que percebê-los.

Ao receber o animal em uma consulta, o especialista fará um exame clínico para avaliar o quadro. Durante esse exame, um profissional experiente será capaz de observar as características do volume subcutâneo na pele do gato. Além disso, poderá notar eventuais feridas abertas, seus odores e até mesmo observar a presença de larvas nas lesões.

Após o exame, caso conclua que se trata de um quadro de miíase em gatos, o veterinário irá iniciar a remoção das larvas da pele do felino. Para fazê-lo, ele utiliza uma pinça e se vale da ajuda de alguns sedativos, visando deixar o pet mais confortável durante o doloroso processo.

Finalizado o procedimento, os locais da lesão passarão por uma limpeza. Além disso, é possível que o especialista receite ainda remédio para miíase em gatos.

miíase em gatos

Aprendendo a prevenir o berne

Na grande maioria das doenças que acometem os pets, a prevenção é sempre a forma mais eficaz de se evitar problemas. Isso não é diferente quando o assunto é miíase em gatos.

Nesse sentido, existem práticas efetivas às quais o tutor pode recorrer para evitar que a mosca transmissora do berne chegue próxima ao seu animal.

Entre elas, destaca-se a manutenção da higiene do pet e do ambiente em que ele vive em bom estado. Além disso, a utilização de sprays e coleiras antimoscas para que eles atuem como repelentes e afastem os transmissores do pelo do gato também é uma ótima atitude.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário