Nexgard: como acabar com pulgas e carrapatos no seu cachorro

2 de março de 2021

Saúde e Cuidados
Cachorro se coçando precisa tomar nexgard

O remédio Nexgard age diretamente no combate contra pulgas e carrapatos, parasitas indesejáveis que podem trazer doenças para o seu pet. Veja as principais informações sobre este medicamento antipulga e anticarrapato.

Qual a função do Nexgard?

Nexgard é indicado para o tratamento e prevenção de infestações de pulgas e controle de carrapatos, matando os ovos antes que eles se tornem novos parasitas. Por ser altamente palatável e possuir sabor carne, é de fácil ingestão. Caso o pet não coma o comprimido, é possível o inserir no meio de uma fruta.

O ideal é ficar de olho no animal por 2 horas para garantir que o tablete foi consumido por completo. Se o pet chegar a vomitar, uma nova dose deve ser administrada.

A medicação está disponível em versões específicas de acordo com o porte do animal. Sendo elas:

É importante entender que, se existe mais de um pet em casa, todos devem ser medicados para controle completo dos parasitas. Em conjunto, faça a higienização do ambiente, visto que 95% das pulgas e carrapatos estão presentes no lugar e não na pele do cão.

Quanto tempo dura o efeito do Nexgard?

Embalagem remédio nexgard

O remédio antipulgas mostra resultado, incluindo 100% de eficácia, em 8 horas. As doses do Nexgard devem ser administradas mensalmente para manter o controle por 30 dias.

Quais os efeitos colaterais do Nexgard?

As reações relatadas com maior frequência incluem vômito, coceira na pele, tornando-a seca ou irritada, letargia, diarreia e perda de apetite.

O medicamento não tem comprovações suficientes que seja seguro para fêmeas gestantes, reprodutoras ou lactantes. É preciso cautela no uso do remédio em cães com histórico de convulsões e distúrbios neurológicos.

Aprovado para filhotes a partir de 8 semanas e com peso superior a 2 kg, não há indícios que Nexgard tenha reações quando usado em conjunto com outros remédios.

Qual o princípio ativo do Nexgard?

O ingrediente ativo do remédio é o afoxolaner, da família da isoxazolinas. Este princípio age no sistema nervoso central de insetos e ácaros, paralisando-os e causando sua morte.

Como funciona o remédio de carrapato?

Este medicamento é recomendado para cães filhotes e adultos que estão em contato direto com a rua, quintais, creches, parques, praças e interagem com outros animais. O remédio não atua como repelente, sendo assim, uma primeira pulga ou carrapato precisa picar o cachorro para que o princípio ativo seja liberado.

Nexgard garante que as pulgas e carrapatos morram antes da liberação de ovos férteis, impedindo que ocorra uma infestação.

Estas são as informações presentes na bula Nexgard, porém é imprescindível o agendamento de uma consulta com um profissional capacitado para o uso correto da medicação. Lembre-se que seu cão é uma vida e a saúde dele deve vir em primeiro lugar.

Leia mais conteúdos importantes para manter a saúde do seu pet em dia: