Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Bolha de sangue na orelha do cachorro: o que é e como tratar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro no cobertor com frio

Enquanto cuidava do seu pet, encontrou uma bolha de sangue na orelha do cachorro? O surgimento de caroços com sangue na pele do animal podem ser derivadas de uma série de problemas, dos simples aos mais graves. 

Mudanças no corpo de qualquer bichinho precisam ser observadas de perto. É responsabilidade do tutor garantir que a saúde do pet esteja em ordem, por isso ao primeiro sinal de alteração na pele do seu animal, vá a um médico veterinário de confiança.

A bolha de sangue no cachorro tem inúmeras causas e possibilidades. Assim, para te ajudar, listamos algumas das recorrências mais comuns. Mas, lembre-se que nada substitui a ida ao veterinário!

O que pode ser bolha de sangue no cachorro?

1) Abscesso em cães

O abscesso em cães são pequenas bolhas e machucados que surgem na pele do animal, devido a infecções por mordidas ou outras lesões. Quando rompidos, os caroços liberam pus e sangue, causando muita dor ao animal.

As bolhas de sangue do abscesso nada mais são do que reações do próprio corpo contra a infecção sob a pele.

Nestes casos, o cão pode apresentar sintomas clínicos, como febre e falta de apetite, mas eles variam, de acordo com o local onde as lesões surgem. Geralmente, o abscesso aparece na região genital, dentes, cabeça ou barriga.

2) Otohematoma

Se a bolha de sangue no cachorro surgiu na orelha do pet, pode ser otohematoma, também conhecido como hematoma auricular.

A doença é derivada da coceira em excesso, ou traumas anteriores. A orelha do bichinho fica inchada, com uma bolha de sangue entre a pele e a cartilagem, após algum vasinho ou veia ser rompido.

Cães com otites ou cachorros com orelhas maiores, como Cocker Spaniel, Basset Hound, Beagle, são mais predispostos a ter a doença em alguma fase da vida.

Alguns sintomas são coceira constante, inchaço, dor e vermelhidão. Portanto, se você perceber que o pet está lambendo, mordiscando ou arranhando a cabeça no chão, pode ser que ele esteja com otohematoma!

3) Hematomas

Alguns hematomas na pele do animal podem formar bolhas, por causa do sangue acumulado.

Causados por traumatismo ou pancadas, são mais fáceis de tratar, porque costumam desaparecer sozinhos. No entanto, para saber com precisão o que está acontecendo com seu animal de estimação, não dispense o auxílio de um profissional.

Diagnóstico e tratamento

Assim que notar o surgimento de alguma bolha de sangue no cachorro, vá imediatamente a uma clínica veterinária. Quanto mais rápido obtiver o diagnóstico, mais eficaz e rápido será o tratamento do animal.

Algumas doenças podem ser resolvidas com antibióticos e anti-inflamatórios, enquanto outras precisam de drenagem, homeopatia ou até mesmo cirurgia. No entando, somente um veterinário conseguirá fazer o diagnóstico correto.

Não medique seu cachorro por conta própria!

Como evitar bolha de sangue na orelha do cachorro?

A maneira mais efetiva de evitar bolhas de sangue no seu cachorro é investindo em sua saúde e qualidade de vida. 

Além de check-ups com o veterinário, mantenha seu bichinho limpo, assim com seu ambiente; o calendário de vacinação em dia e a alimentação balanceada.

Confira mais posts no blog da Cobasi e mantenha seu cachorro saudável:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

12 Comentários

  1. Cristiane disse:

    Me ajudou muito com essas informações.

  2. Miriam disse:

    Boa informação

  3. Jacy Mesquita disse:

    Realmente é uma otima informação.
    Amanhã mesmo levarei meu amigo para o Veterinário.

  4. Jorge disse:

    Fiquei muito satisfeito com a matéria

  5. José Daniel frozi disse:

    Apareceu uma bolha na orelha do meu cão o que será preciso saber ,ele come bem fizemos caminhadas está bem disposto,mas preciso resolver

  6. Edelin disse:

    Tem uma carne enorme parece verrugas na orelha da minha cachorrinha o que pode ser

    • Cobasi disse:

      Oi Edelin, como vai? Neste caso pode ser varias coisas, sugerimos uma visita ao medico-veterinário! Procure a SPet mais próxima de sua casa:)

  7. pedro disse:

    tem uma bolha na orelha do meu cachorro não parese uma bolha de sangue mais tem tipo um furinho eu to preucupado e tenho medo de perde meu amigo carlos

  8. Maria Acacio dos Santos disse:

    Muito bom seus ensinamentos.
    Irei levar meu animal ao veterinário.
    Muito obrigada!

  9. Ermelinda Santos disse:

    O meu cãozinho anda a sangrar de uma orelha… primeiro começou na orelha esquerda agora já tem também na direita.. tem as orelhas sangrando

  10. Boaz disse:

    Meu salsichinha amanheceu com uma bolha na orelha,como eu faço pra ajudar -lo, não tem veterinário por perto.

    • Cobasi disse:

      Boaz, por mais que não seja próximo a sua casa, é importante buscar a orientação de um veterinário. Eles podem fornecer conselhos remotamente ou indicar ações apropriadas.

Deixe o seu comentário