Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Osteossarcoma em cães: veterinária explica tudo sobre a doença

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
osteossarcoma em cães

Você sabe o que significa osteossarcoma em cães? Ela é uma doença séria, causada pelo surgimento de tumor maligno e neoplasia óssea no animal de estimação. Venha com a gente e descubra o que é e como tratar do osteossarcoma canino. Confira!

O que é osteossarcoma em cães?

O osteossarcoma em cães é um dos tipos de câncer ósseo canino mais agressivos. Apesar da doença afetar animais de qualquer raça ou porte, é mais comum em cachorros de porte médio, grande ou gigante, com mais de 25 quilos e acima dos cinco anos.

De acordo com a médica veterinária Joyce Aparecida Santos Lima, da Educação Corporativa da Cobasi: “os animais com esta doença inicialmente, apresentam tumores com aumento do volume da região, dor e claudicação (mancar).”

Contudo, é importante ressaltar que nem sempre os sintomas da doença são evidentes.. Sendo assim, o tutor precisa de atenção frequente aos hábitos e comportamentos do animal. Ao notar qualquer mudança, é necessário visitar o médico-veterinário de confiança.

Quais raças podem ter osteossarcoma canino?

O osteossarcoma canino é um câncer que afeta cachorros adultos e idosos, conforme explica Joyce Lima: “o osteossarcoma é um tipo de câncer que afeta os ossos e acomete com maior frequência cães de raças grandes ou gigantes, em meia-idade e idosos”. 

cachorro são bernardo no parque
Cachorros de porte grande e gigante tem maior propenção a ser acometido por osteossarcoma.

Entre as raças de cachorros que correm mais risco de desenvolver o osteossarcoma, estão:

  • São Bernardo;
  • Terra Nova;
  • Dogue Alemão;
  • Doberman;
  • Rottweiler;
  • Pastor Alemão. 

Quais são os sintomas de osteossarcoma?

O tumor ósseo em cães, que gera o osteossarcoma pode ser identificado por alguns sintomas que o animal de estimação apresenta. Sendo os mais visíveis:

  • cachorro mancando sem motivo aparente, sobretudo nas patas dianteiras;
  • febre;
  • perda de apetite;
  • choro;
  • irritabilidade;
  • edema;
  • calor na região;
  • relutância em caminhar e dificuldade em ficar em pé.

Qual o diagnóstico de osteossarcoma em cachorro?

O diagnóstico de osteossarcoma em cachorro é realizado sempre por um médico-veterinário. Joyce Lima, da Educação Corporativa da Cobasi, explica a maneira como eles são feitos: 

“O diagnóstico é feito pelo médico-veterinário, baseado no exame físico do animal, seu histórico e exames laboratoriais e de imagem solicitados”, apontou. Saiba mais sobre cada um deles.

Avaliação física do cachorro

A avaliação física é o primeiro estágio para diagnosticar o câncer de osso em cachorro. Neste momento, o especialista irá observar os movimentos do pet e coletar informações do comportamento dele com base no relato do tutor.

Exames laboratoriais no pet

osteossarcoma em cães cachorro sentado triste
Manter um cronograma de visitas regulares ao veterinário é importante para diagnosticar precocemente doenças, como a osteossarcoema.

Vencida a primeira etapa, o passo seguinte é a realização de exames laboratoriais no pet. Normalmente, são solicitados hemograma completo, citologia e, se os resultados forem inconclusivos, haverá a necessidade da realização de biópsia.

Exames de imagem para osteossarcoma

Os exames de imagem para osteossarcoma canino tem como objetivo oferecer ao médico-veterinário informações visuais sobre o estágio em que a doença se encontra.  Nesses casos, o seu pet poderá passar por ultrassom, tomografia, ressonância e avaliação radiológica para identificar a extensão da condição.

Esses exames permitem que o veterinário possa avaliar melhor os ossos e os tecidos internos da musculatura do animal de estimação. Assim, ele poderá prescrever e iniciar o tratamento mais efetivo para que o seu cão fique saudável novamente.

Fatores de risco

Os fatores de risco mais comuns são externos, como traumas anteriores e exposição à radiação. A hereditariedade também torna o animal predisposto ao osteossarcoma, embora seja menos frequente em relação às causas anteriores.

Osteossarcoma em cães: como tratar câncer ósseo em cães?

Por ser uma doença que não tem cura, o osteossarcoma em cães tem como principal tratamento a amputação do membro do pet. Dessa maneira, o médico garante que a metástase não irá se espalhar por demais órgãos. Porém, existem outras maneiras de combater a enfermidade. Acompanhe!

Tratamento cirúrgico

Essa modalidade tem como objetivo primário remover todo o tumor ósseo em cães. Para, se possível, preservar os membros afetados e a saúde global do pet. Esse modo de tratamento pode ser acompanhado por quimioterapia e radioterapia.

Quimioterapia em cães

A quimioterapia em cães é um tratamento considerado agressivo. Pois, apesar de contribuir para a melhora e aumento da expectativa de vida do pet, ela gera uma série de desconfortos como, por exemplo, diarreia, enjoos, vômitos e até mesmo algumas infecções. Ela, normalmente, é realizada após o procedimento cirúrgico.

A quimioterapia é apenas uma forma de prolongar um pouco mais o tempo de vida do animal. O procedimento oferece sobrevida de até um ano e meio, uma forma de melhorar a qualidade de vida do pet durante seus últimos dias.

Radioterapia em cachorros

A radioterapia em cachorros é uma espécie de tratamento paliativo. Ela não tem a capacidade de eliminar as metástases do organismo do animal, porém ajuda a eliminar as dores e garantir a melhor qualidade possível ao pet.

Quais as chances de cura de um osteossarcoma?

Osteossarcoma em cães

Infelizmente, mesmo com tratamento, as chances de cura de osteossarcoma em cães são mínimas. Apesar das opções de tratamento, na maioria do casos, os cães com osteossarcoma acabam vindo a óbito por conta do: 

  • tumor primário (o osso) – que causa dor incontrolável;
  • tumores secundários (as metástases) – afetam diretamente a qualidade de vida do pet;
  • disseminação da doença aos pulmões – o avanço causa perda de peso e fraqueza (caquexia).

Estima-se que apenas 15% dos cães sobrevivem à doença, com a realização do tratamento.

Quanto tempo vive um cão com osteossarcoma?

Existem alguns fatores que podem influenciar no tempo de vida do cachorro com osteossarcoma. Por exemplo, o quão agressivo é o tumor, se houve disseminação para os pulmões, qual osso foi afetado, peso e idade do cão, e muito mais. 

Foram relatados alguns tratamentos que promovem tempos de sobrevivência aos cães. Mas, são apenas médias, para as seguintes terapias: 

  • Amputação e quimioterapia – 10 a 12 meses
  • Radiação e quimioterapia – 8 a 10 meses
  • Tratamentos paliativos – 1 a 3 meses

Vale ressaltar que o resultado do osteossarcoma pode ser otimizado com o diagnóstico precoce e as terapias complementares. Essenciais para ajudar a amenizar o sofrimento do animal e até garantir melhorias na qualidade de vida, durante o tratamento.

Osteossarcoma em prevenção

A melhor forma de evitar o osteossarcoma canino é investir em uma alimentação balanceada, que ajude a fortalecer os ossos. Além disso, os tutores precisam de cuidados redobrados com cães de médio e grande porte.

Se você é tutor de um cachorro de médio, grande porte e idosos, deixe a sua casa o mais  acessível possível, para evitar fraturas e lesões.  

A prevenção continua sendo a melhor opção. Rampas e escadas, por exemplo, são ótimas alternativas para facilitar o acesso do pet aos cômodos da casa. O que facilita a locomoção, e minimiza as chances de esforço excessivo do animal. 

Tutores, o osteossarcoma em cachorro é um tumor maligno que atinge os ossos dos nossos pets. Essas informações que compartilhamos são essenciais, principalmente, porque os sinais da doença são sutis.

Então, atenção ao comportamento e sintomas do seu cachorro. Mantenha uma rotina de visitas ao veterinário para cuidar da saúde do seu amigo. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Joyce Lima | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário