Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cobasi Cuida 2023: estudo traça perfil de animais abandonados e devolvidos

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 9 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato abandonado assustado
Cães e gatos sofrem com abandono e devolução

O Cobasi Cuida, pilar social da Cobasi, realizou uma pesquisa inédita com 54 participantes, entre ONG´s e protetores independentes.  O objetivo foi traçar um perfil dos animais abandonados e devolvidos, após passarem pelo processo de adoção durante o ano de 2023. Conheça os detalhes

Animais Abandonados 2023: perfil de cães e gatos de rua 

Desde 1998, o Cobasi Cuida se dedica a atuar em prol da  causa animal. Nesse período, mais de 160 mil animais foram amparados e, muitos deles, ganharam novas famílias.

Com tantos anos de atuação na área, foi possível notar que o abandono e a devolução são os principais problemas enfrentados por cães e gatos. O que também afeta a atuação de ONGs relacionadas com o resgate e proteção animal.  

O cenário é tão grave, que todos os entrevistados afirmaram já terem participado do resgate de animais abandonados e presenciado a devolução de animais adotados. Acompanhe um resumo do nosso estudo sobre o tema, realizado em 2023.

Cães abandonados no Brasil em 2023

De acordo com a pesquisa do Cobasi Cuida, 55% dos animais abandonados resgatados em 2023 foram cães. Por sua vez, os gatos resgatados representam 45% dos casos relatados por ONGs e protetores independentes que participaram do estudo. 

gráfico com a porcentagem de cães e gatos animais abandonados

O vira-lata é a raça de cachorro mais abandonada

Entre as raças de cachorros abandonados, quem lidera essa triste estatística são os SRD, conhecidos popularmente como vira-latas. Eles apareceram em aproximadamente 33% dos casos.  

Em seguida, aparecem Pit Bull com 9,85%, Shih Tzu com 6,82% Chow Chow com 5,30%. Raças como Poodle, Yorkshire, Boxer, Lhasa Apso, Pastor Alemão, Pinscher e Rotweiller também foram citados, porém em percentuais menores.

porcentagem racas de cães e animais abandonados

Quase metade dos cães abandonados é adulta

O estudo realizado pelo Cobasi Cuida em 2023, também conseguiu traçar um perfil dos cães abandonados de acordo com a faixa etária.  

Os animais que mais sofrem com o abandono de seus tutores são os cachorros adultos, mencionados em 38,6% dos casos. O que é um percentual um pouco maior do que os filhotes, que apareceram em 34,4% dos relatos. Já os idosos, foram citados em 27% das respostas.

cachorros abandonados por idade

O abandono é perigoso em todas as idades. Os filhotes são mais vulneráveis, pois não possuem o protocolo de imunização com as vacinas completo ou muitas vezes sequer iniciado. 

Na rua, eles ficam suscetíveis a diversas doenças potencialmente mortais para os pequenos, como a cinomose e a parvovirose.

Já os idosos costumam ter o sistema imunológico mais resistente às doenças. Entretanto, exigem maior atenção e cuidado com sua fragilidade física.  Filhotes e idosos não vivem muito tempo na rua, tendo a expectativa de vida reduzida.

Os cães adultos, que representam mais da metade desses animais, são mais resistentes. Porém, são os que mais sofrem com a queda na expectativa de vida.

A rua oferece riscos de doenças, maus-tratos, atropelamento e ainda causa um impacto negativo na saúde e na qualidade de vida do animal.

De acordo com Daniela Bochi, gerente de marketing da Cobasi e Cobasi Cuida. “Os riscos do abandono são inúmeros os animais. Na rua, eles são expostos a doenças, questões de socialização, além do risco de maus-tratos e os atropelamentos, que são muito comuns”, contou. 

E acrescenta: “Tudo isso piora quando é um animal acostumado a viver dentro de casa, protegido, e de um dia para o outro está sozinho. Por isso o Dezembro Verde é tão importante, precisamos cuidar mais dessa questão”, afirmou.

Cachorro caramelo o que mais sofre com devolução

Além da idade e raça, a cor da pelagem também ajuda a diferenciar os cães abandonados em 2023. De acordo com o resultado, os cães caramelo foram citados em 24,69% das respostas. 

Bem próximo desse percentual estão os cachorros com a pelagem preta com 22,84% das menções. Na sequência estão os cães manchados com 13,58% dos casos e brancos, que representam 12,35% das respostas. 

Cachorros de pelagem marrom, ferrugem, cinza e outras também foram citados. Porém, em percentuais inferiores a 10% cada um deles.

cachorro abandonado por cor animais abandonados

Perfil dos gatos abandonados em 2023

O estudo sobre animais abandonados também coletou dados referentes a gatos abandonados em 2023. Os felinos representaram 45% dos animais de estimação resgatados pelos entrevistados. 

Gatos vira-latas são os mais abandonados

Por não possuírem muitas variações de raças no Brasil, os gatos vira-latas (SRD) com 81,1% e os siameses com 13,2%, são as principais raças vítimas de abandono no país.

Em menor percentual, gatos siameses e de outras raças também foram citados. Juntos, eles representam 5,7% dos casos. 

gatos abandonados por raça

Gatos filhotes foram os mais abandonados em 2023 

Além da raça, a faixa etária dos animais é um fator que ajuda a entender o cenário do abandono de gatos em 2023. 

Gatos filhotes foram resgatados em quase 47% das situações, seguidos pelos adultos, com 33,8% das menções. Os seniores, por sua vez, respondem por 19,4% dos casos citados.

gato abandonados por idade

Gatos pretos: as maiores vítimas de abandono 

Os gatos pretos são aqueles que mais sofrem com o preconceito. E isso também se reflete quando analisamos o perfil dos felinos abandonados de acordo com a pelagem.

Os animais de pelagem preta representam 27% dos animais abandonados e resgatados por ONG´s ou protetores independentes. 

Na sequência aparecem os pets de pelagem manchada com 24,6% das respostas da pesquisa. Completam essa estatística gatos brancos com 16%, cinzas com 14,2 e outros com 18,2% das citações.

gatos abandonados por cor

Perfil de cachorros e gatos devolvidos 2023

A grande novidade da Pesquisa Cobasi Cuida em 2023 foi o levantamento do perfil de cães e gatos devolvidos após a adoção. ,

Os números representam pets que, após passarem pelo processo de adoção, foram devolvidos por seus tutores às suas ONG ‘s de origem.

De acordo com os entrevistados, 64% dos animais devolvidos são cachorros.Os felinos foram mencionados em 36% das respostas. 

Ainda segundo o estudo, 83,3% dos entrevistados identificaram que,durante os meses de férias, há o aumento no número de devoluções de pets.

Os meses em que mais acontecem abandonos e devoluções são julho, dezembro e janeiro. O que ajuda a entender a motivação envolvida no abandono de cães e gatos.  

porcentagem cão e gato devolvidos

Os motivos para devolução dos cães

O estudo do Cobasi Cuida revela que, em 2023, o principal motivo para o abandono ou devolução do cachorro ou gato é a falta de preparo dos tutores.

No caso dos cachorros, as respostas sobre o que motiva o abandono do pet foram: “Vou me mudar e não posso levar” em 13,68% dos casos, “Minha rotina mudou e não consigo cuidar” com 9,83% das citações e “Meu outro pet não se adaptou” com 10,68% das justificativas.

gráfico com motivos para devolução de cães

 

Além das três justificativas mais citadas, completam os motivos alegados para devolução de cachorros, a seguintes respostas: 

  • “Ficou doente e não tenho como cuidar”: 5,98%;
  • “Tive filhos e não consigo cuidar”: 7,69%; 
  • “Ele não se adaptou”: 7,26%;
  • “Ele cresceu muito”: 7,69%;
  • “Vou viajar e não sei onde deixar”:6,84%;
  • “Tive filhos e o pet não se adaptou”: 3,42%;
  • “Ele late muito”: 3,42%.

O percentual das respostas citadas acima variou entre 7 e 3% cada uma delas. 

Motivos para a devolução dos gatos

Já quando a devolução do animal diz respeito aos gatos, os motivos alegados pelos tutores são: doenças, mudança de endereço e falta de adaptação a outro animal de estimação.

gráfico com motivos para devolução de gatos

Além das respostas presentes no infográfico, outras alegações para a devolução de gatos foram: 

  • “Meus familiares não aceitam mais”: 8,89%;
  • “Ele não se adaptou”: 8,33%; 
  • “Tive filhos e o pet não se adaptou”: 5,56%;
  • “Ele faz xixi e cocô pela casa”: 3,89%;
  • “Vou viajar e não sei onde deixar”: 6,67%; 
  • “Envelheceu e não tem mais tempo”: 3,89%;
  • “Não quero mais”: 5%;
  • “Tive filhos e não consigo cuidar”: 5%. 

Por isso, é muito importante considerar uma série de fatores antes de adotar um animal de estimação, conforme explica Daniel Svevo, veterinário comportamentalista, adestrador e consultor da Pet Anjo.

“A decisão de trazer um animal para dentro de casa deve considerar que ele vive cerca de 10-15 anos, em alguns casos até mais, então é um planejamento de longo prazo”, disse.

E continua, “Portanto, pensar nos custos, no ambiente e na rotina que poderemos proporcionar e aprender sobre comportamento do pet é essencial para termos sucesso nessa jornada”, concluiu.  

Abandono é crime e não deve ser a primeira opção. Existem muitos serviços e ferramentas que melhoram a rotina do pet e da família. 

Consulte o médico-veterinário do seu pet ou procure um adestrador para receber orientação e manter seu cão ou gato em segurança, saudável e feliz!

Perfil dos cães devolvidos após a adoção 

Quando analisamos os dados sobre cachorros devolvidos após a adoção, é possível traçar um perfil semelhante aos dos cães abandonados.  

De maneira geral, um cachorro abandonado é: vira-lata adulto com a cor da pelagem variando entre caramelo e preto. Conheça os dados:

gráfico cachorros devolvidos por cor
gráfico cachorros devolvidos por idade
gráfico cachorros devolvidos por raça
gráfico cachorros devolvidos por cor
gráfico cachorros devolvidos por idade
gráfico cachorros devolvidos por raça

(*)Demais raças citadas foram: Akita: 1.72%, Chow Chow: 1.72%, Fox Paulistinha: 1.72%, Poodle: 1.72%, Rottweiler: 1.72%, Shih Tzu: 1.72%,

Perfil de gatos devolvidos após a adoção

O perfil dos gatos de estimação devolvidos após a adoção é um pouco diferente, se comparado com os abandonados.

A prevalência de felinos abandonados são filhotes, enquanto entre os devolvidos, são os animais adultos.

gráfico gato devolvido por cor da pelagem
gráfico gato devolvido por idade
gráfico gato devolvido por raça
gráfico gato devolvido por cor da pelagem
gráfico gato devolvido por idade

(*) Outras cores de pelagem citadas na pesquisa: Cinza: 6.25% , Marrom: 8.59%, Ferrugem: 6.25%, Outras: 4.69%

Amostragem e método de estudo

O estudo “Animais Abandonados e Devolvidos 2023” foi realizado por meio de questionário online com 54 representantes de ONGs e protetores independentes.

Entre eles, 72,2% trabalham como voluntários em ONG, abrigo ou associação responsável pelo resgate de animais abandonados.

A pesquisa aconteceu em novembro de 2023 e foi conduzida pela equipe do Cobasi Cuida por meio de questionário online com 11 perguntas. 

Em algumas respostas, os respondentes puderam selecionar mais de uma opção para ampliar a abrangência dos dados da amostra. O total das interações foi definido em 100% para facilitar a apresentação dos resultados.

O impacto do abandono e da devolução na vida dos animais

Situações como abandono e devolução após um processo de adoção são traumáticas e podem deixar sequelas físicas e mentais em cães e gatos. Como explica Daniel:

“A devolução ou abandono de animais de estimação pode gerar impactos importantes na saúde mental e física dos pets.Cães e gatos, podem desenvolver vínculos emocionais fortes com seus tutores, e a separação abrupta pode causar estresse, ansiedade e até um estado de depressão”, disse.

Ainda de acordo com veterinário comportamentalista, o impacto de um abandono ou devolução pode causar: “Desvios de comportamento, problemas de saúde, dificuldades em confiar e formar novos laços sociais podem ocorrer em animais que passaram por essa situação”, completou. 

Quer saber mais sobre o pilar social da Cobasi? Acesse o Cobasi Cuida e descubra tudo sobre posse responsável e como ajudar ONGs que resgatam animais abandonados.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário