Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Setembro Vermelho Pet: saiba como cuidar do coração do seu amigo

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato e tutora com coração
O Setembro Vermelho conscientiza sobre a saúde do coração do pet | fonte: https://br.freepik.com

O Setembro Vermelho Pet é uma campanha que faz parte do calendário de eventos destinados a alertar os tutores sobre a importância da prevenção de doenças cardíacas em cães e gatos. Assim como nós, os pets podem sofrer de doenças cardiovasculares e precisam de um tratamento adequado. Confira!

Qual é o significado do Setembro Vermelho Pet?

O Setembro Vermelho Pet é uma campanha criada para conscientizar sobre a existência de doenças cardíacas tanto em cães quanto em gatos, assim como suas consequências. A ocasião tem o objetivo de esclarecer a importância das consultas de rotina com o médico-veterinário, a prevenção e o tratamento dessas doenças.

Conheça as principais doenças cardíacas em pets

A cardiopatia em cães e gatos não é uma doença propriamente dita, mas sim uma referência a uma série de enfermidades que afetam o coração dos pets. As mais conhecidas são:

Insuficiência cardíaca congestiva

A Insuficiência cardíaca congestiva é uma doença que impede o coração de bombear o sangue corretamente. Afetando mais cães do que gatos e tem impacto no fluxo de sangue em todas as células do corpo do animal.

Cardiomiopatia dilatada

Entre as doenças cardiovasculares em gatos e cães está a cardiomiopatia dilatada. Essa é uma doença grave que causa o aumento do tamanho do coração. Assim como as demais doenças de coração em animais, ela faz com que o coração não bombeie sangue de forma adequada, assim, acaba sobrecarregando o órgão.

Cardiomiopatia hipertrófica

A cardiomiopatia hipertrófica também afeta tanto os cachorros quanto os felinos. A sua principal característica é aumentar o volume das câmaras do coração. Com isso, o fluxo de sangue no órgão fica prejudicado, causando uma série de problemas ao animal.

Estenose aórtica

Esta doença consiste na obstrução parcial da saída do sangue do ventrículo esquerdo e pode afetar cães e gatos. Mesmo sendo considerada uma doença rara, ela é responsável por causar arritmia cardíaca no pet.

Conheça os sintomas das doenças cardiovasculares em pet

cachorro no veterinário
fonte: https://br.freepik.com

A principal maneira de aderir ao Setembro Vermelho Pet e cuidar da saúde do coração do seu pet é observar qualquer mudança de comportamento. Por isso, listamos abaixo os principais sintomas de doenças cardiovasculares em cachorros e gatos para ficar alerta:

  • fadiga;
  • indisposição;
  • falta de ar;
  • respiração acelerada;
  • tosse seca;
  • apatia;
  • falta de apetite;
  • perda de peso;
  • desmaios;
  • língua e mucosas com cor arroxeada.

Importante: Ao notar alguns desses sinais, leve o seu animal de estimação a um médico-veterinário especializado em cardiologia. Só ele poderá fazer o diagnóstico completo para detectar se existe alguma doença cardiovascular ou dirofilariose, que significa a presença de vermes no coração do pet.

Como fazer a prevenção de problemas cardíacos em cachorros e gatos?

setembro vermelho pet pata e coração
fonte: https://br.freepik.com

As causas de doenças cardiovasculares em cachorros e gatos são as mais diversas, porém algumas delas estão ligadas aos hábitos do pet e são fáceis de evitar. Além da idade, fatores como obesidade e sedentarismo são considerados as principais causas para o surgimento de problemas no coração.

Confira algumas dicas essenciais sobre como fazer a prevenção de problemas cardíacos nos animais:

Atividades físicas fazem toda diferença!

Sobre como prevenir doenças cardíacas em cachorros e gatos, uma boa ação preventiva – para garantir um envelhecimento saudável ao pet – é a prática de atividades físicas. Estimule o animal a correr e brincar pela casa e, sempre que possível, leve o cão para um passeio em parques.

Cuidados com a alimentação

Além da prática de atividades físicas, os cuidados com a alimentação são essenciais para evitar doenças cardíacas. Por isso, sempre ofereça rações de qualidade ao pet e nunca dê alimentos humanos, pois além de não terem os nutrientes necessários, contribuem para o ganho de peso.

Meu pet é cardiopata, e agora?

Além de enfatizar os problemas relacionados às doenças cardiovasculares em cachorros e gatos, assim como os modos de prevenção, o Setembro Vermelho ajuda os tutores a agirem após o diagnóstico. Afinal de contas, um animal de estimação que sofre de problemas no coração precisa de cuidados especiais.  

Para um diagnóstico completo, o médico-veterinário realiza exames como, por exemplo, radiografia do tórax, eletrocardiograma e ecocardiograma. Em alguns casos, é necessário que o animal realize ultrassom no tórax para a confirmação da doença.

O que fazer quando o cachorro e gato é cardiopata?

Após o diagnóstico confirmar que o cão ou gato sofre de algum tipo de doença cardiovascular, é necessário encontrar o tratamento adequado. Além do uso de remédio para o coração, o pet precisará tomar cuidado com a prática de atividades físicas.

Um animal cardiopata gasta muita energia para atividades simples como respirar ou caminhar pela casa. Por isso, o recomendado é fazer uma adaptação à rotina do animal de estimação, seguindo à risca as orientações do médico-veterinário.  

Outro ponto que merece atenção e mudanças é a dieta alimentar do animal. Agora o pet precisará de rações ricas em proteínas e vitaminas como taurina e carnitina, que são indicadas para manter o bom funcionamento do coração.

Evite sobrecarga ao coração do animal

Além dos cuidados com a prática de atividades físicas e a alimentação, o tutor precisa ficar atento para evitar sobrecarga ao coração do animal. Temperaturas muito altas ou muito baixas fazem com que o órgão trabalhe em um ritmo longe do ideal. Para evitar maiores problemas, o ideal é garantir o máximo de conforto para o pet.

O estresse é outro fator que faz mal para cachorros e gatos com problemas cardiovasculares, pois faz o coração do pet trabalhar em um ritmo acelerado. Para evitar esse tipo de problema, atitudes simples fazem toda a diferença. Evite deixar o pet muito tempo sozinho, fazer longas viagens ou levá-lo para lugares muito barulhentos.

Como diagnosticar doenças cardiovasculares nos pets?

Características gerais do hospital veterinário

As doenças cardiovasculares em cães e gatos podem gerar sintomas perceptíveis, como também não apresentar sinais clínicos tão expressivos. Portanto, para diagnóstico e prevenção, certifique-se de levar o seu pet para fazer visitas periódicas ao veterinário.

O profissional pode orientar para realizar os exames veterinários regulares. Por exemplo, geralmente, os animais com mais de 7 anos para raças pequenas e 5 anos para raças grandes, precisam passar por avaliações cardíacas com eletrocardiograma, ecocardiograma, aferição de pressão, entre outros.

Esses exames são fundamentais para monitorar a saúde, como também para ajudar a identificar doenças em estágio inicial e garantir a longevidade do seu bichinho. 

Além disso, em casos de raças predispostas a ter doenças cardíacas – como o cavalier, doberman e boxer – deve ser feito um ecocardiograma quando o animal completar 1 ano. Ou seja, sabendo da predisposição, o mais importante é fazer sempre o check-up para diagnosticar e acompanhar precocemente 

Agora, você já sabe da importância do Setembro Vermelho Pet para a saúde do melhor amigo. Compartilhe esse artigo com mais tutores e ajude a gente na conscientização das doenças cardíacas em cães e gatos.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário