Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Vacina V10: entenda porque ela é tão importante

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro tomando vacina

A vacina V10 é uma das mais importantes quando se trata de proteger os cachorros. Isso, porque, ela é responsável por evitar as principais doenças que podem atingir os cães domésticos e de rua. 

Essa vacina é tão importante, que deve ser uma das primeiras a ser aplicada, quando os cães ainda são filhotes. Mesmo assim, é importante que o pet receba os reforços anualmente.

Para que serve a Vacina V10?

Antes de saber para que serve a vacina V10, é interessante entender de onde ela vem. Esta vacina é conhecida como Polivalente, isso quer dizer que ela protege contra várias doenças ao mesmo tempo. 

Esse tipo de vacina vem sendo atualizado de tempos em tempos. O primeiro rastro de vacina polivalente para cachorro foi a V6, também conhecida como Sêxtupla. Alguns anos depois, passou a ser substituída pela V8, a Óctupla, que ainda pode ser encontrada no mercado. 

Cada vez que esta vacina passa por alguma atualização, ela garante a proteção de mais alguma doença, por isso, a V10 passou a substituir a vacina anterior, V8. Ou seja, o número 10 é equivalente à quantidade de antígenos vacinais de vírus e bactérias que causam as doenças. 

No entanto, embora o nome da vacina seja V10, ela protege o cachorro contra 7 tipos de doenças diferentes, por isso o reforço dela é fundamental para garantir uma proteção integral ao pet. 

A vacina V10 tem proteção sobre quais doenças?

Como dissemos anteriormente, a V10 age sobre 7 tipos de doenças principais em cachorros. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas:

  • Cinomose: Uma infecção viral que afeta o sistema nervoso do animal;
  • Parvovirose: Uma doença grave que afeta o sistema digestivo do pet, podendo levar o animal à desidratação;
  • Coronavirose: Uma doença que também causa diarréia e desidratação;
  • Hepatite Canina: Pode afetar o fígado do cachorro;
  • Adenovirose: Afeta o sistema respiratório, causando gripes e pneumonias;
  • 4 tipos de Leptospirose: Uma doença causada pela urina dos ratos que pode afetar todo o sistema imunológico do pet;
  • Parainfluenza: Que causa problemas respiratórios, como pneumonia.
cachorro sendo vacinado

As vacinas são obrigatórias?

Apesar da aplicação da vacina ser fundamental para a prevenção de doenças graves no pet, não existe nenhuma legislação que obrigue os tutores a vacinar os animais de estimação. 

O problema, é que um cachorro não vacinado fica mais propenso a pegar determinadas doenças, especialmente caso o pet entre em contato com outros cachorros ou faça passeios frequentes fora de casa. 

Outra dificuldade enfrentada por tutores de cães não vacinados é na hora de viajar com o pet.

Neste caso, em algumas companhias aéreas ou empresas de ônibus de viagem, podem exigir a carteira de vacinação do cachorro para conferir se está em dia.

Além de o animal ter problemas para frequentar espaços para outros pets, como creches, hotéis, etc. 

Ainda assim, é fundamental que as vacinas sejam aplicadas corretamente e que o animal receba os reforços anuais. Caso o cachorro fique muito tempo sem vacinar, é importante que a imunização ocorra de maneira completa novamente antes de seguir com as doses anualmente. 

Isso acontece porque ao não tomar os reforços corretamente, as vacinas passam a perder o efeito, se tornando cada vez mais fracas. Por isso, lembre-se de manter as vacinas do seu pet sempre em dia!

Quais sintomas o cachorro pode ter após tomar as vacinas?

Apesar de difícil, não é incomum que os cachorros apresentem efeitos colaterais após a aplicação das vacinas. No entanto, é mais comum que os sintomas ocorram em pets com a imunidade baixa ou que estão muito tempo sem vacinar

Mas não precisa se preocupar, os sintomas após a vacina costumam ser leves e passam em alguns dias. Demora um tempinho até que o organismo do pet entenda os componentes presentes na V10 e saiba que aquilo não é um agente estranho. 

Contudo, até que isso aconteça, é comum que o cão apresente:

  • Febre;
  • Cansaço e sonolência;
  • Distanciamento do Dono;
  • Inflamação e edema no local da vacina;
  • Sensibilidade;
  • Falta de apetite;
  • Problemas respiratórios;
  • Sede em excesso.

Embora seja assustador ver seu pet com alguns desses sintomas, lembre-se que eles são leves e logo irão embora. Contudo, caso você se sinta inseguro, é importante levá-lo ao veterinário que aplicou as vacinas

Pode ser que o veterinário recomende algum antiinflamatório, analgésico e antitérmico para os sintomas. 

Caso o pet esteja fazendo a atualização das vacinas, uma das formas de evitar que o cachorro tenha sintomas após a aplicação da vacina é realizado um hemograma antes da aplicação. Assim, o veterinário saberá o melhor momento para aplicar as doses. 

Gostou desta publicação? Leia mais sobre cuidados e saúde em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

8 Comentários

  1. albani teles disse:

    moro em itanhaem tem algum lugar que posso comprar essa vacina v10 para meu cachorro e de gatos

  2. Nadia disse:

    Obrigada pelas informações.. .

  3. Lidia disse:

    Muito úteis as explicações sobre a vacina!

  4. Carla disse:

    Meu cachorro vai tomar essa vacina, ele tem que tomar todos os anos?

    • Cobasi disse:

      Oi Carla, como vai? As vacinas V8, V10 e V12 são dadas em 3 doses para filhotes. Para manter a eficácia é fundamental dar 1 dose de reforço todo ano.

Deixe o seu comentário