Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro com olho remelando: o que pode ser?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro com olho remelando

Encontrar o cachorro com olho remelando é algo comum. Mas, quando a secreção está sempre presente, acompanhada por outros sinais clínicos, é sinal que algo não vai bem.

Nesses casos, é possível que o pet enfrente alguma infecção, inflamação ou alergia nos olhos. Por isso, é papel do tutor estar sempre atento aos hábitos do seu parceiro.

Cachorro com olho remelando é normal?

Sim! Sobretudo após uma boa noite de sono, ou uma soneca pela tarde, os cães costumam acordar com um pouquinho de remela. Bem como acontece com os seres humanos, a secreção amarela-clara ou transparente são as lágrimas secas.

Fácil de limpar, a remela costuma ser fina. No entanto, se há excesso e o tutor precisa limpar os olhos do pet mais de uma vez ao dia, significa que o cão está com algum problema de saúde.

Cachorro com olho vermelho e remelando: o que pode ser?

As duas principais causas dos olhos avermelhados e remelando em cães são:

  • Conjuntivite: causada por vírus, bactérias ou substâncias tóxicas, é um problema sério que precisa de tratamento o mais rápido possível, para evitar que o pet perca a visão. Os olhos do cão também ficam inchados.
  • Glaucoma: o problema é causado pelo excesso de líquido no interior dos olhos. O cachorro com olho remelando e vermelho com glaucoma apresenta sinais como dor, aumento do globo ocular e irritação.

Outras causas

  • Alergia: o olho dos cães é muito sensível, por isso pode ser afetado por uma série de fatores, como mudanças de clima, ar condicionado, pólen, sujeira… Como consequência, o pet fica com os olhos irritados e remelados.
  • Trauma físico: batidas e traumas podem desregular as glândulas oculares. A síndrome do olho seco é um dos problemas que acontecem em decorrência aos traumas físicos. A inflamação causa piscadas contínuas e irritação.
  • Cinomose: é uma doença viral altamente contagiosa. Em estágios mais avançados, causa secreções amareladas nos olhos e no nariz, tremores musculares, convulsões e andar de modo desorientado. Acomete cães filhotes que não terminaram de tomar vacinas.
  • Doença do carrapato: infecção causada pelo carrapato marrom pode levar o pet a óbito, quando não tratada da maneira correta. Os sintomas são febre, perda de peso e anemia. Quando o pet é acometido pelo protozoário babesiose, é comum que também apresente mucosas nos olhos, gengiva e interior das genitais.

Tratamento e cuidados

Cachorro triste deitado

Para cada problema há um tratamento específico. Por isso, ao notar o cachorro com olho remelando em excesso, vá ao veterinário imediatamente!

Ele será responsável por fazer o diagnóstico correto e, então, escolher o melhor tratamento.

Em suma, para limpar o olho remelado do cão, use soro fisiológico, porque o produto não agride os olhos, nem a pele do animal.

Também é importante aparar os pelos do rosto para evitar qualquer lesão desnecessária.

Mantenha o ambiente do pet sempre limpo e bem arejado, de modo a manter seu bem-estar.

Além disso, nunca se esqueça de manter o calendário de vacinação e vermifugação sempre em dia! Assim, seu pet sempre estará saudável.

Veja mais dicas de cuidados caninos no blog da Cobasi:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Edielma disse:

    Minha cadela esta com o olho inchado e remelando

    • Cobasi disse:

      Olá, Edielma! Tudo bem?

      Assim como citado no texto, esses sintomas podem acontecer por diversos motivos, por isso, recomendamos que leve o seu pet ao médico-veterinário para que ele seja avaliado e tratado adequadamente!

  2. Eliana Daumas disse:

    Deixaram no meu portão uma cadela a um ano veio cheia de problemas e tenho cuidado estava cheia de machucados magra cheia de verme tratei está linda grande mais os olhos não cura vermelhos e com remelas tenho que limpa todos dias com soro fisiológico e coloco uma pomada keravit que é cara não tenho muito meios tenho mais dois cachorros e dois gatos tbm deixado aqui,já me mandaram colocar fora mais não tenho coragem amo meus animais sei que não sou o melhor para eles mais dou o meu melhor já tenho idade avançada sou operada de tumor na cabeça e só eu e Deus sabemos meu esforço para tratar deles por isso peço se tem um nome de um remédio um colírio bom para minha pintada me passem por favor deste já agradeço Eliana.

    • Cobasi disse:

      Olá, Eliana! É admirável o seu esforço e amor pelos seus animais. Para questões de saúde, é sempre importante consultar um veterinário, pois ele poderá avaliar e indicar o tratamento adequado para a sua cadela, pois é necessário avaliar o histórico de saúde como um todo.

Deixe o seu comentário