Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro com olho remelando: o que pode ser? É grave?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro com olho remelando

O olho do cachorro remelando é uma condição natural e importante para a lubrificação dos olhos dos cães. Porém, a presença de secreção, quando acontece de forma mais frequente, pode sinalizar problemas de saúde.

A seguir, entenda o que pode ser cachorro com olho remelando, sinais de alerta para problemas de saúde, como tratar e muito mais. Confira!

O que é remela nos olhos?

Você já notou uma “sujeirinha” grudada no canto dos olhos do seu cachorro? Essas são as famosas remelas, também chamadas de mucoide.

De modo geral, são lágrimas que secaram. Assim como acontece com os humanos, quando estamos acordados, as piscadas ajudam a distribuir a lágrima por todo globo ocular, para lubrificar os olhos.

Mas, ao dormir, as pálpebras ficam fechadas impedindo a lubrificação. Como não piscamos neste momento, a proteção ocular é feita de outra forma, a remela.

Olho do cachorro remelando em excesso: o que pode ser?

Em excesso, cachorro com olho remelando pode significar que o pet está com algum problema de saúde. Geralmente, quando a remela é clarinha ou amarelo clarinho, não tem problemas. A preocupação é quando a secreção muda de cor ou se torna frequente.

Por exemplo, um olho de cachorro remelando secreção verde, pode significar o risco de enfermidades contagiosas, relacionados à infecção bacteriana.

A seguir, saiba mais sobre o que pode ser remela em excesso no olho do cachorro:

Conjuntivite

A conjuntivite canina é uma inflamação na região dos olhos, que pode ser causada por poluição, vírus, bactérias ou substâncias tóxicas. 

É um problema sério que precisa de tratamento o mais rápido possível para evitar agravante, como a perda da visão.

Os sintomas da doença são o cachorro com olho remelando e vermelho, que também podem ficar inchados.

Glaucoma

A doença é causada pelo excesso de líquido no interior dos olhos. O cachorro com olho remelando e vermelho pode estar com glaucoma e apresentar sinais como dor, aumento do globo ocular e irritação.

Alergia

cachorro olho remelando
A remela amarela no olho do cachorro, em grande quantidade, pode indicar alergia, inflamação ou irritação no tecido conjuntivo.

O olho dos cães é muito sensível, por isso pode ser afetado por uma série de fatores, como mudanças de clima, ar condicionado, pólen e sujeira. Como consequência, a grande chance do cachorro ficar com o olho irritado e remelando.

Trauma físico

Batidas e traumas podem desregular as glândulas oculares, causando inflamação, piscadas contínuas e irritação.

Cinomose

A remela em cachorro também pode ser um dos sintomas da cinomose, uma doença viral altamente contagiosa. Em estágios mais avançados, a doença causa secreções amareladas nos olhos e no nariz, tremores musculares, convulsões e andar de modo desorientado.

Doença do carrapato

O seu cachorro está emagrecendo e remelando os olhos? Esses são uns dos sinais para uma possível infecção causada pelo carrapato marrom. Por exemplo, quando o pet é acometido pelo protozoário babesiose, é comum que apresente febre, mucosas nos olhos, gengiva e interior das genitais.

Ceratoconjuntivite seca

Também conhecida como a síndrome do olho seco, é uma doença ocular que pode comprometer a visão do cão. A condição caracteriza-se pela na produção da lágrima, resultando no ressecamento, desconforto e inflamação da córnea e da conjuntiva.

Então, se você notou que precisou higienizar a área dos olhos mais de uma vez por dia, é necessário buscar ajuda de um veterinário.

Como limpar a remela no olho do cachorro?

Cachorro triste deitado

Sobre os cuidados para limpar o olho remelando do cão, aqui vão algumas dicas:

  • use soro fisiológico ou água limpa; 
  • com algodão, higienize a região de forma delicada;
  • com muito cuidado, evite encostar no olho do pet para não gerar irritações.

Cuidados com a saúde ocular do seu pet

Existem alguns cuidados essenciais para prevenir problemas relacionados a saúde dos olhos caninos, por exemplo:

  1. jamais use colírios ou outros produtos sem a orientação de um médico veterinário.
  2. aparar os pelos do rosto para evitar qualquer lesão desnecessária. 
  3. manter o ambiente do pet sempre limpo e bem arejado.
  4. seguir adequadamente o calendário de vacinação e vermifugação.

Assim, seu pet sempre estará saudável. Para te ajudar nos cuidados diários com seu cachorro, visite o pet shop online da Cobasi. 

cachorro com olho remelando

No setor de cães, você encontra tudo o que é essencial para fazer a limpeza e o tratamento do cachorro com remela verde nos olhos. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Edielma disse:

    Minha cadela esta com o olho inchado e remelando

    • Cobasi disse:

      Olá, Edielma! Tudo bem?

      Assim como citado no texto, esses sintomas podem acontecer por diversos motivos, por isso, recomendamos que leve o seu pet ao médico-veterinário para que ele seja avaliado e tratado adequadamente!

  2. Eliana Daumas disse:

    Deixaram no meu portão uma cadela a um ano veio cheia de problemas e tenho cuidado estava cheia de machucados magra cheia de verme tratei está linda grande mais os olhos não cura vermelhos e com remelas tenho que limpa todos dias com soro fisiológico e coloco uma pomada keravit que é cara não tenho muito meios tenho mais dois cachorros e dois gatos tbm deixado aqui,já me mandaram colocar fora mais não tenho coragem amo meus animais sei que não sou o melhor para eles mais dou o meu melhor já tenho idade avançada sou operada de tumor na cabeça e só eu e Deus sabemos meu esforço para tratar deles por isso peço se tem um nome de um remédio um colírio bom para minha pintada me passem por favor deste já agradeço Eliana.

    • Cobasi disse:

      Olá, Eliana! É admirável o seu esforço e amor pelos seus animais. Para questões de saúde, é sempre importante consultar um veterinário, pois ele poderá avaliar e indicar o tratamento adequado para a sua cadela, pois é necessário avaliar o histórico de saúde como um todo.

Deixe o seu comentário