Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro emagrecendo: o que fazer e como ajudar o pet

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro emagrecendo

Você pode achar que nunca precisará aprender a engordar seu pet pois a obesidade em cães de estimação é um problema sério e comum. No entanto, um cachorro emagrecendo pode indicar problemas. Afinal, os pets também podem estar abaixo do peso por uma ampla variedade de razões.

Mas atenção, tutor. A ida no veterinário é muito importante. Isso porque a perda de peso pode indicar doenças e dar um monte de ração pode inclusive piorar o quadro do pet. A causa da perda de peso determinará a melhor maneira de tratá-la, e existem algumas causas potenciais.

Você precisará ir a um veterinário para entender o motivo exato do seu cão estar abaixo do peso. Eles serão capazes de descartar causas médicas e dar-lhe o conselho mais apropriado para sua situação. Continue lendo para aprender mais sobre o que fazer com cachorro emagrecendo.

Exame clínico para cachorro emagrecendo

A primeira coisa a fazer se o seu cachorro está fraco e emagrecendo é pedir ao veterinário que faça um exame físico completo do seu cachorro. Ele fará uma série de testes no animal para descobrir a causa real da perda de peso. Esses exames são essenciais para iniciar um tratamento correto e efetivo.

Muitas doenças podem causar uma perda de peso e perda de apetite: a diabetes, hepatite ou um problema digestivo podem causar uma diminuição do peso. Se o seu cachorro tem uma doença, é importante diagnosticá-la o quanto antes para a tratar e melhorar. Outras causas comuns de perda de peso em cães incluem parasitas, doença ou insuficiência renal, doença cardíaca, mudanças dietéticas recentes ou alimentos para cães inadequados e de baixa qualidade, estresse ou ansiedade e até câncer.

Mudanças para fazer o cão ganhar peso

dicas para limpar o ouvido do cachorro

Se o seu cachorro não tem nenhuma doença, pode ser que seja necessário começar a fazer umas mudanças na sua alimentação e no seu modo de vida, para o ajudar a engordar.

Entretanto, é muito aconselhável fazer um diário com as suas refeições diárias, as guloseimas, o exercício físico e o peso de casa dia. Desse modo, se o peso baixar ou subir poderá vê-lo e analisar objetivamente as razões dessas mudanças, para melhorar o seu programa de aumento de peso.

Melhorar a alimentação do seu cachorro não se baseia apenas em aumentar as calorias, trata-se também de uma alimentação equilibrada e adequada para ele. Por isso, verifique a qualidade da ração, e certifique-se de que no rótulo de composição a primeira coisa da lista sejam as proteínas tipo “cordeiro”, “boi” ou “frango” em vez de começar com cereais como o milho ou o trigo. Efetivamente, a melhor comida para o seu cachorro baseia-se em carne, ovos e verduras.

Muita comida pode fazer mal

O mais importante é não oferecer muita comida ao cão. Se você der comida demais, rápido demais, eles podem sofrer de “síndrome de realimentação”, quando o corpo é repentinamente chocado por excesso de fósforo e potássio, causando paralisia cardíaca e respiratória.

Um veterinário poderá aconselhá-lo sobre a forma correta de alimentar o cão, que será com pequenas quantidades várias vezes ao dia.

Refeições fracionadas para cachorro emagrecendo

É melhor que o cachorro receba 3 ou 4 refeições diárias em vez de 2 muito grandes. Desse modo ele digere mais facilmente a comida e metaboliza melhor os nutrientes ao comer poucas quantidades, mas mais frequentes.

O ideal é que não se passe mais de seis horas entre as refeições. Quanto mais magro estiver o cachorro mais importante é que receba refeições pequenas de forma mais frequente.

Confira os materiais sobre saúde que separamos para você!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Lilian j c disse:

    OBRIGADO PELA ORIENTAÇÃO, MAIS GOSTARIA DE SABER MAIS SE POSSÍVEL,TUDO O QUE É NECESSÁRIO PARA UMA VIDA SADIA DO MEU PET,QUAL A MELHOR RAÇÃO PARA AJUDAR A GANHAR PESO,QUANTAS REFEIÇÕES DIÁRIAS,SE TEM ALGUMA VITAMINA QUE AJUDA,ETC ….

  2. Jailde Barros de Araujo disse:

    Quais os primeiros cuidados que devo ter com um pet de rua que adotei? Esta muito magrinho! 😞

  3. Lucia disse:

    Gostaria slde saber se o cachorro quando usa colar elizabetano tende a perder peso ?

    • Cobasi disse:

      Olá, Lucia. Tudo bem?
      Não tem um impacto direto no peso do cachorro. Esse tipo de colar é frequentemente utilizado para impedir que o cão alcance partes do corpo que precisam de proteção, mas não tem relação direta com a perda de peso do animal, leve-o ao veterinário.

Deixe o seu comentário