Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro ofegante: quando se preocupar?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro ofegante

Um cachorro ofegante pode expressar tanto um momento de grande alegria e excitação, quanto um sinal de alerta a ser observado por seu tutor. O que irá diferenciar os cenários é o contexto e os sinais complementares presentes na situação.

Por isso, é fundamental que o tutor entenda o que são as causas e como funciona a respiração do cachorro, para facilitar na identificação dos sintomas e saber o que fazer para ajudar o pet. Nesse artigo, preparamos tudo o que você precisa saber sobre cachorro com respiração ofegante. Saiba mais!

Por que os cães ficam ofegantes?

Você já notou o seu cachorro com respiração ofegante e coração acelerado? É sempre um susto, pois ficamos pensando que é algum tipo de dificuldade. Porém, antes de abordar o que pode ser e quais as possíveis causas, vamos precisar aprender sobre o organismo canino. 

Essa alteração na respiração do peludo tem uma explicação: diferentemente dos humanos, os cães não transpiram. E, por conta disso, seu organismo precisa buscar formas alternativas para regular a temperatura corporal. Como eles fazem isso? Eles realizam a troca de calor com o ambiente pela respiração.

Então, respiração ofegante em cachorro ou até com a língua de fora, é uma forma de refrigerar o corpo. O animal também pode apresentar outros sinais, como ficar com o coração acelerado, consequência do aumento da circulação sanguínea.

Cachorro com respiração ofegante
Um cachorro que apresente um quadro com respiração ofegante todo o tempo pode estar com problemas de saúde, procure um veterinário.

Isso explica o porquê é tão normal observar um cão ofegante correndo na praça ou simplesmente deitado em casa em um dia de calor. Porém, essa é uma explicação sobre como funciona organismo canino.

Mas, caso note que a frequência da respiração está descompassada ou que esse comportamento acontece sem que o pet tenha realizado nenhuma atividade estimulante ou que esteja muito calor, é um sinal de alerta. 

Cachorro ofegante: quais raças são mais propensas a essas condições

Um ponto a se observar são as raças que são mais propensas a ter problemas respiratórios. Por exemplo, cachorros que possuem um focinho mais achatado, conhecidos como raças braquicefálicas, são animais que podem demonstrar maior dificuldade por conta do formato anatômico do focinho.

Além disso, fazem parte da lista raças como:

  • boxer;
  • pequinês;
  • lhasa apso;
  • shih tzu;
  • pug;
  • buldogue inglês.

Cachorro ofegante: quando se preocupa com a respiração?

Se em meio a um passeio ou a um dia abafado você observar um cachorro ofegante, saiba que isso não representa mais do que uma situação cotidiana. Porém, existem algumas situações em que a respiração ofegante pode indicar um problema de saúde e demandar uma atenção imediata do tutor.

Por exemplo, em condições normais, a taxa de respiração de um cachorro é variável de 12 a 20 vezes por minuto. Mas, caso o pet apresente dificuldade para respirar, língua arroxeada e tremores, podem ser sinais de algo mais sério. Nesse cenário, as possíveis causas para cachorro com respiração ofegante, são:

Cachorro ofegante com sinais de apatia: este cenário pode indicar que o pet está sofrendo com problemas cardiovasculares.

Falta de apetite e tristeza: pode ser que o pet esteja com dor. Um exame clínico realizado pelo especialista será importante para identificar onde se localizam as dores e a sua causa.

Tosse: um cachorro respirando rápido e tossindo de maneira repetida pode indicar uma dificuldade para respirar.

Cachorro tremendo e ofegante: este sinal pode indicar uma alteração neurológica e, possivelmente, um caso de intoxicação. Nesse caso, é preciso ter atenção e procurar um veterinário com urgência.

Meu cachorro está ofegante e inquieto: essa situação pode denotar um caso de ansiedade por um problema de intoxicação ou outra questão originária do sistema nervoso. Quando esses sintomas, como cachorro com respiração curta e rápida, vêm acompanhados por dificuldade de locomoção, a situação exige a busca urgente por um especialista.

Cachorro muito ofegante e com a língua em uma coloração arroxeada: ele pode estar sofrendo com um problema de oxigenação no organismo. Essa situação também exige uma ação imediata por parte do tutor na busca por um veterinário.

O que fazer quando o cachorro está com a respiração ofegante?

cachorro com respiração curta e rápida
É comum o cachorro ficar com a respiração ofegante quando está com calor, após correr, brincar, caminhar muito ou ficar agitado.

Acima mencionamos alguns dos cenários em que a respiração sobressaltada pode exigir uma ação imediata do tutor. Então, fique atento em alguns desses sinais adicionais, como:

  • falta de ar – situação geralmente demonstrada pelo pescoço esticado e a língua para fora, na intenção de abrir as vias respiratória;
  • tosse;
  • língua roxa;
  • tremores;
  • apatia;
  • inquietação.

Ao observar um cachorro ofegante apresentando esses sintomas, a atitude mais indicada é buscar, assim que possível, um médico-veterinário que possa realizar o diagnóstico. Esses sinais são indicativos de problemas graves, por exemplo, no caso da língua roxa, é fundamental que o tutor busque um especialista imediatamente.

É preciso salientar que o diagnóstico deve ser feito por um profissional e a automedicação por parte do tutor é totalmente contraindicada. Siga as instruções do especialista e a sua indicadação para administrar medicamento em cachorro. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário