Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Verme nas fezes do cachorro: o que fazer?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
verme nas fezes do cachorro

Encontrar verme nas fezes do cachorro não é algo incomum, mas não deve ser encarado como normal. A presença de parasitas, indica uma doença em progresso que pode gerar diversos desdobramentos perigosos para o seu pet. Os parasitas intestinais podem afetar tanto cães filhotes quanto os adultos.

Separamos dicas para você saber o que fazer ao ver um coco de cachorro com verme.

Tipos de vermes de cachorro

Vermífugos são os medicamentos usados para eliminar vermes e cada um deles é indicado para um tipo de verme em cachorro. Por isso, saber diferenciar os tipos desses parasitas é importante para relatar ao veterinário, que poderá indicar o medicamentos mais adequado.

Os vermes podem ser nematoides ou cestoides. Os nematoides são vermes redondos e cilíndricos. Já os cestoides são vermes planos.

Vamos conhecer cada um deles?

Ancylostoma caninum

Os vermes chamados Ancylostoma caninum são finos e não ultrapassam os 2 centímetros de comprimento. A transmissão é via oral ou cutânea e esse verme atinge principalmente filhotes.

Ascaris

Ao contrário do anterior, esses são vermes longos que medem em média 10 centímetros. Esses nematoides se instalam no intestino e causam muita dor. Sua transmissão é feita através das larvas expelidas nas fezes do animal.

Esse verme atinge tanto filhotes, quanto adultos, mas é especialmente comum em cães com até 12 meses de vida, visto que sua transmissão pode ocorrer da mãe para os filhotes na placenta ou na amamentação.

Tricuríase

Esse é um dos parasitas que dificilmente afetam humanos, mas mesmo assim devemos ter muito cuidado com a saúde dos cães. O Tricuríse mede até 7 cm e se parece com um fio de cabelo.

Tênia

A Tênia é um do verme nas fezes do cachorro mais conhecido. Esse cestoide aparece em diversas espécies e seu comprimento pode varias de 50 até 250 centímetros de comprimento. Impressionante, não é?!

Ao avistar um verme branco nas fezes do cachorro, a chance de ser Tênia é grande. Procure um médico veterinário o quanto antes.

O que fazer ao ver verme nas fezes do cachorro?

Se você avistar um verme nas fezes do cachorro, é importante procurar um médico veterinário para que ele indique o tratamento adequado. Para ajudar o profissional no diagnóstico, fotografe as fezes de cachorro com verme. Em alguns casos, é possível que o veterinário solicite um exame de fezes.

O tratamento contra vermes é feito um medicamento chamado vermífugo. Existem remédios diferentes para cada tipo de verme e, além disso, a administração varia de acordo com o ciclo de vida do parasita. Não administrar o medicamento corretamente, pode torna-lo ineficiente e fazer com que seu pet não se livre dos vermes.

Os vermes podem ser contraído em um simples passeio na rua. Por isso, é indicado que a vermifugação seja feita de forma constante de acordo com a orientação do veterinário.

Quer saber mais sobre verminoses? Veja os posts abaixo:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

8 Comentários

  1. Elizabeth disse:

    Dei vermífugo a uns 20 dias para a minha cadela de 5 meses e agora, depois de 20 dias ela fez cocô com muitos vermes vivos. E ela dorme comigo.

    • Cobasi disse:

      Oi Elizabeth, como vai? É sempre bom consultar um profissional pra tirar dúvidas, por isso sempre trago conteúdos informativos com meus colaboradores especializados.

  2. Valter jose da cunha disse:

    Percebi nas fezes do pet umas minúsculas larvinhas, as fezes estava pastosa e com um tipo de gelatina avermelhada. Qual medicamento eu poderia administrar ? eu moro em acentamento e estou longe da cidade e não tenho condições de pagar um veterinário e os exames que com certeza ele ira pedir. Desde já o meu muito obrigado.

    • Cobasi disse:

      Olá, Valter! Tudo bem?

      Apenas um profissional pode receitar medicamentos ao seu animal de estimação, pois os médicos-veterinários são qualificados e capacitados para diagnosticar e tratar as doenças e enfermidades dos animais.

      Deixaremos aqui o link de um conteúdo completo para que você saiba onde encontrar um hospital veterinário público perto de você!

      https://blog.cobasi.com.br/hospital-veterinario-publico/

  3. Lisete disse:

    Boa tarde a todos,encontrei vermes nas fezes do meu cachorro, fui pesquisar e um verme chamado planarias,como tratar ele tem 7 anos tenho mais 2 cadelas uma de 17 anos e a outra de 4,será que elas tem também…..,o que fazer socorro……

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?

      Muitas vezes, apenas a administração de um vermífugo será o suficiente para curar seu pet, porém, caso o médico-veterinário julgue necessário, pode-se associar o uso outros medicamentos como vitaminas, portanto, converse com o profissional.

  4. Maciel disse:

    Boa noite tenho um Yorkshire e ele tem 11 anos de uma semana pra cá começou a dar muita diarreia e agora com sangue é muitos vermes brancos de 1 centimetros +ou- o que dar para ele melhorar? E tem uma pessoa aqui que tudo que come da para ele é eu desconfio que foi algo que ele comeu e fez mal porque antes era só ração e água. E agora ele não quer comer mais nada. Vou ter que levar ao veterinário. Espero resposta desde já agradeço.boa noite.

    • Cobasi disse:

      Boa noite Maciel! Lamento ouvir sobre a situação do seu pet. Diarreia com sangue e vermes brancos podem ser sinais de algo não vai. Recomendamos procurar um veterinário imediatamente para avaliação e tratamento adequado.

Deixe o seu comentário