Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Remédio humano para otite canina: é seguro para o pet?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Remédio humano para otite canina

A otite é um problema comum em cães e pode causar muito incômodo ao pet. Mas será que é seguro dar remédio humano para otite canina?

Embora os gatos também possam sofrer com a doença, a incidência é maior em cachorros. Os cães com orelhas longas e caídas ainda têm mais tendência a desenvolver a infecção.

Se você está com dúvidas se é seguro oferecer remédio humano para otite canina, o artigo do Blog da Cobasi é perfeito para você. Boa leitura!

O que é otite canina?

A otite em cachorro é uma inflamação no ouvido do animal de estimação, mais especificamente no conduto auditivo. A infecção é classificada em três tipos: externa, média e interna.

Entre elas, a otite externa é a mais comum e não costuma ser grave. Mas o tratamento inadequado pode agravar o quadro do bichinho.

Raças como Cocker Spaniel, Teckel, Basset Hound, Beagle, Dachshund, Setter Irlandês, Pastor Alemão e Golden Retriever possuem predisposição à doença. Isso porque esses animais são donos de orelhinhas maiores, o que contribui para a inflamação.

Quais as causas e os principais sintomas da otite em cachorro?

As causas da otite externa são variadas, mas entre os motivos para as infecções está a presença de bactérias, fungos e ácaros. Em outros casos, alergias e produção excessiva de cera também favorecem a inflamação.

Se você perceber que seu amiguinho de quatro patas mostra sinais do problema, não deixe de procurar um veterinário, viu? Abaixo, veja os principais sintomas apresentados pelo animalzinho.   

  • Chacoalhar a cabeça com mais frequência;
  • coçar a orelha e demonstrar incômodo constante;
  • apresentar vermelhidão ou crostas no ouvido;
  • demonstrar apatia;
  • apresentar secreções amareladas ou com pus;
  • ficar com mau cheiro na região afetada.

Pode dar remédio humano para otite canina?

Caso você esteja pensando em dar remédio humano para otite canina por conta própria, saiba que mesmo tentando ajudar você pode, pelo contrário, acabar agravando o quadro de saúde do pet com essa atitude!

Os remédios para cães são específicos especialmente por conta da dosagem. A quantidade de ativo em medicamentos humanos não costuma ser ideal para animais de estimação.

Portanto, a superdosagem do remédio humano para otite canina é perigosa e pode causar intoxicação no bichinho e piorar a condição do seu amiguinho.

Se você desconfiar que seu pet esteja sofrendo com o problema, consulte um veterinário imediatamente.

Jamais automedique o animal de estimação, pois o uso incorreto do remédio não ajuda a eliminar as bactérias mais resistentes e ainda contribui para a proliferação delas!

Sem o remédio humano para otite canina, qual é o melhor tratamento para a doença?

O tratamento depende do caso de cada cãozinho. O veterinário analisa o quadro do pet e indica o melhor tratamento de acordo com o diagnóstico do bichinho.

O especialista pode recomendar antibióticos ou antifúngicos e ainda verificar se é necessário remover o excesso de cera do ouvidinho do cachorro.

É importante ressaltar que o tutor também deve passar longe de remédio caseiro para otite canina. Lembre-se de que a audição do seu melhor amigo está em jogo e você precisa pensar na saúde do pet. Portanto, não deixe de levar o animalzinho ao veterinário!

Gostou do artigo sobre remédio humano para otite canina? Confira outros temas interessantes:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário