Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro pós-quarentena: comece a adaptação desde já

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro passeando com o dono em um parque
Mantenha uma rotina de passeios com o seu pet!

A adaptação de um cachorro pós-quarentena deve ser feita aos poucos, afinal, os pets sentiram tanto quanto nós as mudanças que aconteceram nos últimos meses. E como eles estão acostumados com a presença de pessoas em casa, o ideal é prepará-los para a ausência quando o cenário se normalizar.

As dicas de um especialista para não acabar estressando ou causando ansiedade no bichinho são fundamentais, por isso convidamos Lysandra Barbieri, veterinária do time Cobasi, para falar a respeito do tema.

Como acostumar o cachorro pós-quarentena a ficar sozinho?

Os cachorros são seres sociáveis e adoram passar seu tempo com os donos, ou seja, eles estão amando os tutores o tempo todo dentro de casa, desta forma, o cuidado é redobrado.

Uma das primeiras dicas é que todas as mudanças devem ser feitas gradativamente, “eles estavam acostumados com a nossa companhia, e por isso, devemos ter um pouco de paciência quanto ao retorno às atividades, que até então eram normais para nós, mas novidade para os pets”, comenta Lysandra.

Se ausente por algumas horas durante o dia

Outra recomendação da veterinária para um cachorro pós-quarentena é que você não deixe seu cão sozinho por várias horas seguidas de uma vez. “Se possível, faça o retorno gradativo das atividades, se ausentando por algumas horas do dia, e depois vá aumentando essas horas aos poucos, para que ele entenda e não se sinta ansioso pela situação”.

Aposte no enriquecimento ambiental para um cachorro pós-quarentena

Este é um assunto que adoramos falar por aqui, inclusive temos um post explicando como fazer enriquecimento ambiental com o seu cachorrinho.

Em relação ao tema, Lysandra cita algumas formas de entreter o bichinho, “outra dica é deixar objetos que distraiam a atenção do pet como dispensers para petiscos, comedouros interativos, mais mordedores e petiscos escondidos pela casa”.

Invista em sons durante sua ausência

Uma boa prática que vai ajudar seu cachorro pós-quarentena são os sons no ambiente, desde que nada estressante. “Dependendo da quantidade de horas em que você passa fora de casa, existem alguns canais de TV que são próprios para entretenimento animal, deixe ligado até que você volte”, explica Barbieri”.

passeio com cachorro

Crie uma rotina para o cachorro

Os cães são animais que gostam de previsibilidade, ou seja, eles querem saber o que vão fazer ao longo do dia.

Estabeleça rotinas de passeio quando você estiver em casa, antes e após o seu expediente de trabalho”, comenta a especialista. É dessa forma que você gasta a energia do bichinho, de modo que ele não ficará impaciente durante sua ausência.

Deixe uma peça de roupa na caminha dele

O seu cheiro é sinônimo de tranquilidade para o pet, por isso vale a pena deixar uma roupa na caminha dele enquanto estiver fora. A técnica é recomendada pela veterinária da Cobasi, pois é uma forma do animal se sentir seguro enquanto está sozinho.

Gostou das dicas? Por fim, considere adotar um outro au-au! A companhia de um ser da mesma espécie vai fazer bem ao seu pet, mas apenas tome uma decisão como essa se for se comprometer com dois bichinhos em casa.

No mais, se notar que o seu amigo não está bem, considere uma consulta no veterinário para entender como você pode ajudá-lo nesta readaptação do cachorro pós-quarentena.

Então, quer ler mais sobre pets? Vem com a gente! Olha os conteúdos que selecionamos para você:

Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário