Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como os cachorro enxergam? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como os cachorros enxergam

Uma das principais curiosidades sobre o mundo animal é saber como funciona a visão de cada bicho. Este é um tema no mínimo intrigante, por exemplo, será que eles enxergam no escuro ou quais as cores que conseguem ver? Entre mitos e verdades, vamos responder essas e outras perguntas sobre como os cachorros enxergam. Confira! 

Como funciona a visão canina: tudo sobre a visão dos pets

Você já deve ter olhado para o seu pet e pensou: como os cachorros enxergam o mundo? Por exemplo, por muito tempo acreditava-se que os cães só conseguiam enxergar em preto e branco, sendo incapazes de distinguir as cores.

Antes de desmistificar mais alguns mitos, precisamos explicar um pouco sobre a visão canina. A estrutura ocular dos cães apresenta dois tipos de células: cones e bastonetes.

Cones

Assim como muitos mamíferos, os cães são dicromáticos. Em outras palavras, são animais que apresentam em sua retina estruturas chamadas cones, ou seja, são capazes de reconhecer os comprimentos de luz relacionados às cores azul e amarela.

Sendo assim, os cães conseguem enxergar potencialmente as combinações de azul e amarelo. Por exemplo: amarelo claro e escuro, amarelo acinzentado, azul claro e azul escuro. Interessante como os cachorros enxergam as cores, não é mesmo?

Bastonete

Já a outra célula existente na retina é o bastonete. Esta estrutura é responsável pela capacidade do animal perceber o brilho e intensidade. 

Vale sempre ressaltar que os cães enxergam o mundo bem diferente dos humanos. Os pets, além da visão, contam também com o olfato e a audição para perceber tudo o que está acontecendo ao seu redor.

Como os cachorros enxergam: mitos e verdades

Visão do cachorro
Devido a formação ocular, os cachorros tem dificuldades em assimilar tons de verde e vermelho.

Agora para compreender ainda mais como os cães enxergam, separamos as dúvidas mais comuns sobre o tema. Você já deve estar muito curioso para saber se é verdade ou não que eles enxergam melhor no escuro, não é mesmo? Vamos lá!

Qual é a cor da visão do cachorro?

Ainda existem muitas dúvidas que englobam a visão canina, embora ainda haja muito a ser estudado, há algumas certezas. Por exemplo, será que é verdade que os cães enxergam preto e branco? Não, isso é um mito!

Como mencionamos acima, a estrutura ocular canina apresenta em suas retinas dois cones, que são capazes de reconhecer os comprimentos de luz relacionados às cores azul e amarela.

Fazendo um pequeno comparativo, os cães enxergam bem menos cores que os humanos. Isso porque nós temos três tipos de cones na retina, que reconhecem as cores azul, verde e vermelho. Além disso, conseguimos enxergar diversas combinações destas três tonalidades, incluindo roxo, marrom, bege, entre outras.

Além disso, como as cores são uma combinação, os cachorros precisam usar o cinza para complementar, por isso eles não conseguem ver as cores de forma tão viva quanto nós.

Cachorro enxerga no escuro?

É verdade, os cães são capazes de captar melhor a luz, o que ajuda em locais com baixa luminosidade, onde eles conseguem ver melhor que nós. A explicação está sobre como o cachorro enxerga no escuro está relacionada às questões genéticas e ancestrais.

Cachorro pode ver no escuro graças à genética

O sistema ocular canino é constituído por células bastonetes que, como mencionamos, têm a função de absorver a luminosidade. Portanto, os cães são mais propensos a ter uma visão noturna e uma maior capacidade do globo ocular em identificar a presença de luz.  Então, apenas com um ¼ de luz no ambiente, já é suficiente para o animal se locomover em segurança.

Cachorro pode ver no escuro graças à herança ancestral

Os cachorros são descendentes dos lobos – grandes caçadores noturnos – conhecidos por caçar suas presas à noite. Sendo assim, como a estrutura ocular canina é adaptada para o comportamento de caça, eles desenvolveram a visão noturna, para facilitar na busca dos movimentos das suas presas.

Portanto, os cães têm a visão noturna bastante desenvolvida e conseguem enxergar bem em locais com baixa luminosidade.

Os cachorros enxergam melhor em movimento

como é a visão de um cachorro
Os olhos dos cachorros são sensíveis ao movimento, o que os torna ideias para identificar presas ou até brinquedos em movimento.

Verdade! Também herança dos seus ancestrais, os cães têm a habilidade de enxergar objetos, pessoas ou animais em movimento em até 600 metros de distância. Como a visão dos cães é sensível a movimentações, eles são capazes de identificar presas ou brinquedos em movimento.

Como é a visão dos cachorros de perto?

Em contrapartida, sobre como os cães enxergam perto, eles podem apresentar algumas limitações. Na verdade, são animais considerados míopes já que não conseguem enxergar com nitidez objetos que estão a seis metros de distância.

O cachorro tem visão periférica?

Sim, a visão periférica dos cães permite que visualizem até 240° ao seu redor. Assim, os cachorros são capazes de captar ângulos que estejam fora do seu foco principal.

Uma curiosidade interessante é que a visão periférica dos cães pode variar de acordo com cada raça. Isso porque alguns cachorros têm o focinho chato – conhecidos como braquicefálicos – com os olhos voltados para frente, o que minimiza a amplitude ocular. Já os pets com focinho comprido, tem uma visão mais lateralizada.

Doenças de visão comum nos cães

Algumas raças de cachorro podem apresentar mais problemas de visão do que outras, no entanto, assim como nós, os cachorros podem ser míopes, ter glaucoma e até conjuntivite

Alguns sintomas como a mudança de cor nos olhos, excesso de secreção, dificuldade de desviar dos objetos, podem ser sinais de que a visão do cachorro não está muito boa. Fique atento e ao notar esses problemas, leve o pet ao veterinário. 

como cachorro enxerga

Tirou suas dúvidas sobre como é a visão de um cachorro? Aqui, na Cobasi, você encontra tudo o que é essencial para o seu animal de estimação: rações, petiscos, medicamentos para os olhos, brinquedos, informação e muito mais. Não deixe de acessar o setor exclusivo para cães no nosso pet shop online. Até a próxima! 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário