Descubra como os cachorros enxergam

24 de março de 2021

Cachorros, Saúde e Cuidados
Como os cachorros enxergam

Com certeza você já se perguntou como os cachorros enxergam, se eles conseguem ver as cores, se têm a visão semelhante a nossa… Nós sabemos que os cães têm o faro bem apurado, mas e quanto a visão?

Na realidade, a visão dos cachorros é um sentido muito importante para eles, no entanto, não é o sentido principal. Até por isso, é comum que os cães consigam viver bem mesmo com algum problema de visão.

Mas isso não quer dizer que esses animais enxerguem mal. Continue a leitura e saiba mais sobre como os cachoros enxergam.

Como os cachorros enxergam?

No geral, os animais possuem duas células de visão, que são os cones e os bastonetes. Os cones são os que fazem eles verem as cores, já os bastonetes identificam a luminosidade. A visão é a junção dessas duas células!

Até aí, a forma como os cachorros enxergam é semelhante à visão humana. Agora começam as difereças!

Mas antes de explicar como os cães enxergam, vamos entender a visão dos gatos? Os felinos enxergam muito melhor durante a noite. Isso ocorre porque eles possuem mais bastonetes do que cones, ou seja, identificam melhor a luminosidade do que as cores.

Com os cachorros ocorre algo parecido. Eles também possuem mais bastonetes do que cones.

Esse, inclusive, é o motivo pelo qual é comum escutarmos que os cães só enxergam preto, branco e cinza. Por possuírem menos cones, os cachorros não enxergam a mesma variedade de cores que nós.

Os cachorros enxergam colorido?

Visão do cachorro

Sim! No entanto, eles não enxergam tantas cores como a gente devido a essa quantidade de cones reduzidos nos seus olhos. Ou seja, eles não conseguem distinguir todas as cores com a mesma facilidade que nós.

Nós conseguimos identificar as cores primárias, vermelho, verde e azul. Além disso, conseguimos gerar uma combinação entre elas gerando outros tons. Como os cachorros enxergam apenas dois tons, vermelho e azul, eles não conseguem formar as outras combinações.

Além disso, como as cores são uma combinação, os cachorros precisam usar o cinza para complementar, por isso eles não conseguem ver as cores de forma tão viva quanto nós. Interessante, não é?! 

É verdade que os cachorro enxergam melhor durante a noite?

Os cachorros possuem mais bastonetes do que nós humanos, por isso eles conseguem captar melhor a luz e no escuro eles enxergam melhor. Isso é devido a sua ancestralidade.

Os lobos são grandes caçadores noturnos e, por isso, possuem a visão mais desenvolvida para este momento do dia, ou no caso, da noite. Contudo, se estiver muito escuro, os cães não consegue enxergar, afinal, eles precisam capturar pelo menos um feixe de luz. 

Doenças oculares comuns nos cachorros

Algumas raças de cachorro podem apresentar mais problemas de visão do que outras. Assim como nós, os cachorros podem ser míopes, ter glaucoma e até conjuntivite. 

Alguns sintomas como a mudança de cor nos olhos, excesso de secreção, dificuldade de desviar dos objetos, podem ser sinais de que a visão do cachorro não está muito boa. Fique atento e ao notar esses problemas leve o pet ao veterinário para acompanhamento.

Gostou do conteúdo? Veja mais dicas sobre saúde no nosso blog: