Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Miosite canina: o que é e como tratar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Miosite em cachorro: o que é e como tratar

A miosite canina é uma doença que pode atingir diversos músculos no corpo de um cão. Esse problema pode acontecer a partir de uma infecção, de um trauma, como um acidente, por exemplo, ou a partir de um processo inflamatório.

No caso dos processos inflamatórios, eles geralmente estão associados a uma doença autoimune. Ou seja, casos em que o próprio organismo do cão entende os músculos como inimigos e passa a atacá-los.

Um dos tipos mais comuns de miosite canina provocada por processos inflamatórios é a miosite dos músculos mastigadores. Vamos falar mais sobre o assunto neste artigo.

Tipos de miosite em cachorro

Tipos de miosite em cachorro

A miosite canina, que atinge os músculos mastigatórios, pode acometer animais de todas as raças e idades. No entanto, costuma ser mais comum em animais de grande porte. A doença pode ser do tipo aguda ou crônica.

Quando ocorre a miosite canina aguda, o animal sente uma dor tão intensa nos músculos responsáveis por fazer a mastigação que pode não conseguir abrir a boca.

Esses músculos podem apresentar um inchaço bem significativo, e os olhos do cão podem ser projetados para fora da órbita. Em alguns casos, o cão pode ficar cego por conta dos dados aos nervos ópticos, além de ter febre e outros sintomas.

Quando a miosite em cachorro é do tipo crônica, o cão já está com os músculos da mastigação atrofiados, e os olhos ficam bem afundados em suas cavidades.

Prevenção e tratamento da miosite em cachorro

Infelizmente, não existem formas conhecidas de prevenir a miosite canina. Portanto, o melhor a fazer pelo bem estar e garantia da qualidade de vida do cachorro é um diagnóstico precoce, que irá permitir a determinação de um tratamento adequado.

O tratamento mais frequente para miosite em cachorro inclui o uso de corticoides, que pode ser necessário a médio ou longo prazo, de acordo com a evolução do quadro de cada cachorro. 

Alguns animais precisam de medicação por toda a vida. Por isso, além do diagnóstico precoce, é fundamental manter um acompanhamento regular e detalhado com um médico veterinário, pois só assim será possível avaliar as condições gerais de saúde do animal e o que ele precisa.

Como fica a alimentação em caso de miosite em cachorro

Como fica a alimentação em caso de miosite em cachorro

No entanto, em casos que há miosite dos músculos mastigatórios, é comum que sejam recomendados alimentos líquidos e pastosos. O objetivo destas opções é preservar a hidratação e a ingestão calórica por parte dos cães.

Em alguns casos, pode ser que o médico veterinário opte por adotar uma sonda nasogástrica ou esofágica para facilitar a alimentação desse paciente com miosite canina.

Como dissemos, um diagnóstico precoce é a melhor maneira de combater a miosite em cachorro. Portanto, a avaliação do médico veterinário, em conjunto com alguns exames são capazes de dar o quadro geral da saúde do cachorro.

Após a consulta, ele pode indicar o melhor caminho a ser percorrido para a recuperação do pet. Ou, nos casos em que isso não for completamente possível, para garantir sua qualidade de vida e dignidade, como deve ser.

Continue sua leitura com esses artigos selecionados especialmente para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

8 Comentários

  1. LENIR DOS SANTOS LIMA disse:

    obgda, o conteudo
    ajudou bastante no meu trabalho

  2. Maurício Fernandes. disse:

    Temho um cachorro ele tem muita queda de pelo
    Ele e um puld. Com labrado .o quer faco

  3. Mis_rc@hotmail.com disse:

    Sem contar que pode dar de um lado da face do cachorro e depois melhorar e dar do outro lado o tratamento e com corticoides e remédio para dor

  4. Laurizete Maciel Costa disse:

    Olá!
    Minha cachorrinha não tá conseguindo comer
    Ela está com um corrimento marrom e parece sentir dor.
    Não tenho condições de levá-la ao veterinário. Tem algum remédio que eu possa dar a ela pra amenizar a dor, até eu poder levá-la ao veterinário?
    Por favor 😞

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?

      É importante que saiba que o médico-veterinário é o único profissional habilitado a indicar medicamentos aos animais de estimação devido ao seu conhecimento especializado em fisiologia, anatomia e farmacologia animal, garantindo um tratamento seguro e eficaz, levando em consideração as necessidades específicas de cada espécie.

      Deixaremos aqui um post completo para que você saiba como encontrar um hospital veterinário público perto de você.
      https://blog.cobasi.com.br/hospital-veterinario-publico/

  5. Evaneide Pacheco disse:

    Meu cachorro está com um lado do crânio afundando já levei ao veterinário que pediu um RX BI lateral que não detectou grande coisa e sim só uma otite no ouvido receitaram um antibiótico e um antflamatorio que também não resolveu ele não consegue mastigar direito será uma miosite ? não sei mais o que fazer estou muito chateada por favor me ajudem muito obrigada

    • Cobasi disse:

      Se o seu cachorro está enfrentando problemas de mastigação e desconforto no crânio, é fundamental buscar a opinião de um veterinário. Eles podem realizar exames mais aprofundados para diagnosticar a causa do problema e recomendar o tratamento adequado.

Deixe o seu comentário