Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato pode comer batata-doce? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

A busca por alimentos saudáveis e nutritivos para gatos tem aumentado significativamente entre os tutores, que buscam soluções naturais para a rotina alimentar dos seus animais de estimação. Nessa procura, é comum surgir dúvidas sobre o que pode e o que não pode. Nesse cenário, será que gato pode comer batata-doce?

A seguir, saiba tudo sobre oferecer esse alimento antes de inseri-lo na dieta do seu pet. Será que pode trazer vários benefícios para os gatos? Quantidade indicada e muito mais. Confira!  

Pode dar batata-doce para o gato?

gato peludo sentado

De modo geral, gatos podem comer batata-doce, se oferecido de maneira controlada e com alguns cuidados. Mas, vale ressaltar que o alimento não oferece nenhum tipo de benefício nutricional ao felino. 

Quais os benefícios da batata-doce para o gato?

A batata-doce não está na lista de alimentos favoritos dos felinos. Geralmente, por não ser atrativo para o paladar e olfato, os gatos não demonstram interesse por batata-doce.

Além disso, apesar de ser uma ótima fonte de carboidrato, antioxidantes e vitaminas A e C, não existem grandes vantagens na adição do alimento na dieta do seu animal de estimação. 

Como dar batata-doce para gatos?

Como cada gato tem seus próprios gostos e costumes, pode acontecer do seu pet ter interesse em batata-doce. Caso aconteça, você pode oferecer pequenos pedaços, como se fosse um petisco. Inclusive, é como deve ser tratado, como um petisco.

Isso porque a quantidade da batata-doce para gatos não pode ser superior a 10% das calorias que o animal ingere por dia. Portanto, uma pequena porção já é suficiente. Antes de oferecer o alimento ao seu amigo, consulte um veterinário para definir qual a quantidade indicada. Esse cuidado tem uma explicação!

Como preparar a batata-doce para gatos

É necessário ter muito cuidado ao dar batata-doce para gatos. Se consumido em excesso ou de forma inadequada, o alimento pode causar problemas à saúde do pet. 

Deixe-me explicar: a batata-doce, por exemplo, não pode ser oferecida crua. O alimento precisa ser descascado e cozinhado – sem sal, gorduras, óleos, entre outras especiarias – para ser oferecido.

Gato pode comer batata-doce: cuidado com o excesso

Um ponto importante é que os felinos não conseguem fazer adequadamente a digestão da batata-doce. Isso acontece porque o alimento é rico em carboidrato complexo, que a longo prazo, pode causar problemas digestivos, como vômitos e diarreia.

Além disso, mesmo que a batata-doce apresente índice glicêmico baixo, oferecer o alimento em excesso pode causar problemas, como:

  • aumentar os níveis de açúcar no sangue;
  • acarretar ganho de peso;
  • alterar o metabolismo natural do felino;
  • causar doenças a longo prazo;

Petiscos para gatos: saborosos e nutritivos

Em resumo, caso o seu pet não apresente muito interesse, esse alimento não precisa ser adicionado na rotina de alimentação dos felinos, até porque não traz grandes benefícios nutricionais. 

Existem outros petiscos para gatos que entregam muito mais, no sentido de atender ao paladar exigente dos felinos, como também têm os nutrientes que são tão essenciais para a saúde dos pets. 

Na Cobasi, você encontra uma ampla variedade de petiscos para gatos de todas as idades, raças e necessidades nutricionais. Faça uma visita no nosso pet shop online para comprar bifinhos, snacks, biscoitos e outros alimentos que fazem muito bem para saúde dos felinos. 

Ficou com alguma dúvida sobre a alimentação dos gatos? Deixe um comentário. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Mariah disse:

    Seus livros são muito bons e eu vou começar a ler isso todo dia eu não tenho gato mais um dia vou ter

  2. Celia disse:

    Adotei um gato paraplégico. Aceito dicas sobre cuidados destes peta especiais..

Deixe o seu comentário