Gato pode comer inhame? Descubra tudo sobre a alimentação dos felinos

Compartilhar:


gato pode comer inhame
gato pode comer inhame

A refeição é um dos momentos mais importantes para os gatos. Só de ouvir o barulho do saco de ração ou sentir o cheiro de um petisco, eles já ficam eufóricos e saem correndo para comer. E o tutor quer sempre ver seu pet feliz, não é? Por isso, pode acabar se perguntando se o gato pode comer inhame. 

É comum o tutor se questionar sobre quais são as comidas destinadas aos humanos que os gatos podem consumir. Apesar de algumas exceções, a maioria dos alimentos podem ser divididos com o pet.

Contudo, os médicos veterinários reforçam que é importante que você alimente seu pet com produtos destinados a eles. Para tirar a dúvida se o gato pode comer inhame e outros legumes, fizemos este artigo. Siga com a gente!

Gato pode comer inhame?

É importante mencionar que o inhame é um alimento super nutritivo, pois é rico em fibras e com baixa concentração de lipídios. Além disso, ele ajuda a prevenir osteoporoses. Esse alimento também é repleto de vitaminas como A, B e C, cálcio, potássio, ferro e fósforo. 

Mas para oferecer esse legume ao gato, é importante estar atento ao preparo. É preciso descascar e limpar muito bem o inhame para retirar o ácido oxálico que fica na casca e pode provocar lesões renais nos gatos.

Respondendo à pergunta, sim, o gato pode comer inhame! Mas é importante ter cautela ao oferecer esse alimento ao animal, além de oferecê-lo apenas em algumas ocasiões, já que essa não pode ser a base alimentar do pet. 

gato pode comer inhame

Quais outros alimentos gatos podem comer?

Além de fornecer as rações indicadas para seu pet, você pode fornecer carnes bovinas e brancas, como frango, peru e peixe. Isso porque esses animais são carnívoros e precisam de nutrientes que são encontrados somente em fontes animais. Outros alimentos importantes para garantir energia aos felinos são os grãos. Contudo, eles não podem ser oferecidos em uma quantidade muito grande, por causa dos carboidratos que podem prejudicar a saúde do seu pet.

Os felinos também adoram são as frutas. Porém, elas são ricas em açúcares. Por isso, os felinos só podem ingerir esses alimentos com moderação. Por exemplo, o verão é uma ótima época do ano para oferecer algumas frutas esporadicamente, como o melão ou a melancia, que ajudam na hidratação dos pets. Outras frutas que você pode oferecer para os gatos são:

  • morango;
  • maçã; 
  • pera;
  • pêssego.

Alguns legumes também são muito bem-vindos para complementar a alimentação do seu pet. A cenoura é um deles. Além de saboroso, esse alimento é rico em vitamina A, que faz muito bem para os olhos dos felinos. A abobrinha também é uma boa opção para a dieta dos pets. Isso porque ela é rica em água, fósforo, ferro e cálcio. Esses nutrientes ajudam o animal a manter a saúde das articulações, da musculatura e dos ossos.

Contudo, antes de oferecer alimentos para seu pet, é fundamental que você consulte o médico veterinário de sua confiança. Ele poderá te orientar sobre as quantidades adequadas e como oferecer cada tipo de alimento para o seu gato. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário